O artigo abaixo só vem corroborar na afirmação que já
discutimos, algumas vezes, em nossos encontros de Pais de Crianças Superdotadas,
de que, o superdotado não precisa, necessariamente, apresentar a superdotação
em todas as matérias acadêmicas ou ser habilidoso em todas as áreas ou campos
do conhecimento e do saber (Por exemplo, na música, nos esportes, na dança,
nas artes, línguas, matemática, etc...). Ele pode apresentar a superdotação em
somente uma ou mais áreas da inteligência (e aqui, refiro-me à Teoria de
Gardner) e ser normal, ou até apresentar dificuldades em algumas outras
áreas do saber ou do conhecimento.
Outro ponto que me chamou muito a atenção, neste
artigo foi o fato do Einstein adotar um comportamento rebelde, contrário a
qualquer tipo de autoritarismo. Isto também nós, pais de crianças superdotadas,
verificamos acontecer nos nossos grupos de pais, ou encontro de pais. Entre
as crianças superdotadas é muito comum uma ou outra se rebelar contra o sistema
de educação e de aprendizagem, que, ainda é maçante e repetitivo.
Vejam aqui, como isto aconteceu com o exemplo máximo
daquele a quem consideramos da Inteligência humana :
Albert Einstein era mesmo um aluno medíocre?
Não, Einstein não era um aluno medíocre. Na verdade, seu problema era menos intelectual e muito mais
comportamental : Albert
não suportava autoritarismo, tinha má atitude e era temperamental.
Com cinco anos, Albert Einstein teve aulas
particulares com um tutor. Isso não durou muito tempo, porque Albert jogou uma cadeira em seu
professor porque estava de mau humor. No mesmo ano, Einstein também começou a
aprender violino.
A história escolar de Albert é conturbada. Desde 1885, quando ele tinha seis anos,
fez parte de uma escola católica de Munique, conhecida como Petersschule. A mãe
de Albert escreveu uma vez à irmã: “Ontem Albert recebeu suas notas.
Novamente, ele foi o número um, e seu boletim foi brilhante”.
Em outubro de 1888, ele mudou para a
escola de gramática Luitpold. Como não foi capaz de lidar com a atitude
autoritária da escola, e foi tendo mais e mais problemas graves com alguns de
seus professores, abandonou a escola de gramática em dezembro de 1894 sem um
diploma. Sua professora uma vez disse-lhe que “ele nunca chegaria a lugar
nenhum”.
Para poder estudar no Instituto
Politécnico Suíço, em Zurique, Albert Einstein teve que fazer um exame
vestibular em outubro de 1895. Seu desempenho em física e matemática foi
excelente. Em algumas das outras áreas testadas, no entanto, não foi
suficiente.
Albert Einstein não passou no exame!
Posteriormente, ele seguiu o conselho do diretor da Universidade de Zurique e
foi para uma escola em Aarau, na Suíça, em outubro de 1895, para fechar a
lacuna em seu conhecimento.
Em setembro de 1896, ele passou com
sucesso em escrita e oral. Em outubro de 1896, ele começou a estudar no
Instituto
Politécnico da Suíça. Sua ambição era obter o diploma de professor das disciplinas de matemática e física. Em julho de 1900, concluiu com êxito seus estudos.
Politécnico da Suíça. Sua ambição era obter o diploma de professor das disciplinas de matemática e física. Em julho de 1900, concluiu com êxito seus estudos.
Em resumo, no decorrer do seu tempo
escolar, Albert Einstein passou a ser um aluno muito bom em matemática e
ciências. Nas outras disciplinas escolares, ele era um aluno mais “moderado”.
É claro que este fato não tem nada a ver
com uma falta de inteligência. Ele simplesmente não queria entender que também
deveria aprender coisas que não lhe interessavam – como qualquer outro aluno de
ensino médio hoje em dia.
Em seu certificado de qualificação para a
universidade, logo abaixo, as disciplinas as quais ele estava menos interessado
podem ser facilmente detectadas. Mas a nota média em sua certidão foi 5, ou
seja, “bom”! De qualquer forma, o “aluno moderado” passou a ser um dos mais
importantes cientistas do século 20. É isso que chamamos
de virada, né ?[EinsteinWebsite
]
Legenda:
6 = excelente, 5 = bom, 4 =
suficiente, 3 = ruim, 2 = muito ruim, 1 = insuficiente.
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