PARTE 7
GUENTHER, Z. (2009) Aceleração, ritmo de produção e trajetória escolar - desenvolvendo o
talento acadêmico, Rev. Educação Especial, vol 22, 35, p.281-298
Aceleração,
ritmo de produção e trajetória escolar:
Desenvolvendo
o talento acadêmico
Zenita C Guenther, Ph.D
No trabalho escolar pode-se captar inteligência funcionando
através de sinais como :
Pela
via da - Vivacidade mental e
pensamento linear :
Produção superior
em linguagem, comunicação e expressão ;
Interesse e
sucesso em atividades extracurriculares;
Boa linguagem e
vocabulário, criança verbal, falante e conversadora ;
Curiosidade e
interesses amplos e variados ;
Presença,
participação em muitas atividades, dentro e fora da sala de aula ;
Vivacidade,
sintonia, é ativo, perspicaz, observador;
Senso de humor,
aluno levado, divertido, “arteiro”.
Pela
via da - Profundidade e pensamento não linear abstrato
Produção superior em matemática, ciências,
desenho técnico ;
Boa memória, aprende e fixa com facilidade ;
Amplo acervo de conhecimentos e informações
sobre muitos assuntos ;
Persistência e compromisso nas tarefas
abraçadas ;
Independência, autonomia, iniciativa ;
Segurança e confiança em si ;
Pensamento analítico, capacidade de observar, pensar
e tirar conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário