Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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domingo, 1 de abril de 2012

Lidando com a Dislexia





 
 Foto de criança em dúvida
 Por Daniella Didio



Geralmente o distúrbio fica mais evidente no momento da alfabetização, e dificuldades ligadas ao processo fonológico (rimas, canções) na educação infantil podem ser indicadores de futuras dificuldades nas áreas da leitura e da escrita. Na escola, cada criança/adolescente diagnosticado com dislexia poderá ter seu aprendizado otimizado com estratégias individualizadas para cada caso como (baseado em FRANÇA; MOOJEN, 2006 apud ROTTA; OHLWEILER; RIESGO 2006) :




ESTRATÉGIAS COMPORTAMENTAIS :



 Mostrar ao aluno que sua dificuldade é compreendida; 




 Incentivá-lo e encorajá-lo a tirar suas dúvidas; 




 Manter o aluno sentado próximo ao professor, mas não longe da turma;




 Garantir que o material fornecido para leitura é de sua compreensão ou foi compreendido pelo aluno; 




 Destacar os aspectos positivos nas atividades; 




 Evitar que tenha que ler em público; quando necessário, possibilitar que o aluno se prepare para tal em casa ou anteriormente;




 Não criticar o aluno em público; Orientar o aluno individualmente quando preciso.



 
"A leitura envolve linguagem escrita, atenção, habilidade motora, memória, organização de texto e imagem mental, variando de pessoa para pessoa"




 
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
:



 
 Auxiliar o aluno a aprender a resumir anotações; 



* Permitir o uso de computador e corretor;



* Permitir, se necessário, o uso de gravador; 



* Utilizar materiais visuais (imagens, mapas, gráficos) além dos escritos; 



*  Evitar cópias e atividades escritas longas.





AVALIAÇÃO NA ESCOLA :




    Realizar se preciso avaliações




 Prever tempo extra para realização da avaliação; 




 Evitar testes de múltipla escolha; 




 Valorizar as respostas pelo seu conteúdo e não pelos erros de escrita; 




 Proporcionar que o aluno faça a prova em lugar tranquilo para melhor foco da atenção.



 
Daniella Didio é psicóloga e psicopedagoga e pode ser encontrada em seu site, www.psicologiaeaprendizagem.com.br , e no seu endereço de e-mail, daniella@psicologiaeaprendizagem.com.br





REFERÊNCIAS




CAPOVILLA, A. G. S.; DIAS, N. M.: Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar. Psicologia em Revista 363, Belo Horizonte: v. 13, n. 2, p. 363-382, Dez, 2007.
GIACHETI, C. M. & CAPELLINI, S. A.: Distúrbio de aprendizagem: Avaliação e programas de remediação. In Associação Brasileira de Dislexia. Dislexia: Cérebro, cognição e aprendizagem, Frôntis Editorial, São Paulo: 2000.
LUKASOVA, K.: Alterações fonológicas e motoras na Dislexia do Desenvolvimento. Dissertação de Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
SALLES, J. F.; PARENTE, M. A. M. P.: Avaliação da Leitura e Escrita de Palavras em Crianças de 2ª Série: Abordagem Neuropsicológica Cognitiva, 2007.
SALLES, J. F.; PARENTE, M. A. P.: Processos Cognitivos na Leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(2), pp. 321-331; 2002
ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. D. S: Transtornos da Aprendizagem - Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. ARTMED, Porto Alegre: 2006.

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