Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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domingo, 4 de setembro de 2011

Alguns fatores a considerar nos casos de aceleração:

Encontrei este texto no meu blog e não me lembro de onte tirei. Então, peço desculpas ao autor, se não o cite.. não foi minha intenção. Mas, o fato é que o conteúdo dele é bem interessante e deverá ser atentado para os pais que estão pensando, neste momento, sobre acelerara ou não os seus filhos :


O aluno é efetivamente avançado no conteúdo escolar (Atentem para isto, porque já vi caso de pais que querem acelerar os seus filhos, mesmo eles não sendo avançados no conteúdo escolar, mas, simplesmente, porque a avaliação apontou para a superdotação da criança) ;


A criança deseja passar para a série seguinte (falo isto, porque muitos pais ficam pensando sobre a aceleração, sem ao menos saber o que pensa a criança a este respeito) ;


O aluno é emocionalmente estável e entende o que está acontecendo (esta questão é muito importante, porque existem avaliações em que se leva sometne em conta o pedagógico, mas, como não é avaliado o emocional da criança, muitas vezes, não percebem, nem os pais, que aquela criança não está preparada para ser acelerada, para conviver com crianças mais velhas, enfim, para arcar com todas as consequências decorrentes de uma aceleração de série ) ;


Os pais sentem-se bem com a orientação do processo (existem escolas que não sabem como fazer, sequer como orientar os pais, então, tanto pais, quanto a criança ficam perdidos, antes e durante este processo) ;


A escola assume o compromisso sem pressão para acelerar (o ideal seria que toda decisão de aceleração viessem das escolas, pois todo o processo seria mais fácil. Mas, por vezes, pode acontecer da escola, realmente, não conhecer a questão da superdotação e que aquela criança ficará melhor acelerada e o pai pode mostrar para a escola que existem opções e alternativas pedagógicas a serem adotadas com o seu filho e a escola resolver abraçar a causa) ;


O acompanhamento do desempenho do aluno tanto acadêmico como social no âmbito escolar (família e escola). Quando o aluno é acelerado, não basta só os pais focarem na questão pedagógica da criança. O emocional e o social da criança é tão importante quanto o pedagógico e a criança só vai ser feliz se estiver bem nestes dois aspectos ; o acadêmico e o social.


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