O que é o enriquecimento curricular, sob a ótica da Apostila "Um olhar para as Altas Habilidades" - Construindo caminhos, (que vocês podem acessar, gratuitamente através do site : http://www.christinacupertino.com.br/arquivos/Altas_habilidades.pdf e que foi organizada para a Secretária da Educação em 2.008, pela Dra. Christina Cupertino, que é a coordenadora do Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação (NPAS) do qual eu sou assessora jurídica.
O que é enriquecimento ?
O enriquecimento curricular é a abordagem educacional
pela qual se oferece à criança experiências de aprendizagem diversas das que o
currículo regular normalmente apresenta. Isso pode ser feito pelo acréscimo de
conteúdos mais abrangentes e/ou mais profundos, e/ou pela solicitação de
projetos originais.
As vantagens do enriquecimento curricular são atender
à diversidade, a cada caso, e manter o aluno no seu ambiente na maior parte do
tempo.
Como desvantagens temos o fato de que esse tipo de
programa é mais caro, pois precisa da formação de professores e material
diferenciado, além de precisar de planejamento gradativo, feito e refeito
constantemente conforme o progresso do aluno e a mudança das circunstâncias.
As adaptações curriculares, outra forma de
enriquecimento, podem assumir diferentes formas. Podem constituir-se no desenho
de um programa educacional individualizado dentro dos objetivos, conteúdos e
avaliação do currículo regular, dentro do tempo regular de escolarização. Isso
implica alterações importantes de objetivos, conteúdos, metodologia, atividades,
distribuição do tempo e avaliação. Atinge os conteúdos básicos, optativos e
transversais, e envolve não só o aluno, como seus tutores e a equipe escolar.
Podem também ser feitas de modo menos radical, com alterações mais focalizadas
e não tão abrangentes, como ampliações de alguns conteúdos de algumas
disciplinas curriculares, aprofundamento dos conteúdos e variação das
atividades. Nesse caso, as mudanças são mais superficiais, e podem ser feitas
pelos professores regulares, que têm contato cotidiano com a criança, e que
podem auxiliá-la a incrementar seus estudos.
É um engano pensarmos que esses indivíduos têm
recursos suficientes para sempre desenvolverem sozinhos suas habilidades.
Alunos com altas habilidades/superdotação necessitam
de uma variedade de experiências de aprendizagem enriquecedoras que estimulem
seu potencial.
Estudo de caso :
C., 5ª, série,
11 anos
Apresenta repetição de movimentos, tem Asperger.
Domina a linguagem de modo muito diferenciado de seus colegas. Interessa-se por
leitura, é leitor voraz. Fala muito, faz relações inéditas entre as coisas. Não
tem amizades, só com um menino.
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