Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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sexta-feira, 31 de maio de 2019

Projeto que 'oficializa' programa Decolar é aprovado em São José dos Campos



Medida visa, de acordo com a gestão Felicio, garantir que programa continue em outros governos; iniciado em 2007, com Cury, o Decolar acabou descontinuado por Carlinhos
Vai virar lei. Decolar foi implantado em 2007 e retomado em 2018
Da redação@jornalovale | @jornalovale
A Câmara de São José dos Campos aprovou nessa quinta-feira, por unanimidade, o projeto do prefeito Felicio Ramuth (PSDB) que visa oficializar, em lei, a criação do Decolar (Programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento), que ajuda no desenvolvimento do potencial de alunos considerados superdotados na rede municipal.
Segundo vereadores governistas, a medida vai garantir que o programa não seja abandonado pelas próximas gestões. O Decolar foi implantado em 2007, na gestão Eduardo Cury (PSDB). Em 2012, quando terminou o governo tucano, o programa atendia cerca de 400 estudantes.
O Decolar acabou descontinuado a partir de 2013, na gestão Carlinhos Almeida (PT), que transferiu o atendimento aos alunos superdotados para o Centro de Atendimento Educacional Especializado em Dotação. O programa só foi retomado em 2018, no segundo ano do governo Felicio. "A aprovação do projeto possibilitará a continuidade perene pelas administrações e o aprimoramento do trabalho que já vem sendo desenvolvido na rede de ensino municipal", alegou a prefeitura.
O governo Felicio prevê ampliar em 230% o orçamento em 2020 para o Decolar. Esse ano, a verba para o programa é de R$ 30 mil. Para 2020 e também 2021, a gestão tucana prevê orçamento de R$ 100 mil.
Com o aumento, um dos objetivos é ampliar o número de alunos atendidos. Atualmente são 157 estudantes de 6º e 7º ano do fundamental. A meta é ampliar o número de alunos em 40% a cada ano, chegando a 500 estudantes do 6ª ao 9º ano em quatro anos.
Segundo o governo Felicio, a ampliação da verba também "possibilitará investimentos em pesquisas, formação para os gestores pedagógicos do projeto, aquisição de materiais para as atividades e trabalho com os alunos em campo".

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