sábado, 8 de fevereiro de 2014

Definições e características: muito inteligentes e superdotados

Fonte : http://www.mensa.com.br/pagina/muito-inteligentes-superdotados-genios


Definição de Muito Inteligente

É geralmente aceito que "muito Inteligente" (em inglês: very bright) é a pessoa que em um teste de QI reconhecido obtêm um resultado superior a 95% da população em geral, ou seja, dentro dos 5% superiores. A Mensa optou por selecionar quem está nos 2% superiores. Esse número não é totalmente arbitrário, estudos estatísticos mostram que há uma diferença mensurável de comportamento entre os 2% superiores e os 2% seguintes. Outras organizações do gênero optam por outras classificações. (bibliografia: Constituição da Mensa International e livro The Bell Curve - Hernstein & Murray - Free Press 1994)

Definição de Superdotado

Segundo as diretrizes básicas para a ação do Centro Nacional de Educação Especial, são consideradas superdotadas e talentosas as que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:

  • capacidade intelectual superior
  • aptidão acadêmica específica
  • pensamento criador ou produtivo
  • capacidade de liderança
  • talento especial para artes visuais, artes dramáticas e música
  • capacidade psicomotora

Tuttle e Becker descreveram cada uma dessas áreas de superdotação:

Habilidade intelectual geral: esta categoria inclui indivíduos que demonstrem características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitude de questionamento e habilidades de pensamento associativo.

Talento acadêmico: esta área inclui os alunos que apresentam um desempenho excepcional na escola, que se saem muito bem em testes de conhecimento e que demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Habilidades de pensamento criativo e produtivo: esta área inclui estudantes que apresentam idéias originais e que são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

Liderança: inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo.

Artes visuais e cênicas: engloba os alunos que apresentam habilidades superiores para pintura, escultura, desenho, filmagem, dança, canto, teatro e para tocar instrumentos musicais.

Habilidades psicomotoras: engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas, e habilidades mecânicas. (texto retirado do livro Psicologia e Educação do Superdotado - Eunice Soriano Alencar - E.P.U. 1986)


Características dos superdotados:

Esta é uma pequena lista de características típicas do superdotado. Existem outras características que não foram citadas, principalmente as ligadas à superdotação artística e psicomotora, por haver menos pesquisas nestas áreas. É importante lembrar que nem todos os superdotados apresentam todas as características citadas na lista.

segundo Tuttle e Becker, 1983:
  • É curioso.
  • É persistente no empenho de satisfazer os seus interesses e questões.
  • É crítico de si mesmo e dos outros.
  • Tem senso de humor altamente desenvolvido.
  • Não é propenso a aceitar afirmações, respostas ou avaliações superficiais.
  • Entende com facilidade princípios gerais.
  • Tem facilidade em propor muitas idéias para um estímulo específico.
  • É sensível a injustiças tanto no nível pessoal como no social.
  • É líder em várias áreas.
  • Vê relações entre idéias aparentemente diversas.

Segundo Gowan e Torrance, 1971:

  • Reage positivamente a elementos novos, estranhos e misteriosos de seu ambiente.
  • Persiste em examinar e explorar estímulos com o objetivo de conhecer melhor a respeito deles.
  • Gosta de investigar, faz muitas perguntas.
  • Apresenta uma forma original de resolver problemas, propondo muitas vezes soluções inusitadas.
  • É independente, individualista e auto-suficiente.
  • Tem grande imaginação e fantasia.
  • Vê relações entre objetos.
  • Tem sempre muitas idéias.
  • Prefere idéias complexas, irrita-se com a rotina.
  • Pode ocupar seu tempo de forma produtiva, sem ser necessária uma estimulação constante pelo professor.

(texto retirado do livro Psicologia e Educação do Superdotado - Eunice Soriano Alencar - E.P.U. 1986)

Nenhum comentário:

Postar um comentário