Um novo projeto em tramitação no Senado pretende fortalecer a educação inclusiva em universidades públicas e privadas. Apresentada pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), a proposta busca ampliar as ações afirmativas voltadas para pessoas com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.
O objetivo do projeto é instituir a Política Nacional de Inclusão nas Instituições de Ensino Superior, garantindo igualdade de oportunidades e eliminando barreiras que dificultem o acesso, a permanência e a plena participação desses estudantes no ambiente universitário. Segundo a senadora Teresa Leitão, ainda há muitos desafios nesse processo:
“As barreiras arquitetônicas, pedagógicas, tecnológicas, atitudinais, comunicacionais e informacionais persistem como desafios que dificultam o acesso, a permanência e a plena participação dessas pessoas na vida universitária. O projeto cria instrumentos que podem favorecer a permanência dessas pessoas e a inclusão, conforme determina o desenho universal para a aprendizagem.”
Entre as ações previstas estão o incentivo ao uso de tecnologias assistivas e outras inovações para atender necessidades educacionais especiais; programas de apoio à acessibilidade e inclusão; e a colaboração entre universidades, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil no desenvolvimento e disseminação de práticas pedagógicas inclusivas.
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostram que, entre 2019 e 2023, o número de estudantes com deficiência no ensino superior cresceu 91%, índice quase seis vezes maior que o aumento total de matrículas no mesmo período. Apesar disso, a permanência desses alunos ainda enfrenta dificuldades, como destacou Teresa Leitão:
“Nossa iniciativa é uma resposta ao crescimento significativo de ingresso de estudantes com necessidades educacionais próprias no ensino superior, conforme apontado no Censo da Educação. Apesar dos avanços evidentes, ainda há muita fragilidade na incorporação de políticas educacionais voltadas para a inclusão dessas pessoas nas instituições de ensino superior brasileiras.”
O projeto também prevê que a acessibilidade seja promovida de forma a garantir a utilização segura e autônoma dos espaços e serviços das instituições, respeitando as condições físicas, intelectuais e culturais dos estudantes. A proposta será analisada pela Comissão de Direitos Humanos.
Siga-me para mais conteúdos sobre direito educacional e educação de alunos superdotados e com outras necessidades educacionais especiais.
Claudia Hakim
OAB/SP 130.783
Advogada Especialista em Direito Educacional (USP)
Pós-Graduada e especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada
Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade
**Contato: **claudiahakim@uol.com.br
Insta: @claudia_hakim
YouTube: Claudia Hakim - Superdotação e Direito Educacional
Autora dos livros:
Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação, Editora Hogrefe
Guia prático para interessados, profissionais da educação e saúde, e familiares
Claudia Hakim, Patricia Rzezak, Marina Halpern-Chalom
Descrição:
Este livro aborda as altas habilidades/superdotação de forma abrangente e prática. Ele fornece informações detalhadas sobre como identificar, apoiar e maximizar o potencial de crianças e jovens superdotados. Os autores, renomados especialistas na área, trazem uma visão clara e baseada em evidências sobre as características, necessidades e desafios enfrentados por essa população.
Este guia essencial foi desenvolvido para ajudar pais, professores, profissionais da saúde e educadores a entender e lidar com crianças e adolescentes que possuem altas habilidades ou superdotação.
Como adquirir:
O livro pode ser adquiridos nos seguintes sites:
Site: Valor do Conhecimento
Site: Amazon
Site: Submarino
Site: Martina Fontes
Livro de minha autoria (Claudia Hakim): Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Editora Juruá
Como adquirir: Site da Editora Juruá Editora - Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema, Claudia Hakim (http://jurua.com.br )
No site da Amazon: Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema | http://Amazon.com.br
Dentre outros livros desta área e temática, que escrevi.
Para saber sobre a legislação aplicável aos alunos superdotados, sugiro meu e-book:
“Formas de Atendimento e a legislação aplicável aos alunos com a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade”.
📢 Clique no link abaixo e garanta o seu 👇🏼
Este e-book oferece um guia completo para pais, educadores e profissionais da área da saúde sobre quais direitos e formas de atendimento são cabíveis a este público.
🔍 O que você vai encontrar:
Legislações aplicáveis ao tema;
Formas de atendimento educacional especializado para este público;
Estratégias eficazes para apoiar alunos com Altas Habilidades/Superdotação e a Dupla Excepcionalidade;
Conhecimento especializado: Insights de Claudia Hakim, especialista em Direito Educacional e Neurociências e Psicologia Aplicada.
Contato: claudiahakim@uol.com.br
Siga-me no Instagram: @claudia_hakim https://www.instagram.com/claudia_hakim/
Inscreva-se no meu canal de YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCAHsLO51Trs5TxERpwtailA
Blog: Mães de Crianças Superdotadas
Mães de Crianças Superdotadas (http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com )
Nenhum comentário:
Postar um comentário