Enviei um
e-mail, para a Dra. Zenita Guenther, relatando todos os entraves e maus tratos
empregados pelos supervisores de ensino, daqui de São Paulo, e pedi que ela me
ajudasse a retransmitir o que eu relatei à autoridades que poderiam ajudar a intervir
nesta situação, para impedir que estes abusos de poder e maus tratos continuem
acontecendo, e recebi esta maravilhosa resposta da
Dra. Zenita, que abaixo
copio, em apoio e solidariedade à minha (nossa) luta, pela regulamentação da aceleração de
série para crianças superdotadas acadêmicas, sem que precisemos, para que isto
aconteça, passar por um enorme estresse emocional, gastar dinheiro com a
contratação de advogados, ou, para aqueles que não têm condições financeiras, não
terem as necessidades educacionais especiais de seus filhos garantidas, e ainda
terem que ouvir os relatos dos terrorismos e ilegalidades que os funcionários
das escolas, responsáveis por lidar com os supervisores de ensino sofreram,
TODAS AS VEZES EM QUE PRECISARAM TRATAR COM OS SUPERVISORES DE ENSINO sobre a aceleração
de série.
“Prezada
Claudia,
Peço licença
para copiar sua mensagem a algumas pessoas e entidades brasileiras que precisam
ir se enfronhando no assunto, e
"perdendo" esse infantil medo de assombrações legistas... enquanto seguram as crianças mais
capazes a um ritmo de trabalho mental dolorosamente lento para alguns deles...
e que poderia ser muito melhor para muitos dos alunos com talento
acadêmico.
Mas eu não
concordo que S. Paulo esteja atrasado... prova é que já há pessoas como você
que se movimentam e conseguem apoio judicial. Atrasadas estão as chamadas "autoridades educacionais" que
conhecem - suponho eu, -pouco de leis, e menos ainda das bases cientificas
referentes ao ritmo de produção mental que determina a aceleração da
aprendizagem escolar - NÂO A IDADE da criança!!! mas o RITMO de produção
mental...
Estou
com você, INTEIRAMENTE, nessa luta. O assunto é vibrante - e muito tardio
por aqui. Vamos, sim, levar para frente essa bandeira, e fazer da aceleração
escolar uma via administrativa SIMPLES, Direta, sem custos - que pode ser
seguida de imediato, e traz resultados também de imediato.
Lembrem
sempre que acelerar uma criança é UM MEIO - mas não o fim da intervenção
educativa - ainda há
que haver intenso e bem organizado plano para EFETIVO DESENVOLVIMENTO DO
POTENCIAL, não só no domínio da inteligência, mas também em outros, onde a
dotação for acentuada.
Continuada
sorte, garra... e vamos aumentando esse time! Há vitória aí para a frente...
Um grande
abraço,
Zenita
Zenita C. Guenther
Direção Técnica - CEDET / ASPAT
www.aspat.ufla.br”
Direção Técnica - CEDET / ASPAT
www.aspat.ufla.br”
Obrigada, Dra. Zenita pelo seu apoio à esta luta !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário