Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Chatting (batendo papo) sobre superdotação






Percebi, através destes últimos tempos, que eu desenvolvi um faro para detectar mães de crianças superdotadas. Contei, no meu grupo do facebook, Mãe de Crianças Superdotadas, ontem, que o Rafa (8) brincou com uns primos americanos que não tínhamos contato. Os primos (de 13 a 15 anos) estavam com mais dois amigos, de 13 anos. O Rafa brincou de igual prá igual com os meninos. Jogaram futebol no IPad, brincaram com uma bola na piscina, jogaram tênis e conversaram sobre Rock. Os meninos ficaram encantados com o Rafa ! Papo vai, papo vem, descobri que todos os meninos frequentam uma escola de gifted (SD). Ela me disse que as crianças fizeram teste para entrar naquela escola, que tem um programa específico para superdotados. O mais engraçado, foi ela me contar que todas as crianças dali eram super agitadas e suas mentes em "turbilhão".. rs.. Gente.. já pensou que sonho uma (ou várias) escola(s) dessas aqui ? E a NORMALIDADE com que este assunto é tratado nos EUA ? Fala sério, como estamos atrasados !!!



Tb tive a oportunidade de ter uma conversa muito interessante com esta mãe americana, que tem um filho que estuda numa escola de superdotados. Ela demonstrou uma preocupação muito grande com o lado social da criança superdotada. Concordo com a mãe, que pensa que o social é tão ou mais importante do que o intelectual. Mas, levante que, em alguns casos, as crianças vão ter pouquíssimos amigos e tudo bem, também. O importante é ter amigos, mas, não precisam ser inúmeros. Outra coisa que eu coloquei prá ela, é que, prá ela, era mais simples pensar no lado social, porque lá nos EUA os superdotados são identificados (na maioria das vezes pelas escolas) e atendidos. Então, o único problema que sobra, para os pais se preocuparem é sobre o social da criança superdotadas. Mas, eu a alertei que, aqui no Brasil, antes de pensarmos no social, temos que enfrentar um problema de identificação e desenvolvimento das habilidades destas crianças. Além disto, temos, também, que pensar em como equilibrar o social. Ela entendeu e concordou com o meu ponto de vista.



E.. se serve de consolo prá alguma mãe, daqui do grupo, a tal mãe americana, me disse que o filho dela, inicialmente, era tido como hiperativo.. por isso é que ela me comentou que, na classe deles, todas as crianças eram todas agitadas.. kkkk.



 Interessante esta troca de informações, não ?

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