Pode-se começar a investigar o perfil cognitivo de uma pessoa com altas habilidades ou a superdotação, através de uma avaliação neuropsicológica (feita por um neuropsicólogo-psicólogo com especialização em neuropsicologia), que usará, além de outros testes neuropsicológicos, também o teste de inteligência chamado SON R (sendo um teste não verbal de inteligência), que pode ser aplicado a partir dos 2 (dois) anos e 6 (seis) meses, até os 7 (sete) anos. Outros testes de inteligência (tais como o Raven) ou de maturidade mental (tais como o Columbia), além do SON R, podem também ser utilizados de forma complementar, em crianças pré-escolares, mas não para substituir o SON R, nestes casos.
A identificação, se confirmada, nestes casos de crianças pré-escolares (até os 6 (seis) anos, indicará que a criança tem um perfil cognitivo compatível com a identificação de altas habilidades/superdotação, que não é uma constatação da identificação das AH/SD, mas que já garante à criança (uma vez confirmado que ela apresenta este perfil cognitivo compatível com as AH/SD) o direito a um atendimento educacional especializado.
Somente a partir dos 6 (seis) anos é que podemos ter certeza sobre a identificação das altas habilidades ou superdotação, quando, então, a avaliação neuropsicológica poderá contar com o uso de um teste de inteligência mais completo do que o SON R, que se chama Wisc IV (que é, neste momento, 2.024, a versão mais atual do Wisc, que temos no Brasil), além de outros testes neuropsicológicos que deverão compor este tipo de avaliação.
É imporante frisar que uma avaliação neuropsicológica, que irá investigar a hipótese de identificação de altas habilidades ou superdotação nunca deve se limitar somente à aplicação dos testes de QI, mas, também devem ser avaliadas outras habilidades e funções importantes que compõem a inteligência, o modo de funcionamento cognitivo da pessoa (paciente), tais como: memória (vários tipos), atenção (vários tipos), concentração, funções executivas (organização, planejamento, controle inibitório, regulação emocionan, flexibilidade cognitiva).
Além de se avaliar a inteligência e as funções cognitivas, também é importante, neste tipo de avaliação, aplicar testes e escalas para analisar a personalidade, a cognição social, responsividade social, a comunicação, a expressão de sentimentos, a teoria da mente e realizar o mapeamento para a consideração ou a exclusão de TDAH e o TEA (que podem ser diagnósticos diferenciais ou compor uma dupla excepcionalidade no caso da superdotação), a depressão e a ansiedade, o que consideramos como diagnóstico diferencial.
Além destas habilidades e aspectos acima citados, outros critérios que ajudam a fazer o levantamento da hipótese de identificação das AH/SD, numa avaliação neuropsicológica, devem ser avaliados, tais como o envolvimento com a tarefa e a criatividade do paciente.
Também devem ser aplicados e preenchidos: escalas, formulários e questionários pelos pais, professores e pelo próprio aluno (paciente) com as características que sinalizam a superdotação ou, quando o profissional que estiver fazendo a avaliação achar que é o caso, aplicar e solicitar o preenchimento de formulários, escalas e questionários para o rastreio de TDAH ou TEA.
Recomenda-se a análise dos relatórios ou boletins escolares, conversa do neuropsicólogo com a escola (no caso de crianças e adolescentes) e que seja levada em consideração, principalmente, a observação clínica do neuropsicólogo.
Cada profissional tem o seu critério para a identificação das altas habilidades/superdotação, baseado em diferentes teorias, referências literárias ou de acordo com a sua própria experiência.
Siga-me para mais conteúdos sobre direito educacional e educação de alunos superdotados e com outras necessidades deducionais especiais.
Claudia Hakim
OAB/SP 130.783
Advogada Especialista em Direito Educacional (USP)
Pós-Graduada e especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada
Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade
**Contato: **claudiahakim@uol.com.br
Insta: @claudia_hakim
YouTube: Claudia Hakim - Superdotação e Direito Educacional
Autora dos livros:
Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação, Editora Hogrefe
Guia prático para interessados, profissionais da educação e saúde, e familiares
Claudia Hakim, Patricia Rzezak, Marina Halpern-Chalom
Descrição:
Este livro aborda as altas habilidades/superdotação de forma abrangente e prática. Ele fornece informações detalhadas sobre como identificar, apoiar e maximizar o potencial de crianças e jovens superdotados. Os autores, renomados especialistas na área, trazem uma visão clara e baseada em evidências sobre as características, necessidades e desafios enfrentados por essa população.
Este guia essencial foi desenvolvido para ajudar pais, professores, profissionais da saúde e educadores a entender e lidar com crianças e adolescentes que possuem altas habilidades ou superdotação.
Como adquirir:
O livro pode ser adquiridos nos seguintes sites:
Site: Valor do Conhecimento
Site: Amazon
Site: Submarino
Site: Martina Fontes
Livro de minha autoria (Claudia Hakim): Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Editora Juruá
Como adquirir: Site da Editora Juruá Editora - Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema, Claudia Hakim (http://jurua.com.br )
No site da Amazon: Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema | http://Amazon.com.br
Dentre outros livros desta área e temática, que escrevi.
Para saber sobre a legislação aplicável aos alunos superdotados, sugiro meu e-book:
“Formas de Atendimento e a legislação aplicável aos alunos com a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade”.
📢 Clique no link abaixo e garanta o seu 👇🏼
Este e-book oferece um guia completo para pais, educadores e profissionais da área da saúde sobre quais direitos e formas de atendimento são cabíveis a este público.
🔍 O que você vai encontrar:
Legislações aplicáveis ao tema;
Formas de atendimento educacional especializado para este público;
Estratégias eficazes para apoiar alunos com Altas Habilidades/Superdotação e a Dupla Excepcionalidade;
Conhecimento especializado: Insights de Claudia Hakim, especialista em Direito Educacional e Neurociências e Psicologia Aplicada.
Contato: claudiahakim@uol.com.br
Siga-me no Instagram: @claudia_hakim https://www.instagram.com/claudia_hakim/
Inscreva-se no meu canal de YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCAHsLO51Trs5TxERpwtailA
Blog: Mães de Crianças Superdotadas
Mães de Crianças Superdotadas (http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com )
Nenhum comentário:
Postar um comentário