PARTE 5
GUENTHER, Z. (2009) Aceleração, ritmo de produção e trajetória escolar - desenvolvendo o
talento acadêmico, Rev. Educação Especial, vol 22, 35, p.281-298
Aceleração,
ritmo de produção e trajetória escolar:
Desenvolvendo
o talento acadêmico
Zenita C Guenther, Ph.D
2 - Normatização e
regulamentação
Medidas acelerativas com base no conteúdo
ensinado, que não envolvem modificações profundas nos registros e vida
funcional do aluno, podem ser adotadas e desenvolvidas sob responsabilidade
pedagógica das unidades escolares, independentes de normas e regulamentação do
sistema. Tais medidas refletem a competência da escola em lidar com as
diferenças individuais em seu alunado e experimentar novas alternativas, sem
exercer mudanças muito drásticas na vida escolar oficial do aluno.
2.1 - Não dependem de regulamentação oficial os seguintes tipos de aceleração:
-
Instrução auto- regulada pelo aluno
É um tipo de
aceleração que permite ao aluno prosseguir com sua aprendizagem e receber
instrução de acordo com seu próprio ritmo. Instrução auto-regulada é diferente
de outros tipos de progressão continuada, no sentido de que o aluno tem controle
sobre as decisões relativas ao tempo e à rapidez com que desenvolve seus
estudos.
-
Aceleração Parcial por Matérias/
Disciplinas
É uma prática que permite ao aluno freqüentar aulas em séries mais
adiantadas que a sua, nas matérias ou disciplinas em que tem maior potencial e
desenvolvimento que seus colegas. Pode ser organizada simplesmente movendo o
aluno para outra turma na hora daquela aula, (p. ex. um aluno de 3ª. série move-se
para a sala da 5ª. na hora de matemática), ou ficando na sua própria sala, 3ª.
série, mas estudando material da 5ª. série. Também pode ser realizada fora da escola
e do horário de aulas, (p. ex. em cursos de férias, ou aulas em outro turno),
ou estudando material dos níveis curriculares mais adiantados em seu próprio
tempo e planejamento, (p. ex. em um projeto no CEDET) e permanecendo em sala de
aula, com seus pares etários.
- Compactação de Currículo
O aluno tem um
plano especial de estudos, em que se reduzem atividades introdutórias,
exercícios repetidos, prática, recapitulações e revisão de matéria. Nesses
planos pode ser indicado um número menor de objetivos instrucionais que na
classe comum e currículo geral. O tempo ganho é então empregado no estudo de
conteúdos mais avançados, ou em atividades de enriquecimento. A redução de
material julgado desnecessário deve ser baseada em alguma forma de avaliação
formal.
- Mentoria
O aluno é
encaminhado a estudar com um mentor expert
na área em que seu potencial é maior, dentro ou fora da escola, o que
permite acelerar o tempo sem perder profundidade no assunto.
- Programas Específicos para
matérias curriculares
Alunos
selecionados são inscritos em cursos específicos, fora do horário de aulas, m férias,
ou outro período, onde avança a área de seu interesse (p. e. língua
estrangeira).
- Cursos por correspondência, on line ou à distância.
Da mesma forma, o
aluno é encaminhado a se inscrever em um curso existente fora do âmbito da
escola regular, com currículo e formas próprias de instrução, (p. ex. tele-
cursos, ou cursos especiais à distância, e pela internet).
Independente de
regulamentação, essas medidas de aceleração podem ser incluídas em planos
individuais de enriquecimento, como se faz nos CEDETs (Guenther, 2008).
2.2 Necessitam regulamentação oficial
As medidas com
base na temporalidade escolar provavelmente precisam ser reguladas
oficialmente, para assegurar movimentação e transferência dos alunos, segundo
normas estabelecidas para o sistema:
-
Admissão antecipada à Educação Infantil (pós-creche)
Provê para que a
entrada do aluno ao Jardim da Infância seja permitida em idade menor que a
faixa etária estabelecida. Essa permissão pode implicar em re-definir faixa
etária anterior à previsão regular em termos de meses, ou tomar por base o
desempenho nas chamadas “tarefas da vida”,
(p. ex. andar, falar, comunicar-se), dentro de critérios especificados.
