Vejam como são as coisas. As crianças superdotadas são crianças. Mas, possuem algumas características bem curiosas e peculiares que lhe são inerentes e que as diferem das demais crianças.
Que criança iria numa montanha russa e sairia de lá, pensando na história do tema da montanha russa, a ponto de sair do parque, chegar em casa e procurar a história deste tema (no caso do meu filho, era sobre o Evereste e o Homem das Neves), na Wikipidia ou no Google ???
Que criança, ao sentir um dente mole, iria contar para a sua mãe, que o dente estava mole, de manhã a 90º, de tarde em 120º e de noite a 360º ???
Que criança, ao ouvir a mãe contar uma história curta, sobre mitologia, iria se aprofundar no tema dela, para dar uma aula sobre os personagens deste mito ???
As crianças superdotas, é claro ! ..rs..
Estes são alguns relatos que ouvi, nestes dias, da comunidade do Orkut, denominada "Pais de Superdotados", do qual sou moderadora e que achei, além de engraçados, curiosos.
Porque estas crianças não podem, simplesmente, agir como as demais crianças, como por exemplo, ao ouvirem de sua mãe, que o dente mole, e que, se mexer muito e puxar vai cair, eles ou optariam entre mexer no dente, para que ele caía logo, ou não mexer, com medo de que caía ???
E, em relação ao menino, que gostou da historinha que lhe foi contada ? Legal ! Porque ele, simplesmente, não pede prá mãe dele contá-la de novo, como qualquer outra criança faria ? Porque : 1) Nem precisa que lhe seja contada de novo. Ele poderá lhe recontar a história com riqueza de detalhes e 2) acrescentará ao reconto dados sobre a sua pesquisa para discorrer sobre a vida dos personagens principais...
A criança gostou da montanha russa ? Porque, eles simplesmente, não podem achar legal, que se divertiram e pedir para ir de novo, como qualquer outra criança faria ? Porque, ao invés disto, eles precisam ir a fundo naquilo que gostam ou se envolvem.
Porque se tratam de crianças superdotadas.
Renzulli. um dos maiores especialistas em superdotação, que elaborou a teoria dos Três Anéis, para explicar o conceito de superdotação, atribui à superdotação a um conceito, de que o que existe entre estas crianças, na verdade é um comportamento de superdotação e não uma característica da criança superdotada, que a torna superdotada, pura e simples.
Estes exemplos e outros que conto abaixo, são exemplos de comportamentos de superdotação, sob a ótica de Renzulli. Vejamos mais :
Coincidência entre superdotados ou não. Minha filha foi numa montanha russa, cuja descida era quase em queda livre. Ao invés de comentar com as pessoas, que ela tinha ido numa montanha russa radical, com uma descida enorme, ela contou do jeito dela : Que ela tinha ido numa montanha russa, cuja queda era de 150 graus !!..rs. Notem. Não era nem 90 e nem 180 graus..rs... Tinha que ser 150..ha ha ha !
Com o meu filho, aconteceu o seguinte : Ele precisou ir ao médico, para tirar umas verruguinhas.
Crianças normais, quando muito se deixariam serem examinadas e iriam embora do consultório médico, o mais rápido possível (ainda mais quando se foi tirar verrugas) ... certo ?
Com as crianças superdotadas, nem sempre é assim !
Meu filho não conseguiu ir a médica e se limitar a este comportamento narrado na frase acima.
Quando ele viu que a médica estava anotando o procedimento adotado nele na consulta, na ficha médica dele, ele pediu para ver a ficha..rs.. Não contente, ele quis ler tudo o que estava escrito na ficha e pediu para a médica lhe explicar, tim tim por tim tim tudo o que estava escrito na ficha !.. ha ha ha
Não contente, pediu para ver a ficha médica da irmã e a minha também !!! A minha ficha, a médica disse que era confidencial, mas, ele insistiu prá ver, mesmo assim..rs..
De noite, ao colocá-lo para dormir, esqueci de passar a pomada que a médica receitou prá ele (não era nada de mais.. ele foi tirar umas verruginhas, tipo molusco, que a Debora tb já teve.. um saco, por sinal.. ) e lá fui eu, buscar a pomada e passar nele..
Só rindo, mesmo !!! Estes exemplos e comportamentos de superdotação, na maioria das vezes, são muito engraçados e curiosos e é justamente isto que os diferem das demais crianças !!!
Porque isto tudo que eu exemplifiquei com histórias que, ou aconteceram comigo, ou que me foram contadas, por outros pais de crianças superdotadas acontece com estas crianças e não com as outras ? Simplesmente, porque são crianças superdotadas !!
E, mais uma vez, eu me pego pensando.. Eu já não deveria ter me acostumado com estas atitudes ???? há há há
Nenhum comentário:
Postar um comentário