Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 27 de maio de 2012

PARTE 7 GUENTHER, Z. (2009) Aceleração, ritmo de produção e trajetória escolar - Sinais de como a inteligência se manifesta, na escola


PARTE 7


GUENTHER, Z. (2009) Aceleração, ritmo de produção e trajetória escolar - desenvolvendo o talento acadêmico, Rev. Educação Especial, vol 22, 35, p.281-298


 


Aceleração, ritmo de produção e trajetória escolar:
Desenvolvendo o talento acadêmico


 Zenita C Guenther, Ph.D



No trabalho escolar pode-se captar inteligência funcionando através de sinais como :


Pela via da  - Vivacidade mental e pensamento linear :


Produção superior em linguagem, comunicação e expressão ;

Interesse e sucesso em atividades extracurriculares;

Boa linguagem e vocabulário, criança verbal, falante e conversadora ;


Curiosidade e interesses amplos e variados ;


Presença, participação em muitas atividades, dentro e fora da sala de aula ;


Vivacidade, sintonia, é ativo, perspicaz, observador;


Senso de humor, aluno levado, divertido, “arteiro”.


 
 Pela via da - Profundidade e pensamento não linear abstrato


Produção superior em matemática, ciências, desenho técnico ;


Boa memória, aprende e fixa com facilidade ;


Amplo acervo de conhecimentos e informações sobre muitos assuntos ;



Persistência e compromisso nas tarefas abraçadas ;


Independência, autonomia, iniciativa ;


Segurança e confiança em si ;


Pensamento analítico, capacidade de observar, pensar e tirar conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário