Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Alguns mitos sobre a superdotação


Que tal falarmos sobre alguns mitos que pesam na superdotação ?


O mito que a Dra. Maria Lúcia Sabatella aponta em seu livro "Talento e Superdotação : Problema ou Solução ?", alguns destes mitos. Hoje, vou propor que falemos sobre um deles que é :


" Não se deve dizer à criança que ela é diferente"


Segundo a Autora (Maria Lucia Sabatella, me corrija se eu tiver copiado errado ... kkkkk) :


"Negar à criança o direito de confirmar algo que ela já sabe, fere os direitos humanos, e, principalmente o compromisso com a verdade".


Há receio, por parte de pais e professores em dizer para o aluno que ele inteligente, pois pode ficar convencido ou ser isolado pelos colegas. Todavia, crianças superdotadas são mais atentas e percebem, rapidamente, seu ritmo de pensar, aprender e concluir, sua diferença de interesses e resultados. Curiosamente, quando crianças e jovens são informadas sobre sua capacidade diferenciada, ficam mais tolerantes e aceitam seus colegas de menor potencial.


Eu acho importantíssimo a criança saber da sua diferença. E vou mais longe, acho que todo indivíduo superdotado deveria saber, até mesmo adulto. É muito ruim passar a vida convivendo com a sensação de que algo está diferente com esta pessoa, de que se pensa de forma diferente, se reage de forma diferente, se acha mais inteligente, mais capaz ou mais hábil do que os outros, sem ter isto constatado ... Vocês se lembram daquele depoimento do cara que escreveu para a Érika Landau, que eu publiquei no meu blog, agradecendo o fato dela tê-lo identificado, através de uma identificação coletiva, que a Dra. Érika realizou na escola que ele estudava, e, justo ele, a quem ninguém dava nada.. com quem os professores mais tinham trabalho do que elogios.. que tinha déficit de atenção, foi identificado como PAH... A vida daquele garoto, hoje, adulto, mudou da água para o vinho, com esta identificação.. Por isso, eu acho importante e defendo ela !


E vocês.. o que vocês acham disto ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário