Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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domingo, 1 de outubro de 2023

O papel dos pais de crianças superdotadas

 



São os pais das crianças superdotadas, no mais das vezes, que vão atrás de informações sobre como podem ajudar seus filhos. De um lugar ou profissional para que seus filhos sejam devidamente avaliados. Que fazem de tudo para convencer a escola de que aquela criança é, de fato, diferente e esta diferença tem um nome: superdotação! E mostrar que esta superdotação está comprovada através de um laudo de avaliação neuropsicológica. E que este laudo fala que a escola tem que aplicar alguma proposta pedagógica diferente para este aluno, que pode ser a elaboração de um PEI, a frequência do aluno nos NAAH’s, ou na sala de recursos, ou que a escola tem que aplicar a seu filho um enriquecimento curricular ou a que seu filho precisa ser acelerado de série. Esta é a realidade dos pais de crianças superdotadas e não deveria ser assim. A identificação e o atendimento educacional especializado deveria partir das próprias escolas. (Extraído do livro “Superdotação e Dupla Excepcionalidade”, Claudia Hakim, Ed. Juruá, 2.016)

 

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