Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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quarta-feira, 29 de maio de 2019

Aceleração de série : Na dúvida sobre acelerar seu filho de série, estude sobre o tema. Aqui no meu blog, indico 3 referências bibliográficas que comprovam, cientificamente, os benefícios da aceleração de série


As pessoas tendem a pensar que a aceleração de série pode queimar etapas na vida de uma criança. Mas, não pensam nos prejuízos que está criança superdotada pode ter, se conviver numa série aquém de seu nível e porencial cognitivo e com pessoas mais imaturas do que ela.

No caso dos meus dois filhos superdotados intelectual e academicamente, o nível de maturidade deles era além do de suas turmas etárias. Claro que não dá pra generalizar. Cada caso de criança superdotada é um caso e deve ser individualizado. 

Existem muitos estudos acadêmicos sobre crianças Superdotadas que foram aceleradas de série e os benefícios quantitativos e qualitativos desta aceleração de série.

Para os pais que estão com dúvidas sobre a aceleração de série, que é uma proposta pedagógica prevista no artigo 59 da Lei de Diretrizes Básicas da Educação, para os alunos superdotados (que apresentem QI total acima de 130 pontos no teste de inteligência WIsc IV ou no SON R), com notório desempenho acadêmico e maturidade para ser acelerado de série (então, atenção a estes 3 critérios prudentes em caso de aceleração de série), sugiro que pesquisem a respeito na literatura científica, que foi o que eu fiz, quando tive dúvidas sobre acelerar meus filhos de série. Me apoiei em pesquisas e referências bibliográficas e nelas encontrei a minha resposta e segurança. 

Quando bem indicada; ou seja, quando ela atende aos critérios que mencionei acima : a) QI total acima de 130 pontos no teste de inteligência aplicado pelo neuropsicólogo; b) quando o aluno demonstrar notório (excelente) desempenho acadêmico, através de seus relatórios escolares e boletins e c) quando ele tiver maturidade para ser acelerado de série (atestada ou pela escola ou pela psicóloga que avaliou a criança), a aceleração de série é uma excelente estratégia e forma de atendimento aos alunos superdotados.

Eu tive esta maravilhosa experiência com os meus dois filhos, que são superdotados e que foram acelerados de série e também com os mais de 100 (cem) clientes meus que passaram por esta experiência.

Como indicação e referência bibliografica, indico o estudo feito pela Dra. Renata Rodrigues Maia-Pinto e nos EUA, dois estudos feitos por Nicholas Colangelo, que é o papa da aceleração de série, chamados Uma nação enganada (Nation Deceived) e uma nação Empoderada e um artigo científico da Dra. Zenita Guenther, cujos links de acesso seguem abaixo :

1 - Artigo sobre os benefícios quantitativos e qualitativos da aceleração de série em crianças Superdotadas, da Dra. Renata Maia Pinto:



2  - A Nation Deceived, de Nicholas Colangelo (manual sobre aceleração de série) :


A Nation Deceived: How Schools Hold Back America's Brightest Students is The Templeton National Report on Acceleration, a report which was published in 2004 and edited by Nicholas Colangelo, Susan G. Assouline, and Miraca Gross. This report argues for the academic acceleration of qualified gifted and talented students,[1] based on the results of studies on outcomes of accelerating and not accelerating high-achieving students.[2]Despite the evidence that acceleration is a beneficial practice when implemented correctly, many teachers and parents are reluctant to accelerate students. The report presents the research on acceleration in an effort to increase the number of students who have access to acceleration. 

The report is divided into two parts: Volume I, which summarizes the research and provides an introduction to acceleration as an academic intervention for gifted students; and Volume II, an edited volume that provides a more detailed overview of relevant research studies.

The success of A Nation Deceived led to the creation of the Acceleration Institute (formerly the Institute for Research and Policy on Acceleration), which is dedicated to the study and support of educational acceleration for academically talented students.

A Nation Empowered, a follow-up to A Nation Deceived, was published in 2015. It expands upon findings of the original report and incorporates research that has emerged since publication of A Nation Deceived.
Artigo acadêmico produzido pela Dra. Zenita Guenther:


Aceleração, ritmo de produção e trajetória escolar: desenvolvendo o talento acadêmico
Zenita C. Guenther

Resumo

A distribuição da escolaridade em anos letivos, sequencialmente trancados entre si, cria condições de aprendizagem e convivência nefastas aos alunos cuja capacidade e produção mental é superior à média dos pares etários. Aceleração é um meio utilizado para permitir que esses alunos avancem com currículo em menos tempo que o previsto pelos documentos legais, e possam caminhar pela seriação escolar, independente da idade mínima estabelecida pelos sistemas. A grande perplexidade é que, mesmo sendo um dos temas mais estudados pela área da Educação, e da Educação Especial para dotados e talentosos, os resultados da pesquisa científica não têm tido qualquer impacto na prática educativa, permanecendo férrea resistência a essa medida, nos meios escolares. O presente artigo discute a temática da aceleração vista como meio para desenvolver o talento acadêmico, também a expressão da inteligência, com domínio de capacidade, que tem sido mais e talvez melhor estudada, na área de dotação e talento.

SOBRE O AUTOR
Zenita C. Guenther
PALAVRAS-CHAVE
Altas Habilidades/SuperdotaçãoAutismo Deficiência Deficiência intelectual Education EducaçãoEducação Especial Educação Especial. Educação InclusivaEducação especial Educação inclusiva Formação de professores InclusionInclusão Inclusão EscolarInclusão escolar School Inclusion School inclusionSpecial EducationSpecial Education. Special education

Capa > Revista Educação Especial, v. 22, n. 35, set./dez. 2009 >Guenther
Aceleração, ritmo de produção e trajetória escolar: desenvolvendo o talento acadêmico
Zenita C. Guenther

Resumo

A distribuição da escolaridade em anos letivos, sequencialmente trancados entre si, cria condições de aprendizagem e convivência nefastas aos alunos cuja capacidade e produção mental é superior à média dos pares etários. Aceleração é um meio utilizado para permitir que esses alunos avancem com currículo em menos tempo que o previsto pelos documentos legais, e possam caminhar pela seriação escolar, independente da idade mínima estabelecida pelos sistemas. A grande perplexidade é que, mesmo sendo um dos temas mais estudados pela área da Educação, e da Educação Especial para dotados e talentosos, os resultados da pesquisa científica não têm tido qualquer impacto na prática educativa, permanecendo férrea resistência a essa medida, nos meios escolares. O presente artigo discute a temática da aceleração vista como meio para desenvolver o talento acadêmico, também a expressão da inteligência, com domínio de capacidade, que tem sido mais e talvez melhor estudada, na área de dotação e talento.

Palavras-chave: Aceleração. Ritmo. Trajetória escolar.

Palavras-chave

Acceleration; Rythms; School trajectory.

CONTATO:

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

ISSN eletrônico: 1984-686X
Qualis/Capes: Educação A2

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