Fonte : http://www.mensa.com.br/pagina/muito-inteligentes-superdotados-genios
Definição
de Muito Inteligente
É
geralmente aceito que "muito Inteligente" (em inglês: very bright) é
a pessoa que em um teste de QI reconhecido obtêm um resultado superior a 95% da
população em geral, ou seja, dentro dos 5% superiores. A Mensa optou por
selecionar quem está nos 2% superiores. Esse número não é totalmente
arbitrário, estudos estatísticos mostram que há uma diferença mensurável de
comportamento entre os 2% superiores e os 2% seguintes. Outras organizações do
gênero optam por outras classificações. (bibliografia: Constituição da Mensa
International e livro The Bell Curve - Hernstein & Murray - Free Press
1994)
Definição
de Superdotado
Segundo
as diretrizes básicas para a ação do Centro Nacional de Educação Especial, são
consideradas superdotadas e talentosas as que apresentam notável desempenho
e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou
combinados:
- capacidade intelectual superior
- aptidão acadêmica específica
- pensamento criador ou produtivo
- capacidade de liderança
- talento
especial para artes visuais, artes dramáticas e música
- capacidade psicomotora
Tuttle
e Becker descreveram cada uma dessas áreas de superdotação:
Habilidade
intelectual geral:
esta categoria inclui indivíduos que demonstrem características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional
de observação,
habilidades para abstrair, atitude de questionamento e habilidades de pensamento associativo.
Talento
acadêmico:
esta área inclui os alunos que apresentam um desempenho excepcional na escola, que se saem muito bem em testes de
conhecimento e que demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.
Habilidades
de pensamento criativo e produtivo: esta área inclui estudantes que apresentam idéias originais e que são capazes de perceber de muitas
formas diferentes um determinado tópico.
Liderança: inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou
acadêmicos de um grupo.
Artes
visuais e cênicas:
engloba os alunos que apresentam habilidades
superiores para pintura, escultura, desenho, filmagem, dança, canto, teatro e
para tocar instrumentos musicais.
Habilidades
psicomotoras:
engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas,
incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias
para determinadas tarefas, e habilidades mecânicas. (texto retirado do livro Psicologia e Educação
do Superdotado - Eunice Soriano Alencar - E.P.U. 1986)
Características
dos superdotados:
Esta
é uma pequena lista de características típicas do superdotado. Existem outras
características que não foram citadas, principalmente as ligadas à superdotação
artística e psicomotora, por haver menos pesquisas nestas áreas. É importante
lembrar que nem todos os superdotados apresentam todas as características
citadas na lista.
segundo Tuttle e Becker,
1983:
- É curioso.
- É
persistente no empenho de satisfazer os seus interesses e questões.
- É crítico
de si mesmo e dos outros.
- Tem senso
de humor altamente desenvolvido.
- Não é
propenso a aceitar afirmações, respostas ou avaliações superficiais.
- Entende
com facilidade princípios gerais.
- Tem
facilidade em propor muitas idéias para um estímulo específico.
- É sensível
a injustiças tanto no nível pessoal como no social.
- É líder em
várias áreas.
- Vê
relações entre idéias aparentemente diversas.
Segundo Gowan e Torrance, 1971:
- Reage
positivamente a elementos novos, estranhos e misteriosos de seu ambiente.
- Persiste
em examinar e explorar estímulos com o objetivo de conhecer melhor a
respeito deles.
- Gosta de
investigar, faz muitas perguntas.
- Apresenta
uma forma original de resolver problemas, propondo muitas vezes soluções
inusitadas.
- É
independente, individualista e auto-suficiente.
- Tem grande
imaginação e fantasia.
- Vê relações entre objetos.
- Tem sempre muitas idéias.
- Prefere
idéias complexas, irrita-se com a rotina.
- Pode
ocupar seu tempo de forma produtiva, sem ser necessária uma estimulação
constante pelo professor.
(texto
retirado do livro Psicologia e Educação do Superdotado - Eunice Soriano Alencar
- E.P.U. 1986)
Nenhum comentário:
Postar um comentário