Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 21 de março de 2010

Matéria publicada na Folhateen de 15/03/ 2010-03-21

EDUCAÇÃO Mentes Brilhantes . Na mira dos ensinos público e particular, estudantes superdotados se destacam com inteligência acima da média


Aos 13 anos, enquanto os garotos de sua idade estavam, em geral, no oitavo ano do ensino fundamental, Guilherme Cardoso passou no vestibular em química na Universidade Federal do Paraná. Em primeiro lugar.

Guilherme é o que psicólogos chamam de "superdotado", ou seja, alguém com inteligência acima da média (leia à pág. 5).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 5% da população mundial tenha esse dom -no Brasil, seriam quase 10 milhões, segundo a conta.

Especificamente no Estado de São Paulo, a Secretaria da Educação identificou 1.022 superdotados na rede pública em 2009. E o número está crescendo. Eram 397 em 2008.

Não que os alunos estejam ficando mais inteligentes. "Creditamos esse aumento à formação dos professores, orientados para identificar esses talentos", explica Denise Arantes, técnica do centro de apoio pedagógico especializado da secretaria.

Na rede pública, uma vez detectados por seus professores, os alunos com alta inteligência são orientados para atividades como a participação em concursos ou o ensino integral.

Por enquanto, a maior mudança para Anaís Duarte, 14, de escola estadual, foi no empenho.

"Fiquei animada e passei a escrever mais", diz. A garota foi identificada no começo do ano como talentosa na redação. Até agora, diz não participar de nenhuma atividade específica.

Pé no freio

Na rede pública paulista, porém, histórias como a de Guilherme -aquele que entrou na faculdade aos 13 anos- não são possíveis, pois a aceleração do ensino não é praticada.
Já no ensino privado, se o aluno poderá pular etapas vai depender de como cada escola lida com a superdotação.
Por um lado, "a inteligência emocional nem sempre acompanha a intelectual", ressalta Liliane Garcez, do Instituto de Educação Superior Vera Cruz.
Por outro, "para o superdotado, ir para a escola pode ser tão maçante que se torna um sofrimento", afirma


MUITAS HABILIDADES

Conheça a teoria das inteligências múltiplas

O superdotado é aquele que tem alguma inteligência acima da média

Desde a década de 80, os estudiosos deixaram de considerar esse talento como sendo apenas a habilidade com números (medida pelo Q.I., o quociente de inteligência)

O responsável por essa mudança foi o psicólogo Howard Gardner, que identificou os sete tipos de inteligência que todas as pessoas têm, em diferentes medidas.
São elas:

Lógico-matemática: Entender sistemas e manipular números
Linguística: Usar a linguagem para se expressar

Musical: Reconhecer e memorizar padrões musicais

Espacial: Ser capaz de orientar-se no espaço e representá-lo com fidelidade

Corporal-cinestésica: Fazer uso do corpo para se expressar

Intrapessoal: Entender a si mesmo

Interpessoal: Entender as demais pessoas

Fonte: Multiple Intelligence Institute

Nenhum comentário:

Postar um comentário