Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Relação de links e artigos que abordam sobre a Síndrome de Asperger em meninas

Preparei uma relação de links e artigos que abordam sobre a Síndrome de Asperger em meninas, por conta de ser mais incomum encontrarmos a síndrome em meninas e porque os sintomas em meninas são bem mais sutis e podem ser sub diagnosticados:

Para quem quiser saber mais sobre a Síndrome de Asperger em meninas  : 
  Resultado de imagem para MENINAS ASPERGER


1- LISTA DE TRAÇOS ASPERGER EM MENINAS
http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2013/08/lista-de-tracos-de-asperger-nas.html

2 - MENINAS COM ASPERGERS
http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2013/08/meninas-com-aspergers.html

As meninas com Aspergers experimentar os mesmos sintomas que os meninos?

A referência para uma avaliação diagnóstica dos meninos em relação às meninas é de 10 meninos para cada menina.

No entanto, a evidência epidemiológica indica que a proporção é de 4/1. Essa é a mesma proporção como ocorre com autismo. Até agora não houve nenhum estudo que, especificamente, investigue qualquer variação na expressão de características entre meninos e meninas com Asperger, mas os meninos tendem a ter uma maior expressão de déficits sociais com um perfil muito desigual de habilidades sociais e de uma propensão ao comportamento disruptivo ou agressivo, especialmente quando frustrado ou estressado. Estas características são mais propensos a ser notado por mães pais e educadores.

Em contraste, as meninas tendem a ser relativamente mais capazes no traquejo social e têm um perfil de habilidades sociais. Meninas com Aspergers parecem mais capazes de acompanhar as ações sociais por imitação retardada. Elas observam as outras crianças e imitam, mas suas ações não são tão bem programadas e espontâneas. Há algumas evidências preliminares para substanciar esta distinção a partir de um estudo das diferenças sexuais no Autismo.

Meninas com Asperger são mais propensas a serem consideradas imaturas, em vez de estranhas. Seus interesses especiais podem não ser tão evidentes e intensos como ocorre com os meninos. Assim, eles podem ser descritos como o jovem "invisível" (ou seja, socialmente isolados), preocupado com seu mundo imaginário, mas não uma influência perturbadora na sala de aula. Embora as meninas sejam menos propensas a serem diagnosticadas, elas são mais propensas a sofrer em silêncio.

Uma questão importante para as meninas na adolescência a base para mudança habitual de amizade. Em vez de jogo, articular com brinquedos e jogos usando a imaginação, a amizade adolescente é baseada em conversa que é predominantemente sobre experiências, relacionamentos e sentimentos. A adolescente com Asperger pode querer continuar com jogos, parque infantil da escola primária e começar a reduzir seu contato com os amigos anteriores.

Eles já não compartilham os mesmos interesses. Há também o novo problema a lidar com os avanços amorosos. Aqui a conversa é aceitável, mas conceitos de romance e amor, assim como a intimidade física são confusas ou censurável. Na tentativa de ser incluído em atividades sociais, algumas meninas Asperger têm descrito como adotando uma "máscara".

Para os outros na escola, elas parecem continuamente expressar um sorriso, mas por trás da máscara - elas estão enfrentando ansiedade, medo e auto dúvida. Elas estão desesperadas para serem incluídas e para agradar aos outros, mas não pode expressar seus sentimentos internos em público. Essas meninas têm um melhor prognóstico a longo prazo do que meninos.
Elas parecem ser mais capazes de aprender a conviver e camuflar as suas dificuldades em uma idade precoce.

3 – HÁ DIFERENÇAS ENTRE MENINOS E MENINAS COM TEA?

O autismo é um transtorno predominante masculino, ou seja, as chances de se desenvolver em meninos é muito maior do que em meninas. Por isso, pesquisadores têm se preocupado quanto às diferenças de comportamento observadas entre os sexos.

Um estudo publicado em setembro de 2015, no jornal científico Molecular Autism, mostrou que as crianças do sexo feminino podem apresentar comportamentos repetitivos e restritos menos severos. Ainda de acordo com a pesquisa, o que explicaria tais discrepâncias seriam as diferenças cerebrais entre os sexos, como os padrões de massa cinzenta presentes no córtex motor, na área motora suplementar, no cerebelo, no giro fusiforme e na amígdala. Tais regiões auxiliam o órgão a planejar e executar diversas funções motoras e também interferem no funcionamento da "área social", o que explicaria o fato de meninas e meninos se comportarem de maneira diferente. Fonte Revista Saber&Ler.

