Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 24 de março de 2013

Vejam o meu comentário, que saiu publicado na Revista Veja desta semana, sobre a matéria publicada na edicação 2.313 " Um novo Olhar para a Mente das Crianças"

   

Pessoal, este era o comentário original que eu enviei para a Seção de Leitores, da Revista Veja e que foi editado e publicado :


 “A respeito da matéria publicada na Edição 2.313 – ano 46 – numero 12 , “Um Novo Olhar para a Mente das Crianças”, na página 111, consta um quadrinho de dois parágrafos, que fala sobre as crianças superdotadas, aonde foi mencionado por 4 (quatro) vezes a palavra gênio, para se referir ao aluno superdotado. Como assessora jurídica do Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação (NPAS) gostaria de comunicar que superdotados não são e nem gostam de ser comparados a gênios. É preciso não confundir superdotação com genialidade. O gênio muda a concepção do mundo de sua época, com propostas inusitadas, antecipatórias. Já o superdotado faz propostas criativas, reformula soluções. Por isso, todo gênio é superdotado, mas nem todo superdotado é gênio. Hoje, já é consenso que o superdotado não precisa ser bom em tudo. Ele pode ter desenvolvimento abaixo da média em determinadas disciplinas ou não se sentir estimulado com o ensino convencional. O primeiro passo para que os superdotados sejam reconhecidos e identificados por nossa sociedade é a desmitificação em torno do mito de que todo superdotado é um gênio.



Claudia Hakim

São Paulo / Capital

Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação (NPAS)



" A reportagem da Veja, da qual me refiro, para quem não a leu, ainda ...




A Revista Veja desta semana, publicada em 20/03/2013, traz uma grande reportagem abordando vários assuntos importantes no estudo do comportamento das crianças, e dedicou um quadrinho para os alunos superdotados, de 2 parágrafos, aonde usou a palavra gênio, por 4 vezes, para se referir aos alunos superdotados e foi o que me motivou a enviar, para a seção de Leitores da Revista Veja um comunicado sobre o uso indevido da palavra gênio, para se referir aos alunos superdotados. De resto, vale à pena conferir a reportagem :
























http://www.tdah.org.br/images/stories/veja_tdah_completa_20-03-13.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário