Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sábado, 20 de março de 2010

A maravilhosa experiência de ser mãe de duas crianças superdotadas



Meu nome é Claudia Hakim. Sou extremamente abençoada por ser mãe de duas crianças superdotadas. Rafael, que hoje está com 06 anos e Debora com 08. Ambos possuem superdotação acadêmica e o Rafael, também, possui amplas habilidades musicais. Os dois foram acelerados de série na escola e estão muito felizes e motivados, assim como estão bem socialmente. Porém, nem tudo foi sempre assim. O caminho percorrido foi complicado e por vezes, muito complexo.


No Brasil, a atenção à esta questão da superdotação e a educação às crianças portadoras de altas habilidades é relativamente nova. As escolas não estão preparadas para lidar com os alunos academicamente mais favorecidos.


Quando muito, conseguem identificá-las. Os pais quando descobrem a superdotação de seus filhos ficam receosos e desorientados e quase nunca encontram ajuda para lidar com esta situação. Isto porque as escolas somente se preocupam com aqueles que têm defasagem de aprendizagem. Aqui, pretendo dividir as minhas experiências, a minha visão e enfoque sobre o tema, bem como compartilhar as minhas angústias sobre o assunto da educação de uma criança superdotada.


A criança superdotada, na verdade, nada mais é do que a facilidade de aprendizagem e não deve ser encarada como um problema. Espero, com este blog, poder ajudar outros pais de crianças portadoras de altas habilidades, passando a minha experiência pessoal, enquanto mãe de duas crianças superdotadas, ou orientando juridicamente, na condição de advogada especializada em Educação e Pós Graduanda em Neurociência e Psicologia Aplicada. Participem !!!

4 comentários:

  1. Prezada Claudia, parabens pela iniciativa de criar este blog. Gostaria de saber se voce conhece algum especialista em superdotação, para que eu possa entrar em contato?
    Att
    Leonardo Salomon

    ResponderExcluir
  2. Sim, Leonardo. Conheço sim e os melhores. Me diga de onde vc é que eu te encaminho e, se possível, te coloco em contato com ele !

    ResponderExcluir