Poderia ser diferente. Nem toda criança superdotada, necessariamente, têm notas boas, pois, sabemos de casos de crianças superdotadas que não têm a característica do bom aluno, daquele que se destaca em sala de aula, que sempre tira as melhores notas ou ganha os concursos escolas. Ouço falar de casos de crianças que apresentam desinteteresse, comportamento similar a um hiperativo, desafiador, irônico, entre outras coisas.
Mas, no caso dos meus filhos, por enquanto, tem sido assim. Eles têm tirado, durante a sua curta vida escolar (por enquanto) notas muito boas e têm demonstrado um comportamento de envolvimento, engajamento e interesse em sala de aula, o que me deixa muito feliz e tranquila.
Nenhum deles apresenta dificuldade em alguma matéria e apesar de terem a sua matéria de preferência, não deixam interferir em seu desempenho, que eu considero acima da média.
Estava um pouco apreensiva mais com as notas do Rafa, do que com as da Debora, pois a Debora já pulou de série já faz quase 3 anos, enquanto que o Rafa, pulou de série, neste ano de 2.010, então, acho natural eu querer saber como ele está se desenvolvendo, em sala de aula, depois que foi acelerado.
É como se, praticamente, meus filhos não tivessem perdido o conteúdo curricular e pedagógico deste ano que pularam.
Não desconsidero a perda que esta pulada de série deve ter ocasionado no emocional deles, pois, imagino que alguma consequência isto deve ter na vida deles, em seu cotidiano. Mas, de um modo geral, é como se este ano pulado não existisse !!! E, de um modo geral, o saldo na balança, com a decisão deles terem sido acelerados é bem mais positivo do que negativo e é isto que eu acho que deve ser levado em consideração, quando pensamos em acelerar uma criança. Devemos colocar no papel (ou na balança, se preferirirem..rs) os prós e os contras da criança ser acelerada. Se acharem que os prós serão maiores do que os contras.. mandem bala.. senão, é preciso ter muito cuidado. Não é uma decisão fácil de ser tomada e também não deve ser feita por impulso !
A vida já é tão cheia de problemas e complicações, que, se eu puder não ter mais esta preocupação, com as notas e comportamentos escolares, melhor !
Nenhum comentário:
Postar um comentário