Muitas famílias acreditam que a superdotação, por si só, garante acesso a terapias custeadas por planos de saúde ou decisões judiciais.
Mas isso não é o que a legislação prevê.
Sem CID, não há fundamento legal para exigir terapias como tratamento de saúde exclusivamente com base na superdotação.
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Deficiências (PCD)
Outros transtornos com CID específico
Eles têm direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), no âmbito educacional, e não terapêutico.
Identificação adequada
Atendimento Educacional Especializado
Enriquecimento curricular
Aceleração de estudos, quando indicada
Inclusão escolar com estratégias pedagógicas específicas
Tudo isso previsto na LDB e nas políticas de educação especial.
TEA
Deficiência
Outro transtorno com diagnóstico médico
➡️ As terapias devem ser fundamentadas no CID correspondente, e não na superdotação.
É o laudo médico que define a base legal para o direito às terapias.
Cada condição exige fundamento técnico e legal próprio.
Misturar esses conceitos enfraquece a proteção jurídica da criança.
Siga este perfil para compreender, com clareza jurídica, os direitos de alunos com superdotação, TEA e deficiência, e saber como agir corretamente diante da escola, do plano de saúde e do Judiciário.

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