Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Na avaliação neuropsicológica do meu filho, foi identificado que ele possui altas habilidades/superdotação. Posso reivindicar da escola o atendimento educacional especializado com base nessa identificação?

 

Na avaliação neuropsicológica do meu filho, foi identificado que ele possui altas habilidades/superdotação. Posso reivindicar da escola o atendimento educacional especializado com base nessa identificação?

Sim. Nossa legislação educacional determina, em vários textos normativos e legais, que a escola tem o dever de atender alunos com altas habilidades/superdotação em suas necessidades educacionais especiais.

Isso inclui o atendimento mesmo na ausência de um laudo formal, conforme previsto na Nota Técnica 04/2014 do MEC, que estabelece que a identificação das necessidades educacionais especiais e o atendimento adequado devem ser realizados pela escola.

No entanto, na prática, infelizmente, nem sempre as escolas cumprem esse dever.

Assim, diante de um laudo que identifica altas habilidades/superdotação, é recomendável que os pais ou responsáveis pelo aluno verifiquem se a avaliação neuropsicológica especifica o tipo de atendimento educacional especializado necessário para aquele aluno. Isso porque, dependendo do perfil cognitivo, do desempenho acadêmico e das características da superdotação apontadas na avaliação neuropsicológica e observadas durante ela, o aluno poderá necessitar de diferentes formas de atendimento, como:

  • Aceleração de série, permitindo que o aluno superdotado conclua em menor tempo a sua escolaridade

  • Enriquecimento curricular, em uma ou mais disciplinas;

  • Elaboração de um Plano de Ensino Individualizado (PEI), detalhando as áreas de habilidades e fraquezas a serem trabalhadas com o aluno;

  • Participação do aluno, em salas de recursos, onde estas salas estiverem disponíveis.

Esses atendimentos podem ser oferecidos de forma combinada, uma vez que diferentes modalidades não se excluem mutuamente.

É importante lembrar que nenhum aluno superdotado é igual ao outro, o que significa que as formas de atendimento especializado podem variar significativamente de caso para caso.

Para facilitar e tornar mais objetiva a solicitação do atendimento educacional especializado junto à escola, o ideal é que o laudo neuropsicológico inclua, de maneira clara e específica, as formas de atendimento necessárias, com base nos resultados da avaliação, no perfil cognitivo, no desempenho acadêmico e nas características do aluno.

Caso o laudo não traga orientações explícitas, ou seja, genérico, os pais poderão enfrentar dificuldades em exigir o cumprimento do atendimento pela escola, mesmo sendo um direito do aluno superdotado.

Por isso, é sempre recomendável que o laudo inclua, na parte de encaminhamento, uma descrição detalhada das formas de atendimento educacional que o aluno deverá receber, considerando o perfil cognitivo apurado, o desempenho acadêmico do aluno, as observações do profissional responsável pela avaliação e os resultados obtidos.

Siga-me para mais conteúdos sobre direito educacional e educação de alunos superdotados e com outras necessidades educacionais especiais.


Claudia Hakim

OAB/SP 130.783

Advogada Especialista em Direito Educacional (USP)

Pós-Graduada e especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada

Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade

**Contato: **claudiahakim@uol.com.br

Insta: @‌claudia_hakim

YouTube: Claudia Hakim  - Superdotação e Direito Educacional

Autora dos livros:

  • Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação, Editora Hogrefe

  • Guia prático para interessados, profissionais da educação e saúde, e familiares

Claudia Hakim, Patricia Rzezak, Marina Halpern-Chalom

Descrição:

Este livro aborda as altas habilidades/superdotação de forma abrangente e prática. Ele fornece informações detalhadas sobre como identificar, apoiar e maximizar o potencial de crianças e jovens superdotados. Os autores, renomados especialistas na área, trazem uma visão clara e baseada em evidências sobre as características, necessidades e desafios enfrentados por essa população.

Este guia essencial foi desenvolvido para ajudar pais, professores, profissionais da saúde e educadores a entender e lidar com crianças e adolescentes que possuem altas habilidades ou superdotação.

Como adquirir:

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  1. Site: Valor do Conhecimento

  2. Site: Amazon

  3. Site: Submarino

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  • Livro de minha autoria (Claudia Hakim): Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Editora Juruá

Como adquirir: Site da Editora Juruá Editora - Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema, Claudia Hakim (http://jurua.com.br )

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Dentre outros livros desta área e temática, que escrevi.

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Contato: claudiahakim@uol.com.br

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