Gosto muito destas definições, adotadas abaixo. Quando eu nem sabia do que se tratava a superdotação, fui pesquisar na internet e assim que li as descrições abaixo, não tive a menor dúvida, de que a minha filha era uma criança alta habilidosa. O teste que ela se submeteu depois, só veio a confirmar um diagnóstico que, no íntimo, já sabíamos.
Brumbaugh (1977), citado em Novaes (1979), pesquisando na Hunter College Elementary School, também assinalou diversas características que, segundo ele, são comuns às crianças superdotadas e podem contribuir para a sua identificação.
PADRÕES DE COMPORTAMENTO
Crianças Superdotadas
Brumbaugh (1977), citado em Novaes (1979), pesquisando na Hunter College Elementary School, também assinalou diversas características que, segundo ele, são comuns às crianças superdotadas e podem contribuir para a sua identificação.
Traços Típicos de Crianças Superdotadas Segundo Brumbaugh (1977)
• A anda e fala mais cedo do que a maioria das crianças da sua idade e sexo.
• Tem interesse comparativamente mais precoce pelas palavras e pela leitura.
• Tem um vocabulário excepcionalmente extenso para sua idade.
• Tem interesse precoce por números.
• Expressa curiosidade a respeito de muitas coisas.
• Tem mais energia e vigor do que as outras crianças de sua idade e sexo.
• Tende a associar-se a crianças mais velhas do que ela.
• Age como líder entre crianças de sua própia idade.
• Tem boa memória.
• Tem capacidade incomum de raciocínio.
• Tem capacidade incomum de planejar e organizar.
• Relaciona informações adquiridas no passado com os novos conhecimentos.
• Demonstra preferência por esforços criadores e pelas atividades inovadoras.
• Concentra-se um uma única atividade durante um período prolongado sem se aborrecer.
• Tem numerosos interesses que a mantêm ocupada.
• Persiste em seus esforços em face das dificuldades inesperadas.
• Cria suas própias soluções para os problemas e exibe um "senso comum" pouco ususal.
• Tem senso de humor avançado para a sua idade.
• Exibe sensibilidade em relação aos sentimentos dos outros.
• Interesse por atividades variadas (desenhar, cantar, dançar, escrever, tocar instrumento).
• Constrói estórias bastante vívidas e dramáticas, ou então relatos com muitos detalhes.
Tutle e Becker (1983) deram a sua contribuição ao estudo dos superdotados também listando uma sugestiva série de características típicas que podem ser observadas para fins de identificação.
Traços Típicos dos Indivíduos Superdotados Segundo Tutle e Becker (1983)
• É curioso.
• É persistente no empenho de satisfazer os seus interesses e questões.
• É crítico de si mesmo e dos outros.
• Tem um senso de humor altamente desenvolvido.
• Não é propenso a aceitar afirmações, respostas ou avaliações superficiais.
• Entende com facilidade princípios gerais.
• Tem facilidade em propor muitas idéias para um estímulo específico.
• É sensível a injustiças tanto a nível pessoal quanto social.
• É um líder em várias áreas.
• Vê relações entre idéias aparentemente diversas.
Indivíduos Criativos
Torrance (1976), citado em Novaes (1979), observando sujeitos altamente criativos, observou uma série de traços característicos do seu comportamento que podem ser utilizados como auxílio na identificação do talento criativo.
Traços Comportamentais de Indivíduos Criativos Segundo Torrance (1976)
• Intensa absorção em suas atividades de interesse, seja leitura, observação ou fazer.
• Intensa animação e motivação.
• Uso de analogias ao falar e escrever.
• Envolvimento corporal ao escrever, ler e desenhar.
• Tendência desafiar idéias de autoridades.
• Hábito de testar em muitas fontes.
• Impaciência para relatar descobertas.
• Tendência para olhar as coisas mais de perto.
• Continuidade no trabalho criador depois de ter acabado o tempo.
• Tendência para mostrar relações entre idéias aparentemente não relacionadas.
• Manifestação de curiosidade.
• Jogo imaginativo.
• Honestidade e intensidade ao buscar a verdade.
• Manipulação de objetos e idéias para obter novas combinações.
• Tendência a procurar alternativas e explorar possibilidades.
• Disponibilidade para considerar novas idéias e brincar com elas.
Usando os Indícios Comportamentais
Os vários indícios comportamentais apresentados pelos diversos autores representam uma compilação dos traços que emergem com maior freqüência dentro de grupos de superdotados. Dessa forma, as listas acima não representam fatores presentes em absolutamente todos os indivíduos excepcionalmente bem-dotados, mas sim na maioria. Assim, uma boa forma de usá-las seria considerar como possíveis superdotados aqueles que apresentem 50-75% ou mais dos atributos considerados.
Usando os Indícios Comportamentais
Os vários indícios comportamentais apresentados pelos diversos autores representam uma compilação dos traços que emergem com maior freqüência dentro de grupos de superdotados.
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