Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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sexta-feira, 29 de abril de 2022

O que que é o (PEI) - Plano de Ensino Individualizado, também conhecido como PDI?


Ao tratarmos do tema inclusão escolar, é comum ouvirmos a respeito do Plano de Ensino Individualizado. Mas você sabe o que é um PEI?

 

Na área educacional, o Plano de Ensino Individualizado é uma proposta de organização curricular que norteia a mediação pedagógica do professor, assim como desenvolve os potenciais ainda não consolidados pelo aluno (Pereira, 2014). É um instrumento de caráter inclusivo que visa planejar e acompanhar, de maneira individualizada, o processo de aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial.

 

Em países como Portugal e Estados Unidos, a aplicação desse instrumento é obrigatória para todos os alunos com deficiência. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.934/96 (1996) reitera a importância dos estabelecimentos de ensino em assegurar aos educandos com necessidades educacionais especiais “I - Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica para atender as necessidades”, tornando então a sua implementação indispensável para a efetivação da inclusão escolar.

 

O PEI ou PDI é uma importante ferramenta para a inclusão escolar. Para a construção de um PEI, é necessário que haja uma avaliação prévia da criançajunto aos profissionais da escola, família e a equipe terapêutica – que forneça dados específicos sobre o seu desenvolvimento acadêmico, habilidades de vida diária, motricidade, desenvolvimento social e itens de seu interesse.

 

É um recurso pedagógico que focaliza somente no aluno. Portanto, é preciso a ajuda de professores, coordenadora pedagógica, pais e os profissionais.

 

Cada criança tem seu nível de dificuldade e, observando como ela desenvolve, você coloca tudo plano de ensino individualizado.

 

A partir do estabelecimento de metas e objetivos de curto, médio e longo prazo (associados a metodologias e recursos específicos que poderão ser aplicados para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem) será possível concluir um plano individualizado que deverá ser revisado, no mínimo, uma vez ao ano. Dessa forma, converse com a escola da criança e defina os meios para iniciarem esse processo, considerando que essa pode ser uma importante ferramenta que auxiliará o processo de inclusão, viabilizando-a de maneira mais efetiva.

 

Importante considerar:

 

- O PEI não é a simples redução de conteúdo;

- Não é um documento sigiloso, portanto deve ser de livre acesso a todos os profissionais que necessitam dele;

- Não é um portfólio e sim um documento de programação de ensino para o aluno;

- O monitor que acompanha a criança, dentro da sala de aula, deve conhecer e utilizar a ferramenta em seu trabalho diário;

- Deve ser elaborado dentro de uma estrutura prática e norteadora na tomada de decisões;

- Nada no PEI é fixo. Todas as considerações estão relacionadas ao momento atual da criança e podem e devem ser modificadas após estímulo/treino;

 

Mas, infelizmente, nossas escolas não estão preparadas para elaborar um PEI e se o fazem, podem fazer malfeito, o que não contemplará as necessidades reais da criança. Então, muitas vezes, a família tem que contratar um profissional externo, que após uma avaliação neuropsicológica cautelosa ou multidisciplinar (a depender das necessidades educacionais especiais que a criança possui) irá, junto da família, da escola e da criança elaborar e acompanhar este PEI.

 

Com o passar dos anos, nesta trajetória de profissional que atua na educação especial, conheci o trabalho da Dra. Cristina Silveira, psicopedagoga, especialista em elaboração de PEI e li artigos que ela escreveu sobre formas de adaptação curricular. Em contato recente com ela, soube que ela está conseguindo atender famílias e escolas de todo o Brasil, de forma remota. Por isso, deixo aqui o contato dela e alguns folders que ela me mandou sobre o PDI (PEI), para vocês conhecerem mais sobre este trabalho tão difícil de ser implementado em nossas escolas brasileiras, para alunos com necessidades educacionais especiais.

 

Cristina Silveira, psicopedagoga, especialista em elaboração de PEI. Possui artigos publicados em anais de congressos, monografias e outras pesquisas sobre o trabalho. Tem experiência em docência na Escola de Saúde Pública de MG, onde ministrou cursos, simpósios e treinamentos. É educadora, docente substituta na PUC-MG e em escolas de ensino fundamental desde 2003, na área de educação inclusiva. Atua como psicopedagoga na educação inclusiva desde 2008, em consultório particular, com consultoria para escolas públicas e privadas sobre o processo de inclusão escolar. Atende ainda alunos com necessidades educacionais especiais, na elaboração e aplicação do Plano De Desenvolvimento individual (PEI ou PDI).

 

CLÍNICA INTEGRADA CRISTINA SILVEIRA

 

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