Se você notar que muitas destas características estão presentes numa pessoa (adulto ou criança), sugiro que se procure uma avaliação neuropsicológica, para investigar possível identificação de superdotação:
Habilidades acima da média de seus pares.
Desenvolvimento superior atípico em relação a pessoas de mesma faixa etária.
Aprendizado rápido, fácil e eficiente, especialmente no campo de sua habilidade e interesse.
Mais rápidos em seu raciocínio, dando respostas inesperadas e pertinentes.
Tem vocabulário avançado para sua idade.
Pode apresentar uma excelente expressão oral e/ou escrita.
Tem boa memória.
Costuma “pensar fora da caixa”.
Habilidade para apresentar alternativas para problemas, com flexibilidade de pensamento e ideais originais.
Gosta de brincadeiras de adivinhação e de resolver problemas.
Gosta de atividades intelectuais.
É curioso e sempre pergunta por quê?
É original em suas perguntas e modo de responder.
Formula boas perguntas e promove a reflexão.
Gosta de ler.
Defende suas ideias com lógica e argumentação.
Apresenta perfil de liderança.
Tem vontade de aprofundar-se nos assuntos.
Tem maior curiosidade e comportamento de busca espontânea pelo conhecimento.
Pode ser autodidata.
Pode ser mais independente e autônomo para fazer suas tarefas.
Tendência a uma boa capacidade de observação do seu entorno.
Persistência e concentração.
Costuma ouvir que “é muito esperto”.
Tem facilidade para generalizar aprendizados anteriores e formular novas ideias com base neles.
Tem interesse no convívio com pessoas de nível intelectual similar.
É perfeccionista e auto exigente.
Tem desempenho elevado qualitativamente nas atividades escolares.
Gosta de desafios.
Tem ótimo senso crítico (capacidade de análise e síntese) e de justiça.
Como aluno pode ser questionador e interromper as aulas com seus comentários e perguntas.
Pode ter habilidades artísticas (tais como música, dança, teatro, desenho, artes plásticas e outras) e esportivas.
Pode gostar de recitar, escrever poesias e estórias.
Tem interesse em entender como as coisas funcionam. Por exemplo, desmonta objetos para entender suas engrenagens.
Monta quebra-cabeça com muito mais peças do que esperadas para a sua idade.
Tem interesse em manipular números e solucionar problemas pela lógica.
Busca padrões nas coisas como forma de entender o mundo, sem rigidez.
Tem dúvidas sobre os direitos educacionais de crianças superdotadas?
Entre em contato e saiba mais!
Fonte: (Rzezak, Hakim e Halpern-Chalom. “Como lidar com as altas habilidades/superdotação”. Ed. Hogrefe. 2.024)
Claudia Hakim
OAB/SP 130.783
Advogada Especialista em Direito Educacional (USP)
Pós Graduada e especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada
Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade
**Contato: **claudiahakim@uol.com.br
Insta: @claudia_hakim
YouTube: Claudia Hakim - Superdotação e Direito Educacional
Autora dos livros:
Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação, Editora Hogrefe
Guia prático para interessados, profissionais da educação e saúde, e familiares
Claudia Hakim, Patricia Rzezak, Marina Halpern-Chalom
Descrição:
Este livro aborda as altas habilidades/superdotação de forma abrangente e prática. Ele fornece informações detalhadas sobre como identificar, apoiar e maximizar o potencial de crianças e jovens superdotados. Os autores, renomados especialistas na área, trazem uma visão clara e baseada em evidências sobre as características, necessidades e desafios enfrentados por essa população.
Este guia essencial foi desenvolvido para ajudar pais, professores, profissionais da saúde e educadores a entender e lidar com crianças e adolescentes que possuem altas habilidades ou superdotação.
Como adquirir:
O livro pode ser adquiridos nos seguintes sites:
Site: Valor do Conhecimento
Site: Amazon
Site: Submarino
Site: Martina Fontes
Livro de minha autoria (Claudia Hakim): Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Editora Juruá
Como adquirir: Site da Editora Juruá Editora - Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema, Claudia Hakim (http://jurua.com.br )
No site da Amazon: Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema | http://Amazon.com.br
Dentre outros livros desta área e temática, que escrevi.
Para saber sobre a legislação aplicável aos alunos superdotados, sugiro meu e-book:
“Formas de Atendimento e a legislação aplicável aos alunos com a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade”.
📢 Clique no link abaixo e garanta o seu 👇🏼
Este e-book oferece um guia completo para pais, educadores e profissionais da área da saúde sobre quais direitos e formas de atendimento são cabíveis a este público.
🔍 O que você vai encontrar:
Legislações aplicáveis ao tema;
Formas de atendimento educacional especializado para este público;
Estratégias eficazes para apoiar alunos com Altas Habilidades/Superdotação e a Dupla Excepcionalidade;
Conhecimento especializado: Insights de Claudia Hakim, especialista em Direito Educacional e Neurociências e Psicologia Aplicada.
Contato: claudiahakim@uol.com.br
Siga-me no Instagram: @claudia_hakim https://www.instagram.com/claudia_hakim/
Inscreva-se no meu canal de YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCAHsLO51Trs5TxERpwtailA
Blog: Mães de Crianças Superdotadas
Mães de Crianças Superdotadas (http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com )
Nenhum comentário:
Postar um comentário