Extraído do site do Jornal A Folha
de São Paulo : http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1189887-colegios-apostam-em-unidades-de-elite-e-disparam-no-ranking.shtml
Colégios apostam em unidades de elite e disparam no ranking
FÁBIO TAKAHASHI
ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO
A lista de melhores
colégios no Enem 2011 possui escolas privadas que criaram unidades só com os
melhores alunos. E
muitas só surgiram depois que o MEC passou a divulgar as notas por escola.
Educadores dizem que os
colégios têm criado artifícios para melhorar no ranking e, assim, a análise
fica prejudicada, pois os melhores colégios não estão disponíveis a qualquer
estudante.
Já os colégios dizem
que há ganho no ensino ao se juntar estudantes com grande desempenho acadêmico.
Entre as 20 melhores
escolas do país, ao menos três privadas que foram criadas após o início do
ranking dizem fazer seleção de alunos. São elas: Integrado Objetivo(SP), Elite
do Vale do Aço (MG) e Motivo-Unidade 2 (PE) --estas duas começaram no início do
ano passado.
"Quem faz isso
[criar unidades para bons estudantes] não está preocupado em construir uma
escola, que precisa contar com todos os perfis de alunos. Eles querem fazer um
ranking mercadológico, então criam isso para dizer 'Olha, fomos bem'",
afirmou Madalena Guasco Peixoto, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP.
"É a pressão da
divulgação do resultado do Enem sobre as escolas, principalmente as privadas.
Elas então disputam mercado, adotam estratégias para se destacar", disse
Ocimar Munhoz Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP.
ELITE INTELECTUAL
Responsável pela rede
Objetivo (cuja unidade Integrada foi a melhor do país), João Carlos Di Genio diz que há
entrevistas com candidatos para selecionar o que pode formar uma "elite
intelectual". Afirma
ainda que não há prova.
"Investimos
principalmente na parcela que vai de 3% a 5% da população, que tem capacidade
privilegiada de aprendizado, para que ela não deixe o Brasil", disse.
"Observando a
concorrência, vimos que colégios que estavam nos primeiros lugares faziam
seleção", afirmou Eduardo Belo, do Motivo (19º). O ensino da unidade top,
diz Belo, é o mesma que a da outra (1.116ª).
Colaboraram ANDRESSA
TAFFAREL, MIGUEL MARTINS, RAYANNE AZEVEDO
e VALMAR HUPSEL FILHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário