Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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terça-feira, 16 de janeiro de 2024

10 motivos e benefícios que a aceleração de série pode trazer para os alunos superdotados


1.
A aceleração de série é a intervenção mais eficaz nos planos de estudos de alunos Superdotados.

2. Para estudantes brilhantes, aceleração é benéfica a longo prazo, e traz efeitos acadêmicos e sociais.

3. A aceleração é praticamente uma intervenção sem custos.

4. Superdotados tendem a ser mais maduros em termos sociais e emocionais do que outras crianças de sua idade. Para muitos estudantes, a aceleração de série fornece uma melhor correspondência de maturidade pessoal com colegas de classe.

5. Quando é oferecido, aos alunos brilhantes, um currículo desenvolvido para pares da sua idade, eles podem se aborrecer, sentirem-se tristes e se cansarem da aprendizagem.

6. Provas, principalmente acima do nível (desenvolvidos para os alunos mais velhos), têm grande eficiência para identificar os alunos que poderiam se beneficiar da aceleração de série.

7. O ingresso precoce na escola é uma excelente opção tanto academicamente e socialmente para alguns talentosos estudantes. Crianças pequenas com capacidades superiores, que se matriculam na escola antecipadamente, geralmente se adaptam com mais facilidade aos seus colegas mais velhos.

8. Alunos SD que ingressam mais cedo na faculdade, experimentam êxito acadêmico, a curto e a longo prazo, o que leva a um sucesso a longo prazo no trabalho, além de satisfação pessoal.

9. Muitos educadores têm sido negativos à prática de aceleração, apesar da abundante evidência e pesquisa sobre o seu sucesso e viabilidade. Aqui, faz-se um comentário de que, no Brasil, apesar de clara legislação existente a este respeito e pesquisas científicas internacional e nacional, ainda se encontra muita resistência, por parte das escolas, diretorias de ensino e Secretaria da Educação para a efetivação da aceleração de série.

10. Para promover uma grande mudança na percepção de aceleração de série, Colangelo et al. (2009) sugerem usar de todas as formas e catalisadores existentes para que esta mudança ocorra: leis, tribunais, normas administrativas e iniciativas profissionais.

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Claudia Hakim é advogada especialista em Direito Educacional e Neurocientista

e-mail: claudiahakim@uol.com.br

Insta: @claudia_hakim

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