Extraído
do site : http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/34/artigo250400-2.asp
Geralmente o
distúrbio fica mais evidente no momento da alfabetização, e dificuldades
ligadas ao processo fonológico (rimas, canções) na educação infantil podem ser
indicadores de futuras dificuldades nas áreas da leitura e da escrita. Na
escola, cada criança/adolescente diagnosticado com dislexia poderá ter seu
aprendizado otimizado com estratégias individualizadas para cada caso como
(baseado em FRANÇA; MOOJEN, 2006 apud ROTTA; OHLWEILER; RIESGO 2006) :
ESTRATÉGIAS COMPORTAMENTAIS :
"A leitura envolve linguagem escrita, atenção, habilidade motora, memória, organização de texto e imagem mental, variando de pessoa para pessoa"
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS :
Permitir o uso de computador e corretor;
Permitir, se necessário, o uso de gravador;
Utilizar materiais visuais (imagens, mapas, gráficos)
além dos escritos;
Evitar cópias e atividades escritas longas.
AVALIAÇÃO NA ESCOLA :
Realizar se preciso avaliações
Daniella Didio é psicóloga e psicopedagoga e pode ser encontrada em seu site, www.psicologiaeaprendizagem.com.br , e no seu endereço de e-mail, daniella@psicologiaeaprendizagem.com.br
REFERÊNCIAS
CAPOVILLA, A. G. S.; DIAS, N. M.: Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar. Psicologia em Revista 363, Belo Horizonte: v. 13, n. 2, p. 363-382, Dez, 2007.
GIACHETI, C. M. & CAPELLINI, S. A.: Distúrbio de aprendizagem: Avaliação e programas de remediação. In Associação Brasileira de Dislexia. Dislexia: Cérebro, cognição e aprendizagem, Frôntis Editorial, São Paulo: 2000.
LUKASOVA, K.: Alterações fonológicas e motoras na Dislexia do Desenvolvimento. Dissertação de Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
SALLES, J. F.; PARENTE, M. A. M. P.: Avaliação da Leitura e Escrita de Palavras em Crianças de 2ª Série: Abordagem Neuropsicológica Cognitiva, 2007.
SALLES, J. F.; PARENTE, M. A. P.: Processos Cognitivos na Leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(2), pp. 321-331; 2002
ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. D. S: Transtornos da Aprendizagem - Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. ARTMED, Porto Alegre: 2006.
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