sexta-feira, 15 de novembro de 2024

SINAIS COMUNS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM CRIANÇAS E ADULTOS


 Se você notar que muitas destas características estão presentes numa pessoa (adulto ou criança), sugiro que se procure uma avaliação neuropsicológica, para investigar possível identificação de superdotação:

  • Habilidades acima da média de seus pares.

  • Desenvolvimento superior atípico em relação a pessoas de mesma faixa etária.

  • Aprendizado rápido, fácil e eficiente, especialmente no campo de sua habilidade e interesse.

  • Mais rápidos em seu raciocínio, dando respostas inesperadas e pertinentes.

  • Tem vocabulário avançado para sua idade.

  • Pode apresentar uma excelente expressão oral e/ou escrita.

  • Tem boa memória.

  • Costuma “pensar fora da caixa”.

  • Habilidade para apresentar alternativas para problemas, com flexibilidade de pensamento e ideais originais.

  • Gosta de brincadeiras de adivinhação e de resolver problemas.

  • Gosta de atividades intelectuais.

  • É curioso e sempre pergunta por quê?

  • É original em suas perguntas e modo de responder.

  • Formula boas perguntas e promove a reflexão.

  • Gosta de ler.

  • Defende suas ideias com lógica e argumentação.

  • Apresenta perfil de liderança.

  • Tem vontade de aprofundar-se nos assuntos.

  • Tem maior curiosidade e comportamento de busca espontânea pelo conhecimento.

  • Pode ser autodidata.

  • Pode ser mais independente e autônomo para fazer suas tarefas.

  • Tendência a uma boa capacidade de observação do seu entorno.

  • Persistência e concentração.

  • Costuma ouvir que “é muito esperto”.

  • Tem facilidade para generalizar aprendizados anteriores e formular novas ideias com base neles.

  • Tem interesse no convívio com pessoas de nível intelectual similar.

  • É perfeccionista e auto exigente.

  • Tem desempenho elevado qualitativamente nas atividades escolares.

  • Gosta de desafios.

  • Tem ótimo senso crítico (capacidade de análise e síntese) e de justiça.

  • Como aluno pode ser questionador e interromper as aulas com seus comentários e perguntas.

  • Pode ter habilidades artísticas (tais como música, dança, teatro, desenho, artes plásticas e outras) e esportivas.

  • Pode gostar de recitar, escrever poesias e estórias.

  • Tem interesse em entender como as coisas funcionam. Por exemplo, desmonta objetos para entender suas engrenagens.

  • Monta quebra-cabeça com muito mais peças do que esperadas para a sua idade.

  • Tem interesse em manipular números e solucionar problemas pela lógica.

  • Busca padrões nas coisas como forma de entender o mundo, sem rigidez.

Tem dúvidas sobre os direitos educacionais de crianças superdotadas?
Entre em contato e saiba mais!

Fonte: (Rzezak, Hakim e Halpern-Chalom. “Como lidar com as altas habilidades/superdotação”. Ed. Hogrefe. 2.024)



Claudia Hakim

OAB/SP 130.783

Advogada Especialista em Direito Educacional (USP)

Pós Graduada e especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada

Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade

**Contato: **claudiahakim@uol.com.br

Insta: @‌claudia_hakim

YouTube: Claudia Hakim  - Superdotação e Direito Educacional

Autora dos livros:

  • Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação, Editora Hogrefe

  • Guia prático para interessados, profissionais da educação e saúde, e familiares

Claudia Hakim, Patricia Rzezak, Marina Halpern-Chalom

Descrição:

Este livro aborda as altas habilidades/superdotação de forma abrangente e prática. Ele fornece informações detalhadas sobre como identificar, apoiar e maximizar o potencial de crianças e jovens superdotados. Os autores, renomados especialistas na área, trazem uma visão clara e baseada em evidências sobre as características, necessidades e desafios enfrentados por essa população.

Este guia essencial foi desenvolvido para ajudar pais, professores, profissionais da saúde e educadores a entender e lidar com crianças e adolescentes que possuem altas habilidades ou superdotação.

Como adquirir:

O livro pode ser adquiridos nos seguintes sites:

  1. Site: Valor do Conhecimento

  2. Site: Amazon

  3. Site: Submarino

  4. Site: Martina Fontes

  • Livro de minha autoria (Claudia Hakim): Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Editora Juruá

Como adquirir: Site da Editora Juruá Editora - Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema, Claudia Hakim (http://jurua.com.br )

No site da Amazon: Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema | http://Amazon.com.br

Dentre outros livros desta área e temática, que escrevi.

Para saber sobre a legislação aplicável aos alunos superdotados, sugiro meu e-book:

“Formas de Atendimento e a legislação aplicável aos alunos com a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade”.

📢 Clique no link abaixo e garanta o seu 👇🏼

https://chk.eduzz.com/2384229

Este e-book oferece um guia completo para pais, educadores e profissionais da área da saúde sobre quais direitos e formas de atendimento são cabíveis a este público.

🔍 O que você vai encontrar:

Legislações aplicáveis ao tema;

Formas de atendimento educacional especializado para este público;

Estratégias eficazes para apoiar alunos com Altas Habilidades/Superdotação e a Dupla Excepcionalidade;

Conhecimento especializado: Insights de Claudia Hakim, especialista em Direito Educacional e Neurociências e Psicologia Aplicada.

Contato: claudiahakim@uol.com.br

Siga-me no Instagram: @‌claudia_hakim https://www.instagram.com/claudia_hakim/

Inscreva-se no meu canal de YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCAHsLO51Trs5TxERpwtailA

Blog: Mães de Crianças Superdotadas

Mães de Crianças Superdotadas (http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com )

https://maedecriancassuperdotadas.blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário