A Superdotação caracteriza-se por um desenvolvimento intelectual acima da média, podendo representar especificidades em diversos campos do conhecimento.
Fonte : http://www.brasilescola.com/psicologia/superdotacao-intelectual.htm
O desenvolvimento de uma habilidade significativamente superior a da média da população marca a Superdotação
O que é Superdotação Intelectual?
A Superdotação Intelectual é caracterizada
pelo desenvolvimento de uma habilidade significativamente superior a da média
da população em alguma das áreas do conhecimento, podendo se destacar em
atividades como: acadêmicas, criativas, de liderança, artísticas, psicomotoras
ou de motivação. O sujeito da Superdotação é conhecido como superdotado,
talentoso ou portador de altas habilidades. Existem ainda outras
caracterizações, como precocidade, prodígio e genialidade.
Uma criança superdotada é um gênio?
Existem diferentes gradações para o
fenômeno da Superdotação intelectual. Entre elas, destacamos a precocidade, o
prodígio e a genialidade que, podem ser descritas da seguinte forma:
Precocidade: aplica-se a
crianças que desenvolvem certa habilidade de maneira prematura, anterior ao
tempo previsto para a grande maioria das crianças, o que pode acontecer em
qualquer área do conhecimento como música, literatura, matemática ou linguagem.
Prodígio: o termo
“Criança Prodígio” é empregado para o desenvolvimento de alguma característica
rara ou extrema, que não se enquadraria no curso normal do desenvolvimento
natural. O exemplo mais usado é o pianista Wolfgang Amadeus Mozart que começou
a tocar piano com apenas três anos de idade.
Genialidade: é o termo
reservado para pessoas cuja habilidade gerou contribuições extraordinárias para
a história da humanidade. É o caso de estudiosos como Einstein, Gandhi, Freud,
Portinari e do próprio Mozart.
Nos três casos, tratamos de pessoas que
podemos dizer terem sido dotadas de altas habilidades, ou superdotadas.
Como é feito o diagnóstico da
Superdotação?
Ao longo dos anos, inúmeras propostas
foram desenvolvidas para avaliação e diagnóstico da Superdotação intelectual,
baseadas em testes de inteligência, avaliação de padrões comportamentais e de
condições de desenvolvimento. Para alguns autores, existem três condições
fundamentais para o diagnóstico: habilidade acima da média, comprometimento com
a tarefa e criatividade. Outros autores defendem propostas multidisciplinares
para o desenvolvimento de um diagnóstico e de propostas interventivas.
Existem características específicas da
Superdotação Intelectual?
Cada criança é diferente e reage de
forma diferente aos estímulos tanto em casa quanto na escola. Apesar disso,
alguns aspectos podem ser evidenciados na interação com indivíduos
superdotados, como:
- precocidade no desenvolvimento de
habilidades físicas precoces (sentar, andar, falar), no reconhecimento de seus
cuidadores, na aquisição da linguagem, no conhecimento verbal e na leitura;
- alto grau de curiosidade intelectual
(elaboração de perguntas mais sofisticadas) e persistência para obter
respostas;
- aprendizagem rápida, com instruções
mínimas;
- sensibilidade desenvolvida;
- altos níveis de energia (o que muitas
vezes pode levar a ser diagnosticado como Hiperativo);
- preferência por brincadeiras
individuais ou por interação com pessoas mais velhas;
- raciocínio lógico e abstrato bastante
desenvolvido;
- interesse por temas e discussões
filosóficas, morais e sociais.
Quais são os problemas enfrentados por
sujeitos superdotados?
Apesar de parecer que os sujeitos
superdotados são extremamente adaptados e que, portanto, estariam livres de
problemas de socialização e compreensão, algumas dificuldades podem surgir ao
longo da vida, entre elas, podemos destacar: perfeccionismo; hipersensibilidade
do sistema nervoso; resistência a interrupções e mudanças na rotina;
impaciência com detalhes; pensamentos divergentes em relação aos dos colegas,
que podem gerar discriminação ou inconformismo; pouca dedicação ou desinteresse
por novas formas de resolução de problemas, gerando baixo rendimento acadêmico;
repulsa por estruturas rígidas de aula; rebeldia e oposição às pressões
sociais; sarcasmo exacerbado.
Como saber mais?
O tema da Superdotação Intelectual
demanda discussões aprofundadas, que têm sido realizadas com êxito ao longo dos
anos. Em decorrência disso, a legislação brasileira tem destaque nas medidas
educativas para sujeitos com altas habilidades. Entre as cartilhas de leitura
indicadas, está o material “A Construção de Práticas Educacionais para Alunos
com Altas Habilidades / Superdotação”, desenvolvido pelo Ministério
da Educação e pela Secretaria de Educação Especial, que é extremamente rica nas
descrições e propostas interventivas.
Para iniciar discussões, alguns exemplos
midiáticos também podem ser interessantes. O seriado “Parenthood” conta a história da família Braverman
que tem, entre seus entes, uma criança superdotada (Sydney Graham). Apesar de
aparecer em poucos episódios, Sydney apresenta comportamentos marcantes e podem
servir como ilustração para discussões.
Juliana Spinelli Ferrari
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em psicologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista
Curso de psicoterapia breve pela FUNDEB - Fundação para o Desenvolvimento de Bauru
Mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP - Universidade de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário