Matéria publicada no
Jornal “A Folha de SP’, de 04/03/2.012, Seção Cotidiano
Extraído do site : http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/29232-colegios-fazem-parceria-para-ceder-tablets-a-alunos.shtml
Este assunto do uso dos Tablets em sala de aula, já foi comentado, algumas
vezes no nosso grupo de Facebook, chamado “Mãe de Crianças Superdotadas. Eu sou
da opinião favorável, a cada vez mais, das escolas utilizarem a tecnologia em
seu favor, em especial com o uso de Tablets em sala de aula, pela facilidade
que a tecnologia oferece e as maiores oportunidade de pesquisa, aprendizagem e
armazenamento que estes aparelhos propiciam aos seus usuários.
Mas, tem um lado, em especial, pelo qual eu sou favorável ao uso dos Tablets
em sala de aula, que é o fato das crianças não precisarem perder tantas horas,
em sala de aula com caligrafia, pois o futuro destas crianças está na
tecnologia. E, nestes casos, as crianças que apresentam dificuldades para a
escrita ou que tem letras feias, mas, que têm uma capacidade de aprendizagem
acima do normal (que é o caso de muitas crianças superdotadas que apresentam um
assincronismo na parte motora da escrita em contrapartida à grande facilidade
de aprendizagem) se beneficiariam, em muito, com o uso dos Tablets. O que vocês acham ?
Mas, antes de me responderem, leiam o artigo abaixo e depois, eu gostaria
de ouvir a opinião de vocês sobre o uso dos Tablets em sala de aula.
Vocês são a favor ou contra o uso dos Tablets, em sala de aula ?
Acham que o uso dos
Tablets colocará em desuso a letra cursiva ?
COLABORAÇÃO PARA
A FOLHA
Este ano ficará marcado como o
primeiro em que o tablet será utilizado como ferramenta de ensino durante todo
o período letivo em algumas escolas paulistanas.
Em 2011 o instrumento começou a ser
usado por alguns colégios, mas ainda como recurso experimental.
O Dante Alighieri e o Pueri Domus
apostam nessa tecnologia. Os 360 alunos da primeira série do ensino médio do
Dante e os 150 do Pueri usarão tablets distribuídos em regime de comodato.
"Ainda é cedo para avaliar
os efeitos da adoção dos tablets em sala de aula", diz José Moran,
professor aposentado de Novas Tecnologias da USP e diretor de Educação a
Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp.
Moran diz, porém, que no futuro o
tablet pode levar a mudanças curriculares, como permitir que parte das
atividades seja feita a distância.
PROJETOS
DIFERENTES
Valdenice Minatel, coordenadora
da tecnologia educacional do Dante, diz que a inserção dos tablets em sala de
aula só valeu a pena porque a prática pedagógica de ensino foi repensada pelo
colégio a partir do novo recurso.
Já o Pueri afirma que seu
objetivo não é o de substituir "o reinado do livro físico", mas ter
uma ferramenta adicional de aprendizado.
Segundo o colégio,
"o ensino se tornou mais empolgante, instigante, lúdico e
interativo". Mas controlado.
Os tablets cedidos
aos estudantes têm bloqueado o acesso a redes sociais, como Facebook e Twitter.
O bloqueio ainda não foi decidido
pelo Dante, que, em 2011, permitia o acesso.
FASE DE TESTES
O colégio Bandeirantes permite o
uso de tablet em sala para quem comprou o aparelho por conta própria. No
entanto, não realiza nenhuma atividade obrigatória.
Santa Cruz, Oswald de Andrade e
Rio Branco ainda analisam se é vantajosa a adoção dos tablets. Por enquanto,
testam o recurso nas bibliotecas, em trabalhos em grupo ou semanas
experimentais. (LUISA
PESSOA)
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