Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Aceleração de série sob a ótica da Apostila " Um olhar para as Altas Habilidades"



Aceleração de série sob a ótica da Apostila "Um olhar para as Altas Habilidades" - Construindo caminhos, (que vocês podem acessar, gratuitamente através do site : http://www.christinacupertino.com.br/arquivos/Altas_habilidades.pdf e que foi organizada para a Secretária da Educação em 2.008, pela Dra. Christina Cupertino, que é a coordenadora do Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação (NPAS) do qual eu sou assessora jurídica.




Altas Habilidades : Construindo Caminhos







A aceleração é mais uma forma de flexibilizar sistemas educacionais muito cristalizados, desta vez por permitir ao aluno que pule etapas da formação regulamentar. Pode se dar de maneiras diferentes : pela entrada precoce na  escola, pela dispensa de cursos, ou pelo estabelecimento de programas de  estudos acelerados, flexíveis no ritmo, tarefas e/ou áreas de conhecimento.




Um programa que inclua flexibilização/aceleração deve proporcionar ao aluno experiências de aprendizagem usualmente oferecidas a crianças mais velhas que ele, que pode vir a cumprir o programa escolar em menor tempo ou até saltar séries.




Como vantagens da aceleração, podemos apontar o fato de poder usar recursos e professores já existentes na instituição de ensino. Essa prática também corresponde à resposta mais rápida que se pode dar diante da constatação da necessidade de atenção diferenciada a alguém com altas habilidades. O aluno mantém-se motivado diante dos estudos, por poder seguir no seu próprio ritmo.




Estudo de caso :



A equipe escolar pensou em reclassificação quando ele freqüentava a 2a série (2a para 3a série), mas não foi reclassificado, porque a equipe sentiu-se insegura em relação a essa tomada de decisão, pois o aluno poderia ser prejudicado em sua aprendizagem.



Entre as desvantagens pode estar, novamente, o sentimento de isolamento. Para preveni-lo é importante tomar alguns cuidados na avaliação, evitando privilegiar um aspecto do desenvolvimento em detrimento.




O que é aceleração ?




Diferentes formas de aceleração, segundo Freeman e Guenther (2000):




Entrada mais cedo na fase seguinte do processo educativo – desde o nível da Educação Infantil e daí para a frente.




Saltar séries escolares – promoção acima dos pares etários, um ou mais anos.



Aceleração por disciplina – freqüentar séries mais adiantadas em determinadas disciplinas. 




Classes mistas – com ampla variedade de idades e séries, de modo que os mais novos possam trabalhar com os mais velhos, e mais avançados.




Estudos paralelos – uma criança freqüentando o Ensino Fundamental ao mesmo tempo que o Ensino Médio, e assim por diante.



Estudos compactados – quando o currículo normal é completado em metade ou terça parte do tempo previsto.




Planos de estudo auto-organizados – que os alunos desenvolvem enquanto esperam o resto da classe completar o que eles já fizeram ou
aprenderam.




Além da avaliação pedagógica, para saber se o aluno já domina o conhecimento exigido para a série que vai saltar, é necessário considerar aspectos afetivos como a segurança, a auto-estima, ou o fato de ter ou não amigos, por exemplo. Nesse caso podemos analisar duas alternativas como exemplos. Numa delas, a criança é sociável e, mesmo que perca os amigos da série que está deixando, sabemos que manterá os vínculos quando possível, e que fará uma boa adaptação no novo grupo. Ou, ao contrário, ela é reservada, e não terá muitos relacionamentos em nenhum dos grupos. Nos dois casos a aceleração pode ser feita. Se nenhuma das alternativas anteriores se aplica, é preciso dar atenção especial ao processo de adaptação, analisando cuidadosamente onde se localiza a maior insatisfação, privilegiando-a.



Às vezes o ganho em estímulos e desafios intelectuais compensa a perda dos relacionamentos sociais, mas às vezes pode gerar insegurança. E sempre há a alternativa de oferecer cuidado psicológico à criança e à família, quando ocorrerem estranhamentos nessa passagem.




Um último cuidado deve ser tomado para que a promoção não resulte em uma pressão excessiva por resultados, o que pode gerar estresse.




Em resumo: como vem sendo dito até agora, temos que estar atentos para o fato de que o desenvolvimento de uma pessoa não é homogêneo, e que aptidões intelectuais, afetivas e motoras não se desenvolvem igualmente.



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