-
Admissão antecipada à 1a. série fundamental
Permite que sejam
inscritas à 1ª série crianças com qualquer idade cronológica desde que
preencham certos critérios estabelecidos. Essa prática tanto pode resultar de
admissão à 1ª. série independentemente de a criança haver freqüentado creche ou
Jardim da Infância, ou ser incorporada como aceleração prevista para crianças
freqüentando o Jardim da Infância na mesma, ou em outra escola.
- Saltar uma ou mais series escolares
Envolve permitir
ao aluno que preenche os requisitos especificados em termos de aprendizagem,
desempenho escolar, e desenvolvimento geral ser inscrito em uma série mais
avançada na seriação escolar, que seja compatível com seu nível de produção e
desenvolvimento, independente de idade cronológica.
-
Progressão Continuada
Envolve previsão
para que o aluno que acelera progressivamente o estudo dos conteúdos de sua
série, em seu próprio ritmo, independente do que fazem os colegas de turma,
seja inscrito na série seguinte ao alcançar um patamar curricular acima da
classe em que está matriculado, e compatível com o nível seguinte.
- Classes combinadas (multi-seriadas)
Embora não seja uma medida para lidar com casos individuais,
em alguns ambientes em que existem classes multi-seriadas, por exemplo na zona
rural, o aluno tem oportunidade de transitar para outras séries, interagir e
participar de atividades com pares mais avançados que seu grupo, com permissão
para ser inscrito na série mais adiantada quando vencer os conteúdos estudados.
Essa medida leva naturalmente a saltar uma ou mais séries, no contexto maior da
escola, e do sistema.
- Currículo Telescópico
Faz-se provisão para um ou mais alunos receberem
material e ensino dentro ou fora da escola, que permita caminharem em menos tempo
que a turma de colegas (p. ex. completar o ano letivo em um semestre, ou fazer
dois anos em um). Currículo telescópico se diferencia da compactação de
currículo no sentido de que o tempo ganho não é empregado em atividades
diversas, mas no avanço do próprio conteúdo curricular. Compactação de currículo
não leva necessariamente a aceleração para etapas superiores da escolarização,
mas libera tempo para outros tipos de enriquecimento.
-
Diplomação antecipada
Permite-se ao
aluno receber diploma de 8ª série, ou de ensino médio, um ou mais semestres
antes da turma de colegas etários. Essa medida pode ser implementada através de
grupos de estudo organizados pela escola, estudos independentes realizados pelo
próprio aluno, freqüência simultânea a dois níveis de escolarização, (veja
abaixo), ou cursos à distância ou correspondência. Uma vez cumpridas as
exigências curriculares, e comprovada formalmente a produção escolar, o aluno
recebe o diploma independente de idade, ou freqüência às aulas.
-
Matricula simultânea (em
dois níveis de ensino)
Permite-se ao
aluno cursar regularmente uma série ou um nível de ensino, e receber crédito
por cursar, em paralelo, outra série ou curso de nível imediatamente superior
(p. ex. cursar ao mesmo tempo a 8ª série fundamental e o 1º ano médio).
-
Cursos para crédito
(Secundário ou Superior)
Permite-se que o
aluno receba crédito por cursos e disciplinas cursadas a um nível acima do que
está freqüentando, geralmente com comprovação documentado por provas, exames ou
histórico escolar qualificado.
-
Crédito por exames e provas
Permite-se ao
aluno receber crédito por provas ou exames realizados com sucesso, com base em
estudos independentes realizados fora do âmbito escolar, com ou sem tutoria,
sem qualquer exigência de comprovação de estudos regulares.
-
Entrada antecipada ao nível médio e superior
O aluno é
matriculado diretamente no segundo ou terceiro ano do ensino médio, ou na
faculdade, desde que comprove competência para o nível a que aspira. Essa
aceleração pode resultar de outras medidas acelerativas, como matrícula
simultânea, ou crédito por exames e provas.
-
Aceleração do próprio curso universitário
O aluno faz um ou
mais cursos superiores ao mesmo tempo, ou cursa mestrado ao mesmo tempo em que faz
o curso de graduação.
W.T. Southern and E. D. Jones, (2004) “Types of Acceleration: Dimensions
and Issues”;
A
Nation Deceived, V. II, Chapter 1, pp. 5–12. (Tradução e adaptação nossa).
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