Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Primeiros Passos na Escola: Direitos, Deveres e Dicas para Pais e Educadores


 Início do Ano Letivo e Adaptação Escolar Com o início do ano letivo, muitos alunos estão ingressando na vida escolar pela primeira vez, enquanto outros estão mudando de escola. Esse período de transição pode gerar dúvidas sobre a adaptação desses estudantes. Vamos conversar sobre esse tema? Compartilharei alguns conteúdos que elaborei para esclarecer dúvidas tanto do ponto de vista legal quanto psicológico.

Com o início do ano letivo, muitos alunos estão ingressando na vida escolar pela primeira vez, enquanto outros estão mudando de escola. Esse período de transição pode gerar dúvidas sobre a adaptação desses estudantes. Vamos conversar sobre esse tema? Compartilharei alguns conteúdos que elaborei para esclarecer dúvidas tanto do ponto de vista legal quanto psicológico.

A escola é obrigada a permitir que os pais permaneçam nas dependências escolares durante o período de adaptação?

Não há uma legislação específica que obrigue as escolas a permitir a presença dos pais no ambiente escolar durante o período de adaptação. No entanto, para alunos da Educação Infantil, é altamente recomendável que a instituição implemente um programa de adaptação escolar progressivo. Esse processo pode incluir a presença dos pais nos primeiros dias até que a criança se sinta segura e confortável para permanecer sozinha.

Na prática, muitas escolas adotam políticas que incentivam a participação dos pais nesse momento inicial, reconhecendo a importância do apoio familiar para uma transição mais tranquila. Por isso, é essencial que os responsáveis verifiquem as diretrizes da escola e conversem com a equipe pedagógica para alinhar expectativas e estratégias de adaptação.

No caso de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou deficiência, a abordagem dependerá do grau de necessidade de cada estudante. Em situações que exigem maior suporte, a escola pode precisar disponibilizar cuidadores ou monitores individuais. Nesse caso, há respaldo legal no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146/2015 — LBI), que garante o direito a esse acompanhamento específico para alunos com TEA e outras deficiências.

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Claudia Hakim

OAB/SP 130.783

Advogada Especialista em Direito Educacional (USP)

Pós-Graduada e especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada

Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade

**Contato: **claudiahakim@uol.com.br

Insta: @‌claudia_hakim

YouTube: Claudia Hakim  - Superdotação e Direito Educacional

Autora dos livros:

  • Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação, Editora Hogrefe

  • Guia prático para interessados, profissionais da educação e saúde, e familiares

Claudia Hakim, Patricia Rzezak, Marina Halpern-Chalom

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Este guia essencial foi desenvolvido para ajudar pais, professores, profissionais da saúde e educadores a entender e lidar com crianças e adolescentes que possuem altas habilidades ou superdotação.

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  1. Site: Valor do Conhecimento

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  • Livro de minha autoria (Claudia Hakim): Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Editora Juruá

Como adquirir: Site da Editora Juruá Editora - Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema, Claudia Hakim (http://jurua.com.br )

No site da Amazon: Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema | http://Amazon.com.br

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Contato: claudiahakim@uol.com.br

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Blog: Mães de Crianças Superdotadas

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