Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

terça-feira, 15 de maio de 2012

Carta que recebi da Dra.Zenita C. Guenther, uma das maiores especialistas em Superdotação do Brasil, em apoio à minha luta contra os maus tratos dos supervisores de ensino, na causa da aceleração de série das crianças superdotadas








Enviei um e-mail, para a Dra. Zenita Guenther, relatando todos os entraves e maus tratos empregados pelos supervisores de ensino, daqui de São Paulo, e pedi que ela me ajudasse a retransmitir o que eu relatei à autoridades que poderiam ajudar a intervir nesta situação, para impedir que estes abusos de poder e maus tratos continuem acontecendo, e recebi esta maravilhosa resposta da Dra. Zenita, que abaixo copio, em apoio e solidariedade à minha (nossa) luta, pela regulamentação da aceleração de série para crianças superdotadas acadêmicas, sem que precisemos, para que isto aconteça, passar por um enorme estresse emocional, gastar dinheiro com a contratação de advogados, ou, para aqueles que não têm condições financeiras, não terem as necessidades educacionais especiais de seus filhos garantidas, e ainda terem que ouvir os relatos dos terrorismos e ilegalidades que os funcionários das escolas, responsáveis por lidar com os supervisores de ensino sofreram, TODAS AS VEZES EM QUE PRECISARAM TRATAR COM OS SUPERVISORES DE ENSINO sobre a aceleração de série.



“Prezada Claudia,



Peço licença para copiar sua mensagem a algumas pessoas e entidades brasileiras que precisam ir se enfronhando no assunto, e "perdendo" esse infantil medo de assombrações legistas...  enquanto seguram as crianças mais capazes a um ritmo de trabalho mental dolorosamente lento para alguns deles... e que poderia ser muito melhor para muitos dos alunos com talento acadêmico.




Mas eu não concordo que S. Paulo esteja atrasado... prova é que já há pessoas como você que se movimentam e conseguem apoio judicial. Atrasadas estão as chamadas "autoridades educacionais" que conhecem - suponho eu, -pouco de leis, e menos ainda das bases cientificas referentes ao ritmo de produção mental que determina a aceleração da aprendizagem escolar - NÂO A IDADE da criança!!! mas o RITMO de produção mental...




Estou  com você, INTEIRAMENTE, nessa luta. O assunto é vibrante - e muito tardio por aqui. Vamos, sim, levar para frente essa bandeira, e fazer da aceleração escolar uma via administrativa SIMPLES, Direta, sem custos - que pode ser seguida de imediato, e traz resultados também de imediato.




Lembrem sempre que acelerar uma criança é UM MEIO - mas não o fim da intervenção educativa - ainda há que haver intenso e bem organizado plano para EFETIVO DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL, não só no domínio da inteligência, mas também em outros, onde a dotação for acentuada.




Continuada sorte, garra... e vamos aumentando esse time! Há vitória aí para a frente...


Um grande abraço,


Zenita


Zenita C. Guenther
Direção Técnica - CEDET / ASPAT
www.aspat.ufla.br




Obrigada, Dra. Zenita pelo seu apoio à esta luta !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário