A escola desempenha um papel essencial no desenvolvimento das altas habilidades/superdotação, pois é nesse ambiente que os alunos passam grande parte do seu tempo e têm acesso a oportunidades de aprendizado, socialização e desafios intelectuais.
Por que o estímulo escolar é fundamental?
Identificação e Reconhecimento das Altas Habilidades
Muitas crianças superdotadas passam despercebidas no ensino regular porque nem sempre apresentam desempenho acadêmico excepcional em todas as áreas. A escola precisa ter profissionais capacitados para identificar esses alunos e encaminhá-los para programas adequados.
Adaptação Curricular e Diferenciação do Ensino
A superdotação exige estratégias pedagógicas diferenciadas para evitar desmotivação e desinteresse. Algumas abordagens incluem:
· Aceleração de série;
· Enriquecimento curricular;
· Plano de Ensino Individualizado (PEI);
· Agrupamento por habilidade;
· Frequência nas salas de recursos ou NAAHs, dentre outras.
A ausência de estímulos apropriados pode levar ao desinteresse e ao subaproveitamento do potencial desses alunos (NogueiraI, Iasmim Faria et al. psicopedag. vol.38 no.117 São Paulo set./dez. 2021, https://doi.org/10.51207/2179-4057.20210034).
O estímulo escolar é essencial para que alunos com altas habilidades ou superdotação desenvolvam todo o seu potencial. Um ambiente que valoriza a diversidade de talentos, oferece desafios adequados e promove o bem-estar emocional pode transformar o futuro desses estudantes e permitir que eles contribuam significativamente para a sociedade.
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Claudia Hakim
OAB/SP 130.783
Advogada Especialista em Direito Educacional (USP)
Pós-Graduada e especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada
Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade
**Contato: **claudiahakim@uol.com.br
Insta: @claudia_hakim
YouTube: Claudia Hakim - Superdotação e Direito Educacional
Autora dos livros:
Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação, Editora Hogrefe
Guia prático para interessados, profissionais da educação e saúde, e familiares
Claudia Hakim, Patricia Rzezak, Marina Halpern-Chalom
Descrição:
Este livro aborda as altas habilidades/superdotação de forma abrangente e prática. Ele fornece informações detalhadas sobre como identificar, apoiar e maximizar o potencial de crianças e jovens superdotados. Os autores, renomados especialistas na área, trazem uma visão clara e baseada em evidências sobre as características, necessidades e desafios enfrentados por essa população.
Este guia essencial foi desenvolvido para ajudar pais, professores, profissionais da saúde e educadores a entender e lidar com crianças e adolescentes que possuem altas habilidades ou superdotação.
Como adquirir:
O livro pode ser adquiridos nos seguintes sites:
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Livro de minha autoria (Claudia Hakim): Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Editora Juruá
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Contato: claudiahakim@uol.com.br
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Blog: Mães de Crianças Superdotadas
Mães de Crianças Superdotadas (http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com )
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