Um Neuropsicólogo é um Psicólogo com especialização em Neuropsicologia, que realizará vários testes e observações dos aspectos comportamentais, sociais, emocionais, do desenvolvimento global e mapeará o modo de funcionamento da pessoa a ser avaliada, a fim de levantar uma hipótese diagnóstica que justifique as queixas trazidas pelo seu paciente e apresente encaminhamentos para que tais queixas sejam reduzidas ou extintas.
A avaliação neuropsicológica pode ser feita em crianças, a partir dos dois anos e meio até adultos de 80 anos.
A avaliação neuropsicológica realizará também testes que avaliam a personalidade, a concentração, a atenção, as funções executivas e a teoria da mente (poder de empatia), tendência à depressão, estresse e à ansiedade do paciente.
O neuropsicólogo deve, ainda, aprofundar suas investigações nos aspectos relacionados à criatividade, inteligência, autoconceito, desatenção, hiperatividade/impulsividade e contar com exames de exclusão diagnóstica e pareceres neurológicos.
Uma avaliação neuropsicologica varia de 6 a 10 sessões, sendo que a primeira sessão consiste na anamnese (entrevista com os pais da criança ou se for adulto com ele, para falar sobre o histórico da vida da criança, como é quais foram os marcos do desenvolvimento da criança ou adulto, queixas, habilidades, facilidade, prejuízos, etc).
Depois o neuropsicólogo aplica os testes que julgar necessário, a depender do que ele for observando na avaliação e depois de aplicados todos os testes, o neuropsicólogo interpreta os testes, os corrige, faz o relatório de avaliação neuropsicológica com todo o histórico, suas observações, o resultado dos testes e a conclusão. Nela deve constar eventuais hipoteses diagnósticas que ele encontrar, os encaminhamentos que o neuropsicólogo entender necessários diante dos resultados e achados encontrados na avaliação, que pode consistir em: indicação de terapias (com a indicação de qual tipo de terapia); encaminhamento ao psiquiatra ou ao neuropediatra; atendimento educacional especializado, adaptações curriculares necessárias, dentre outros encaminhamentos e conclusões que ele pode vir a ter, dependendo do resultado da avaliação.
Por isso, a importância que a avaliação neuropsicólogica seja feita com calma e por um profissional qualificado e experiente na área de atuação em que a queixa estiver relacionada, pois ela pode definir o sucesso ou o fracasso do desenvolvimento de uma pessoa.
*Texto de autoria de Claudia Hakim. Reproduções a serem feitas devem mencionar o nome da Autora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário