Parte 3
Talentosos e disléxicos...
Alunos que a Escola Rejeita...
Alunos que a Escola Rejeita...
Zenita C. Guenther , Ph.D.
Os principais
Domínios de Capacidade são : Inteligência
– poder para ação intelectual, enraizada na função cognitiva
do cérebro, localizada no córtex frontal ; Criatividade - enraizada na função intuitiva provavelmente
ao córtex pré-frontal, diferenciando-se de outras funções cerebrais por ser “fora da razão”, sem ser
propriamente “emoção” ; Domínio Sócio-afetivo – Capacidade
sócio-emocional enraíza-se na função afetiva localizada à base
primitiva do cérebro, principalmente, amídala, tálamo e sistema linfático ; Domínio
Físico- função física do
cérebro, com duas vias de capacidade específica : percepção sensorial, conectada
ao aparelho sensorial, e capacidade motora. Capacidade perceptual
constitui um domínio de transição entre capacidade essencialmente física e
essencialmente mental (Gagné 2008).
Pensamento espacial não
linear e pensamento seqüencial linear
“Pensamento espacial e pensamento seqüencial são
organizações mentais diferentes que afetam a maneira como as pessoas vêem o
mundo” (St.
Clair, 2006).
Estudos
em pessoas que sofreram lesões no cérebro indicam que os processos necessários
ao pensamento visual (por imagens), e verbal, (por palavras) se remetem a
sistemas neurológicos distintos : no processo de pensar por “visualizar”, o fluxo
sanguíneo aumenta na região do córtex visual, e uma lesão por exemplo ao
hemisfério esquerdo posterior barraria a geração de imagens visuais, ao passo
que a linguagem e memória verbal não seriam prejudicadas. Por outro lado, o
exercício constante de habilidades visuais expande o mapa motor do cérebro,
como indicam estudos recentes feitos com taxistas. Ou seja, prática e exercício
continuado, que efetivamente melhoram o desempenho, indicam modificações naquela
região cerebral.
Já
Francis Galton sugeria que existem diferentes padrões de pensamento isto é,
algumas pessoas de fato guardam imagens mentais vívidas, que podem ser
“vistas”, enquanto outras têm memórias representadas por símbolos mentais de
fatos e idéias. Padrões de pensamento espacial visual podem começar por
detalhes específicos, mas caminham para associações gerais em padrões não
seqüenciais.
O pensamento linear, como o nome indica,
move-se em direção seqüencial em uma dimensão de tempo, progredindo
disciplinadamente passo a passo ; mostra preferência auditiva ao captar
informações, uma vez que o sentido da audição é vinculado à dimensão de tempo :
cada palavra, fato ou informação segue-se um ao outro, em ordem seqüencial
captável. Por essas características, essa organização do pensar privilegia a análise
em progressão do próximo ao distante, do simples ao complexo, de partes ao todo,
em um caminho onde começo- meio- e final estão referenciados, uma organização
que, por sua vez, é apropriada ao raciocínio dedutivo. Assim pode-se facilmente
compreender a razão porque é um modo de pensar influenciado pela audição,
linguagem e consciência de tempo, pois o tempo caminha em direção conhecida e
continua...
O pensamento não linear desenvolve-se
em uma configuração espacial em campo não delimitado, e as informações são interconectadas
no espaço de modo holístico, global. Mostra preferência visual na captação de
informações, o que se expressa na maneira como é algumas vezes identificado :
pensamento visual. Por ter disponível todo o conjunto de informações de uma vez,
esse modo de pensar não necessita estabelecer passos na captação de dados,
assim organiza as noções e informações de maneira assistemática, complexa,
intuitiva. Processa simultaneamente os conceitos privilegiando o raciocínio
indutivo (todo a partes) e usa imaginação, geração de idéias e relações
originais. Como pensamento visual
espacial, é essencialmente um processo mental sem linearidade, em que uma
configuração com todos os dados e detalhes é disponível à pessoa de modo a
permitir que sistemas de relações complexas possam ser captados, o que não é
possível acontecer somente através da linguagem, que depende diretamente da
ordem seqüencial de cada palavra para veicular significado.
Por ser desenvolvido como um todo influenciado pela
visualização de imagens, o pensamento não linear dispensa a consciência de
tempo, que substitui por consciência de espaço, no dizer de Albert Einstein: “Não
penso no futuro...ele chegará em seu momento.”. Temple Grandin, nosso
exemplo atual, diz claramente: “...Palavras são como uma segunda língua para
mim. Quando alguém fala comigo suas palavras são imediatamente traduzidas em
imagens e figuras...”. Mas, essa
mesma fascinante personalidade confessa também que “...Não tinha a menor
idéia que meu processo de pensar era diferente... Não compreendi a extensão
dessa diferença, até recentemente... Comecei a perguntar aos outros como tinham
acesso a informações que estavam na memória, e pelas respostas vi que minha
capacidade de visualizar era muito superior à da maioria”.
Pensar com palavras envolve categorização das
informações em uma linha vinculada à dimensão do tempo. Pensar com imagens
envolve categorização paralela de muitas informações simultaneamente
consideradas. Muito do pensar em crianças no estágio pré-operacional, de Piaget
é visual, não linear.
O pensamento
não linear é uma organização mental geralmente associada ao hemisfério direito
do cérebro, que lida com percepção de configurações inteiras, ao passo que o
hemisfério esquerdo é seqüencial e analítico. O lado direito é mais
capaz para manejar melhor o pensamento concreto e processamento global de padrões
viso-espaciais, literalmente como informações topográficas. O lado esquerdo,
por sua vez, é superior em lidar com pensamento
lógico, processamento de detalhes, raciocínio linear analítico, e padrões
fono-auditivos.
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