Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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sábado, 25 de fevereiro de 2012

O que é enriquecimento sob a ótica da Apostila "Um olhar para as Altas Habilidades" da Dra. Christina Cupertino



O que é o enriquecimento curricular, sob a ótica da Apostila "Um olhar para as Altas Habilidades" - Construindo caminhos, (que vocês podem acessar, gratuitamente através do site : http://www.christinacupertino.com.br/arquivos/Altas_habilidades.pdf e que foi organizada para a Secretária da Educação em 2.008, pela Dra. Christina Cupertino, que é a coordenadora do Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação (NPAS) do qual eu sou assessora jurídica.





O que é enriquecimento ?




O enriquecimento curricular é a abordagem educacional pela qual se oferece à criança experiências de aprendizagem diversas das que o currículo regular normalmente apresenta. Isso pode ser feito pelo acréscimo de conteúdos mais abrangentes e/ou mais profundos, e/ou pela solicitação de projetos originais.





As vantagens do enriquecimento curricular são atender à diversidade, a cada caso, e manter o aluno no seu ambiente na maior parte do tempo.




Como desvantagens temos o fato de que esse tipo de programa é mais caro, pois precisa da formação de professores e material diferenciado, além de precisar de planejamento gradativo, feito e refeito constantemente conforme o progresso do aluno e a mudança das circunstâncias.





As adaptações curriculares, outra forma de enriquecimento, podem assumir diferentes formas. Podem constituir-se no desenho de um programa educacional individualizado dentro dos objetivos, conteúdos e avaliação do currículo regular, dentro do tempo regular de escolarização. Isso implica alterações importantes de objetivos, conteúdos, metodologia, atividades, distribuição do tempo e avaliação. Atinge os conteúdos básicos, optativos e transversais, e envolve não só o aluno, como seus tutores e a equipe escolar. Podem também ser feitas de modo menos radical, com alterações mais focalizadas e não tão abrangentes, como ampliações de alguns conteúdos de algumas disciplinas curriculares, aprofundamento dos conteúdos e variação das atividades. Nesse caso, as mudanças são mais superficiais, e podem ser feitas pelos professores regulares, que têm contato cotidiano com a criança, e que podem auxiliá-la a incrementar seus estudos.





É um engano pensarmos que esses indivíduos têm recursos suficientes para sempre desenvolverem sozinhos suas habilidades.





Alunos com altas habilidades/superdotação necessitam de uma variedade de experiências de aprendizagem enriquecedoras que estimulem seu potencial.




Estudo de caso :



C., 5ª,  série, 11 anos




Apresenta repetição de movimentos, tem Asperger. Domina a linguagem de modo muito diferenciado de seus colegas. Interessa-se por leitura, é leitor voraz. Fala muito, faz relações inéditas entre as coisas. Não tem amizades, só com um menino.


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