Vejam que proposta intersesante esta oferecida pelo INODAP, e também em algumas outras associações brasileiras, destinadas aos interesses das crianças superdotadas.
Instituto para Otimização da Aprendizagem - Educação Especial - Talento e Superdotação
Av. Manoel Ribas, 1800 (Praça Divina Pastora, 330) - Mercês - CEP 80810-000
Fone / Fax : (0xx41) 3343-3448 - inodap@inodap.org.br
GRUPO DE DISCUSSÃO ORIENTADA PARA PAIS
"Uma das melhores coisas sobre criar crianças superdotadas pode ser o que descobrimos a nosso respeito ao longo do caminho”.(Tolan)
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GRUPO DE DISCUSSÃO ORIENTADA PARA PAIS
"Uma das melhores coisas sobre criar crianças superdotadas pode ser o que descobrimos a nosso respeito ao longo do caminho”.(Tolan)
Conferências, reuniões, grupos para compartilhar experiências são importantes para permitir aos pais se tornarem colaboradores, facilitadores e assistentes no desenvolvimento do talento.
O apoio familiar apropriado está baseado no conhecimento a respeito das crianças superdotadas, suas habilidades, características, qualidade de estimulação e necessidades especiais.
Quando os pais conhecem outras famílias e dividem sua ansiedade e experiências, eles se tornam confiantes em facilitar o desenvolvimento intelectual, social e emocional das crianças superdotadas.
Os Grupos de Discussão Orientada para os pais fornecem apoio e segurança para a educação do superdotado.
Aumentar a compreensão e o conhecimento sobre indivíduos superdotados em casa, na escola e na comunidade forçará e encorajará o desenvolvimento de programas educacionais apropriados.
"Os pais querem para as crianças superdotadas o mesmo que todos os pais querem para seus filhos: oportunidades para aprender tudo aquilo eles podem aprender - nada mais, mas certamente nada a menos”. (Ginna Riggs)
O CONTEXTO BRASILEIRO
Analisando o contexto brasileiro - também encontrado em outros países - a única escolha que os estudantes talentosos têm é freqüentar as escolas regulares.
As escolas geralmente não realizam a identificação formal.
Os professores não estão preparados para trabalhar com estudantes superdotados; falta o conhecimento de como conduzir e avaliar o potencial.
O sistema educacional regular é direcionado para o aluno que está na média e a educação especial está direcionada para a deficiência.
As ações pedagógicas somente oferecem alternativas para os que não alcançam o desempenho exigido.
Os pais acreditam que escolhendo uma boa escola os educadores saberão o que fazer se a criança demonstrar alguma necessidade especial.
Quando os professores não identificam a criança superdotada e têm problemas nas classes regulares, enviam estes alunos "especiais" a outros profissionais: psicólogo, terapeuta, psiquiatra e neurologista.
Que alternativas oferecerão condições satisfatórias e educação apropriada para as necessidades e habilidades sem igual das crianças superdotadas?
O apoio familiar apropriado está baseado no conhecimento a respeito das crianças superdotadas, suas habilidades, características, qualidade de estimulação e necessidades especiais.
Quando os pais conhecem outras famílias e dividem sua ansiedade e experiências, eles se tornam confiantes em facilitar o desenvolvimento intelectual, social e emocional das crianças superdotadas.
Os Grupos de Discussão Orientada para os pais fornecem apoio e segurança para a educação do superdotado.
Aumentar a compreensão e o conhecimento sobre indivíduos superdotados em casa, na escola e na comunidade forçará e encorajará o desenvolvimento de programas educacionais apropriados.
"Os pais querem para as crianças superdotadas o mesmo que todos os pais querem para seus filhos: oportunidades para aprender tudo aquilo eles podem aprender - nada mais, mas certamente nada a menos”. (Ginna Riggs)
O CONTEXTO BRASILEIRO
Analisando o contexto brasileiro - também encontrado em outros países - a única escolha que os estudantes talentosos têm é freqüentar as escolas regulares.
As escolas geralmente não realizam a identificação formal.
Os professores não estão preparados para trabalhar com estudantes superdotados; falta o conhecimento de como conduzir e avaliar o potencial.
O sistema educacional regular é direcionado para o aluno que está na média e a educação especial está direcionada para a deficiência.
As ações pedagógicas somente oferecem alternativas para os que não alcançam o desempenho exigido.
Os pais acreditam que escolhendo uma boa escola os educadores saberão o que fazer se a criança demonstrar alguma necessidade especial.
Quando os professores não identificam a criança superdotada e têm problemas nas classes regulares, enviam estes alunos "especiais" a outros profissionais: psicólogo, terapeuta, psiquiatra e neurologista.
Que alternativas oferecerão condições satisfatórias e educação apropriada para as necessidades e habilidades sem igual das crianças superdotadas?
GRUPOS DE DISCUSSÃO ORIENTADA
Os Grupos de Discussão Orientada são uma iniciativa pioneira e sem igual no Brasil, baseados no Modelo SENG (Supporting the Emotional Needs of the Gifted) com o apoio e incentivo dos seus autores. O modelo SENG é descritivo e previsível em sua implementação, como tem sido demonstrado durante todos os grupos que nós já tivemos.
Como os autores mostram, "Estes grupos ajudam os pais a melhor entender, encorajar e criar suas crianças superdotadas desenvolvendo uma positiva auto-estima e aumentando suas habilidades interpessoas”.
Bibliografia Principal: Guiding a Gifted Child (Webb, Meckstroth & Tolan)
Gifted Parent Groups: The SENG Model (Weeb & DeVries)
PONTOS COMUNS ENTRE OS PAIS DE CRIANÇAS SUPERDOTADAS
o Têm poucas informações sobre o que é realmente ter uma criança superdotada.
o Encontram poucas oportunidades para falar sobre o desenvolvimento e progresso de seus filhos.
o Rapidamente aprendem a diminuir ou disfarçar o comportamento e potencial de suas crianças.
o Não podem compartilhar livremente com familiares ou amigos a sua experiência como pais de crianças com habilidades especiais.
o Freqüentemente sentem-se isolados e desejam, desesperadamente, relatar suas experiências, mas sentem-se reticentes.
o Conhecem poucos profissionais, inclusive nas escolas, com informações específicas sobre a educação das crianças superdotadas.
o Têm dificuldades para escolher uma escola apropriada.
o Freqüentemente ficam perplexos e estressados com o comportamento de uma criança de insaciável e extrema curiosidade, intensidade, sensibilidade e alto nível de energia.
o Experimentam a instabilidade da dissonância entre as práticas recomendadas para as crianças comuns e a realidade que eles encontram em sua casa.
o Eles não querem ter o filho rotulado.
o Sentem-se preocupados se são realmente capazes e estão verdadeiramente prontos para o desafio de ser pais dessa sua a criança maravilhosa.
OBJETIVO DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO ORIENTADA
Estabelecer um ambiente onde os pais de crianças superdotadas possam receber apoio, orientação e conselho profissional, discutindo com outros pais e líderes treinados.
Ajudar os pais na identificação do potencial de seus filhos.
Aumentar a consciência de que as crianças superdotadas e suas famílias têm necessidades emocionais especiais.
Desenvolver habilidades de auxiliar na formação do autoconceito e desenvolvimento emocional de crianças talentosas.
Orientar sobre maneiras efetivas para viver em família, estimular e defender os direitos das crianças superdotadas.
Fornecer materiais e informação que também ajudarão as crianças a entender e aceitar seus talentos e habilidades especiais.
Encorajar os pais, educadores e profissionais preocupados, a se envolver e apoiar oportunidades educacionais adequadas.
Os grupos mostram que:
Os grupos mostram que:
São altamente encorajadores para o participante.
As dinâmicas estimulam a compartilhar idéias úteis com outros pais.
Proporcionam oportunidades adicionais para os pais aprenderem sobre a superdotação.
Permitem que os pais escolham o que é útil e pertinente às suas famílias e suas crianças.
Reduzem o confronto entre as famílias e as instituições educacionais.
Os pais são um rico recurso de informação - dispostos a compartilhar experiências quando sentem uma atmosfera de "não – julgamento”.
Proporcionam um ambiente seguro, não só para compartilhar sucessos, mas também preocupações e dificuldades.
São fontes de informação: vindas dos pais, livros, artigos, folhetos, filmes e profissionais.
TÓPICOS ABORDADOS NAS REUNIÕES
Características e Identificação
Como dar incentivo e motivar seu filho Disciplina ou Castigo
Importância dos sentimentos e da comunicação
Rivalidade entre irmãos
Relação Família e Escola para construir um forte elo ligação
Relacionamentos: Vários grupos diferentes
Tradições, rituais e regras.
Trabalhando com tensão, auto-estima, e autoconfiança.
Evitando e prevenindo depressão
Pais e relações familiares
Comportamento dos pais na primeira reunião :
1-Fazem muitas perguntas sobre crianças superdotadas.
2-Têm dúvidas, medos, erros de concepção, ansiedades.
3-Normalmente não estão seguros sobre os talentos das suas crianças.
4-Querem todas as respostas "ontem”.
5-São altamente verbais.
6-Possuem muitas informações úteis para compartilhar.
