Faça o teste com as 20 principais características
Extraído do site : https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/bom-jesus/guia-dos-pais/noticia/veja-se-o-seu-filho-tem-altas-habilidades.ghtml
Por Bom
Jesus
22/11/2017
13h42 Atualizado 22/11/2017 13h42
As crianças com as chamadas altas habilidades geralmente manifestam
diferenças no desenvolvimento ainda em idade pré-escolar. No entanto, nem
sempre as características manifestadas nessa fase permanecem quando a criança
cresce. Então, como saber se existe mesmo algo diferente e que merece um
acompanhamento? De acordo com Mônica Munhoz da Rocha, gestora do Bom Jesus –
Modalidade de Educação Especial, as crianças com superdotação podem
demonstrar maior facilidade nas áreas da linguagem, na socialização ou
desempenho escolar superior.
Existem outros sinais:
1.
Vocabulário superior ao esperado para a idade.
2.
Nível de leitura acima da média do grupo.
3.
Observação acurada.
4.
Raciocínio incomum.
5.
Disposição de liderança.
6.
Relacionamento aberto e receptivo.
7.
Sensibilidade aos sentimentos dos outros.
8.
Atenção prolongada e centrada nos assuntos de seu interesse.
9.
Grande curiosidade a respeito de objetos, situações ou eventos.
10. Tendência a começar sozinha as atividades e a dar prosseguimento nos
interesses individuais.
11. Originalidade de expressão oral e escrita, com constantes respostas
diferentes, individuais e não estereotipadas.
12.
Talento incomum para expressão em artes, como teatro, música, desenho,
dança.
13. Habilidade para apresentar alternativas, respostas e soluções para
problemas difíceis ou complexos.
14.
Facilidade de decisão.
15.
Gosto por correr risco em várias atividades.
16. Habilidade de encontrar relações entre fatos, informações ou conceitos
aparentemente não relacionados.
17.
Aborrecimento fácil com a rotina.
18.
Espírito crítico, capacidade de análise e síntese.
19.
Desinteresse por regulamentos e normas.
20.
Gosto pela investigação e pela proposição de muitas perguntas.
De acordo com a gestora, apesar de ser possível identificar as
altas habilidades, é importante não generalizar. “As crianças
são diferentes, únicas. Por esse motivo, nem sempre apresentam todas as
características apontadas nos superdotados. Alguns podem ter desempenho
significativo em algumas áreas, na média ou inferior em outras, dependendo do
tipo de altas habilidades”, conta Mônica.
A maioria dos pais percebe as altas habilidades antes que a criança
complete cinco anos. O ideal é procurar um psicólogo experiente no assunto, que
poderá fazer testes psicométricos e uma avaliação neuropsicológica para
identificar se as potencialidades estão realmente acima da média de outras
crianças. O profissional deve fazer, também, escalas de características,
questionários, observação do comportamento, sondagens do rendimento e
desempenho escolar, entrevistas com familiares e professores.
Para lidar com uma criança superdotada em casa, os pais devem ajudar no
desenvolvimento psicológico saudável e proporcionar um ambiente que estimule
continuamente as capacidades intelectuais da criança. Aos pais cabe, também,
aceitar falhas e ajudar a criança a enfrentar dificuldades de qualquer ordem.
Isso significa evitar a supervalorização e as expectativas quanto ao desempenho
da criança, pois ela, normalmente, já é muito exigente.
Já na escola, os educadores precisam estimular a construção do
conhecimento por meio de aprendizado voltado para a ampliação de conceito, que
valoriza a responsabilidade, o espírito de equipe, a ética, o respeito, a
cidadania e práticas educativas que desenvolvam a curiosidade, a capacidade
criadora, a socialização e o raciocínio lógico. “É primordial que o aluno com
altas habilidades/superdotação se desenvolva em seu próprio ritmo, aproveitando
ao máximo suas potencialidades e competências; que seja estimulado a construir
novos conhecimentos, ao mesmo tempo em que conviva com parceiros da mesma faixa
etária. Propor conteúdos que desafiem a aprendizagem a fim de mantê-lo
motivado”, completa Mônica.
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