Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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terça-feira, 6 de setembro de 2011

NÍVEIS DE SUPERDOTAÇÃO

Talento e Superdotação : Problema ou Solução ? de Maria Lúcia Sabatella, Ed. IBPEX, Pág. 84/85

O potencial, as habilidades, a capacidade, a destreza ou a aptidão podem ser encontradas em vários níveis de competência e desenvolvimento. Da mesma forma, a superdotação pode ser escalonada em vários estágios, pois a inteligência superior não é estática. Ela está presente em um movimento de construção contínua. Os padrões estabelecidos para separar os níveis da superdotação, na maioria das vezes, são baseados na pontuação alcançada nos testes formais de inteligência. Como os testes avaliam apenas alguns aspectos intelectuais e de desempenho, os escores alcançados não significam todas as habilidades. Há outros aspectos no desenvolvimento avançado de cada criança. Os avaliadores normalmente usam classificações para situar os escores alcançados.

Da mesma forma que não existe consenso a respeito de uma conceituação para a superdotação, isso também não acontece em relação às denominações para os seus níveis.

Os termos encontrados nos manuais dos testes não se mostram esclarecedores e, para essa finalidade, os mais usados são : moderamente superdotado (130 - 144) ; altamente superdotados (145-159) ; excepcionalmente superdotados (160 ou +) e profundamente superdotado (175 +)

Outras considerações sobre este tema :
Os escores nos testes padronizados de QI não são indicadores absolutos. Esses instrumentos foram concebidos para medir o desempenho de pessoas brancas e da classe média de países desenvolvidos, uma realidade bem distante da nossa. Testes padrão medem algumas áreas da inteligência e não a totalidade. Garrincha, atleta brilhante, quase foi cortado da seleção brasileira, porque foi classificado como débil mental em um teste de QI. Alguns gênios da humanidade também tiveram dificuldades nas áreas medidas por esses testes (linguística, lógico-matemática e espacial) o que comprova o equívoco deste mito. Inteligência e desempenho (ou execução) têm significados diferentes ; avaliar inteligência não é o mesmo que avaliar conhecimento. Um teste de inteligência mede o potencial de forma ampla, especificamente em algumas áreas de habilidade, e testes de execução medem como o indivíduo expressa o que aprendeu dentro daquela área limitada.

Como a ciência é processo em constante desenvolvimento, pesquisadores defendem que as capacidades intelectuais devem ser medidas separadamente e que um único resultado não pode representar o desempenho das diferentes habilidades e a real capacidade de um indivíduo.
O conjunto de fatores que compõem a inteligência humana é de natureza muito diversa. Pode se referir tanto memorização, quanto à imaginação ; tanto à dedução, possibilidade de encontrar as respostas ; tanto à emoção, quanto ao domínio de si mesmo. E, segundo cada cultura, os vários aspectos da atividade intelectual têm valorização diferente.

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