Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Pinhais e UTFPR realizam projeto para desenvolvimento de alunos com altas habilidades/superdotação


Prefeitura de Pinhais

A iniciativa é voltada aos alunos que frequentam as salas de recursos multifuncionais das Escolas Municipais Antonio Andrade e Felipe Zeni

Desde o ano de 2016 a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais estabeleceu uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) objetivando o desenvolvimento de projetos de enriquecimento curricular aos alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação. A iniciativa é voltada aos alunos que frequentam as salas de recursos multifuncionais das Escolas Municipais Antonio Andrade e Felipe Zeni.

“Tal parceria vem propiciando uma variedade de experiências de aprendizagem, englobando o contato com pesquisas e experimentos científicos, oficinas sobre jogos matemáticos, até visitas técnicas aos espaços da universidade”, explica Viviane de Almeida Luchezi, psicóloga da Seção de Apoio à Inclusão Educacional.

Durante o mês de março as professoras dos cursos de Química e Biologia da instituição parceira deram início a dois projetos que serão desenvolvidos ao longo deste ano, sendo um sobre Alfabetização Científica, que propiciará aos educandos a oportunidade de entender melhor as diferentes linguagens que pautam a produção científica. E Também sobre a Técnica da Vermicompostagem, que propõe desenvolver formas autossustentáveis de produção de adubo orgânico a partir do reaproveitamento do lixo doméstico e do manejo de minhocas. “O intuito é ampliar a consciência ambiental destes estudantes, além de sua compreensão acerca dos processos científicos”, complementa Viviane.


Além destes projetos estão previstas oficinas na área de Astronomia, Matemática, Física, Psicologia e Designer, visando, também, proporcionar experiências que contribuirão para estimular os interesses e as habilidades de alunos e alunas com indicadores de altas habilidades/superdotação

Um comentário:

  1. Que orgulho!
    Minha turma e meu registro fotográfico! Professora Doutora Tamara Van Kaick nos apoiando, na área de Biologia.

    ResponderExcluir