7-São intensos (como suas próprias crianças).
8-Tiveram poucas oportunidades para dividir as experiências familiares.
9-Têm muitas perguntas sobre a família e a escola.
10-Sentem-se frustrados com sistema escolar.
11-Formam, rapidamente, um grupo extremamente coeso e amigo.
12-Podem ter problemas nas suas relações com as crianças e com a escola.
13 - Desejam tanta informação quanto possível e utilizam as novas idéias.
14-Tem um bom senso de humor.
Comportamento dos pais na última reunião:
1-Fazem menos perguntas sobre crianças superdotdas.
2-São capazes de enfrentar suas dúvidas.
3-Estão atentos ao potencial das crianças e procuram a informação apropriada.
4-Realizaram mudanças importantes no próprio comportamento.
5-Continuam sendo altamente verbais (freqüentemente mais).
6-Possuem grande quantidade de novas informações úteis para compartilhar.
7-São intensos (como suas crianças), mas aprenderam outros modos de administrar sua intensidade.
8-Conheceram outros pais e famílias com características e necessidades semelhantes.
9-Têm menos perguntas sobre relacionamentos familiares e escolares.
10- Fazem amizade com as outras famílias e já se sentem pertencentes a um grupo de pares.
2-São capazes de enfrentar suas dúvidas.
3-Estão atentos ao potencial das crianças e procuram a informação apropriada.
4-Realizaram mudanças importantes no próprio comportamento.
5-Continuam sendo altamente verbais (freqüentemente mais).
6-Possuem grande quantidade de novas informações úteis para compartilhar.
7-São intensos (como suas crianças), mas aprenderam outros modos de administrar sua intensidade.
8-Conheceram outros pais e famílias com características e necessidades semelhantes.
9-Têm menos perguntas sobre relacionamentos familiares e escolares.
10- Fazem amizade com as outras famílias e já se sentem pertencentes a um grupo de pares.
RESULTADOS
Os pais se conectam com o grupo e suas famílias.
Eles não querem que as reuniões acabem.
Após a terceira reunião as crianças mudam em casa.
Os pais começam a informar sobre as mudanças que acontecem no padrão familiar e na interação com as crianças.
O relacionamento com a equipe escolar se torna mais positivo.
Um número significativo de pais descobre que os assuntos discutidos no grupo são também para eles e beneficiam suas vidas como adultos.
Alguns pais reconhecem que tiveram as mesmas características ou problemas, manifestados por seus filhos.
Embora os grupos não sejam de terapia, os efeitos são muito terapêuticos para as famílias envolvidas.
Depois da identificação dos filhos como superdotados alguns pais radicalmente alteraram seu comportamento, autopercepção, autocontrole e até a aparência.
Alguns familiares escolhem mudar a carreira, voltam para a escola ou retomam seus estudos.
CONCLUSÃO
A família é um microcosmo de sociedade e a superdotação é uma qualidade da família.
Sejam as crianças superdotadas identificadas, reconhecidas, encorajadas, ou não, nada poderá evitar o impacto no sistema familiar: as necessidades especiais ainda estarão lá.
Os pais são os primeiros professores de uma criança e, continuam sendo professores, por toda sua vida. Freqüentar um Grupo de Pais pode ajudar a compreensão sobre superdotação, melhorar o conhecimento da família, receber instruções de como interagir efetivamente com as escolas, dissipar os mitos e concepções irracionais, oferecer apoio moral e apresentar serviços opcionais.
Podemos assumir que a melhor forma para resolver problemas é preveni-los ou munir-se de técnicas para enfrentar as dificuldades que provavelmente surgirão.
Como profissionais, temos aprendido com os pais que participam das reuniões que dos grupos. Eles nos ajudaram a entender os desafios e felicidade de criar crianças brilhantes. Para todos esses pais nós temos um profundo reconhecimento e respeito e somos extremamente gratos.
Os Superdotados são COMEMORADOS ou TOLERADOS?
Comemore sua criança Superdotada.
Crianças Superdotadas são filhos de Pais Superdotados.
Comemore por seu filho e por VOCÊ também!
Referências:
Rimm, S.B., (1994).Keys to parenting the gifted learners. Barrow’s Educational Series,Inc.
Silverman, L.K.,( 1993 ). Counseling families. Counseling the gifted & talented( pp 151-178) Denver: Love Publishing Company.
Webb, J. Meckstroth,E. Tolan, S., (1982) Guiding the gifted child: a practical source for parents and teachers. Scottsdale,AZ: Gifted Psychology Press.
Webb, J. DeVries, A. (1998). Gifted parent groups: the seng model. Scottsdale,AZ: Gifted Psychology Press.
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