quarta-feira, 7 de março de 2012

Albert Einstein era mesmo um aluno medíocre?












Por Natasha Romanzoti em 14.02.2012 as 11:26


O artigo abaixo só vem corroborar na afirmação que já discutimos, algumas vezes, em nossos encontros de Pais de Crianças Superdotadas, de que, o superdotado não precisa, necessariamente, apresentar a superdotação em todas as matérias acadêmicas ou ser habilidoso em todas as áreas ou campos do conhecimento e do saber (Por exemplo, na música, nos esportes, na dança, nas artes, línguas, matemática, etc...). Ele pode apresentar a superdotação em somente uma ou mais áreas da inteligência (e aqui, refiro-me à Teoria de Gardner) e ser normal, ou até apresentar dificuldades em algumas outras áreas do saber ou do conhecimento.



Outro ponto que me chamou muito a atenção, neste artigo foi o fato do Einstein adotar um comportamento rebelde, contrário a qualquer tipo de autoritarismo. Isto também nós, pais de crianças superdotadas, verificamos acontecer nos nossos grupos de pais, ou encontro de pais. Entre as crianças superdotadas é muito comum uma ou outra se rebelar contra o sistema de educação e de aprendizagem, que, ainda é maçante e repetitivo.




Vejam aqui, como isto aconteceu com o exemplo máximo daquele a quem consideramos da Inteligência humana :



Albert Einstein era mesmo um aluno medíocre?




Não, Einstein não era um aluno medíocre. Na verdade, seu problema era menos intelectual e muito mais comportamental : Albert não suportava autoritarismo, tinha má atitude e era temperamental.



Com cinco anos, Albert Einstein teve aulas particulares com um tutor. Isso não durou muito tempo, porque Albert jogou uma cadeira em seu professor porque estava de mau humor. No mesmo ano, Einstein também começou a aprender violino.



A história escolar de Albert é conturbada. Desde 1885, quando ele tinha seis anos, fez parte de uma escola católica de Munique, conhecida como Petersschule. A mãe de Albert escreveu uma vez à irmã: “Ontem Albert recebeu suas notas. Novamente, ele foi o número um, e seu boletim foi brilhante”.



Em outubro de 1888, ele mudou para a escola de gramática Luitpold. Como não foi capaz de lidar com a atitude autoritária da escola, e foi tendo mais e mais problemas graves com alguns de seus professores, abandonou a escola de gramática em dezembro de 1894 sem um diploma. Sua professora uma vez disse-lhe que “ele nunca chegaria a lugar nenhum”.



Para poder estudar no Instituto Politécnico Suíço, em Zurique, Albert Einstein teve que fazer um exame vestibular em outubro de 1895. Seu desempenho em física e matemática foi excelente. Em algumas das outras áreas testadas, no entanto, não foi suficiente.



Albert Einstein não passou no exame! Posteriormente, ele seguiu o conselho do diretor da Universidade de Zurique e foi para uma escola em Aarau, na Suíça, em outubro de 1895, para fechar a lacuna em seu conhecimento.



Em setembro de 1896, ele passou com sucesso em escrita e oral. Em outubro de 1896, ele começou a estudar no Instituto
Politécnico da Suíça. Sua ambição era obter o diploma de professor das disciplinas de matemática e física. Em julho de 1900, concluiu com êxito seus estudos.



Em resumo, no decorrer do seu tempo escolar, Albert Einstein passou a ser um aluno muito bom em matemática e ciências. Nas outras disciplinas escolares, ele era um aluno mais “moderado”.



É claro que este fato não tem nada a ver com uma falta de inteligência. Ele simplesmente não queria entender que também deveria aprender coisas que não lhe interessavam – como qualquer outro aluno de ensino médio hoje em dia.



Em seu certificado de qualificação para a universidade, logo abaixo, as disciplinas as quais ele estava menos interessado podem ser facilmente detectadas. Mas a nota média em sua certidão foi 5, ou seja, “bom”! De qualquer forma, o “aluno moderado” passou a ser um dos mais importantes cientistas do século 20. É isso que chamamos de virada, né ?[EinsteinWebsite ]







Legenda:
6 = excelente, 5 = bom, 4 = suficiente, 3 = ruim, 2 = muito ruim, 1 = insuficiente.







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