4 – É o autismo diferente para meninas?

https://senmagazine.co.uk/…/s…/is-autism-different-for-girls

São os pais e os profissionais que faltam os sinais de autismo em meninas? Kate Reynolds olha porque fêmea autismo é muitas vezes diagnosticada tardiamente e mal compreendida. Os distúrbios mais comuns do espectro autista (ASD) visto por serviços de saúde e educação são transtorno autista, também chamado de infância ou autismo clássico, e síndrome de Asperger *. O transtorno autista é caracterizada por atraso e sinais de imparidade interação social, comunicação e imaginação discurso.

A pesquisa de Lorna Wing encontraram uma proporção de dois para um macho para fêmea prevalência de transtorno autista e quinze para um para a síndrome de Asperger, sugerindo que as meninas eram menos propensos às formas mais sutis de ASD (Asa, 1981). Certamente, os machos são mais susceptíveis a condições orgânicas (onde existe doença mensurável), tais como o autismo, que é uma condição neurológica desenvolvimento. Além disso, as meninas parecem ter alguma proteção contra as variantes genéticas que são pensados para causar autismo.

No entanto, torna-se claro que as meninas simplesmente pode ser sub-representadas nas figuras Asperger porque a história da investigação sobre ASD, desde o seu início com Kanner e trabalho de Asperger em meados dos anos 1940, é baseado em machos. As ferramentas de diagnóstico - usando entrevistas, tarefas e categorização de comportamentos que resultam em pontuações quantitativos para a análise específicas - foram desenvolvidos de acordo com fenótipos masculinos (Gould e Ashton-Smith, 2011). As formas em que se manifesta a síndrome de Asperger em meninas não foram adequadamente investigadas e somente nos últimos cinco a dez anos, a atenção foi focada em mulheres.

Sinais de autismo em meninas

O diagnóstico de ASD é baseado na tríade de deficiências, identificado por Wing e Gould, em 1979. Com a síndrome de Asperger, as meninas podem apresentar de forma diferente para meninos em cada uma dessas áreas de deficiência.

A interação social:

(Holtman et al, 2007) meninos com ASD tendem a não aparecer motivado para ser socialmente interativa, mas as meninas no espectro fazer. No entanto, as meninas têm uma história de fracasso em alcançar e manter amizades. As amizades de meninas com Asperger gravitam em torno de meninas mais velhas, que tendem a mãe delas e atuam como uma forma de "proteção" social, meninas podem ser socialmente imaturas e ter uma preferência para brincar com as crianças muito mais jovens que não são desafiadoras e permitiriam a criança com ASD dominem o jogo, dando-lhes a previsibilidade e controle de crianças com autismo. As meninas com autismo podem "adotar" um par menos capaz, talvez alguém com uma dificuldade de aprendizagem, que se pode ser marginalizadas para que eles estão abertos a ser dominado pela criança com ASD. Meninas com Asperger podem ser desnecessariamente dependentes de sua mãe (ou outro prestador de cuidados primários), a quem eles consideram como seu melhor amigo e confidente em um mundo social que eles acham desafiador e assustador.

Comunicação social:

Meninos se envolvem em comportamentos disruptivos, enquanto as meninas podem ser persistentemente "insistentes" para ganhar o que eles querem ou controlar a sua situação.

Meninas com ASD tendem a agir passivamente e ignorar demandas diárias. Enquanto os meninos se tornam perturbadores, em resposta as meninas parecem mais capazes de se concentrar do que os rapazes, que se distrair com mais facilidade.

As meninas tendem a aprender comportamentos sociais através da observação e cópia, que pode disfarçar seus déficits sociais.

Meninas podem achar a idéia de hierarquia social difícil, para que eles possam responder de forma inadequada para as pessoas em posição de autoridade, como professores. Crianças com ASD de ambos os sexos precisa aprender as regras de "conversa fiada", que eles muitas vezes encontram incompreensível como um passatempo.

Dificuldades das meninas tendem a ser mascarados por seus comportamentos passivos e capacidade de imitar sem entendimento.

Interesses especiais de meninas com ASD podem se concentrar em assuntos estereotipadas "femininos".

Imaginário social: os pais podem perceber sua filha como sendo não-especificamente "estranho", mas sem ser capaz de identificar a causa. O jogo imaginativo existe, mas é intenso na natureza, muitas vezes focados em interesses femininos estereotipados, como bonecas, make-up, animais e celebridades - que é por isso que meninas com ASD pode não parecer muito diferente para as meninas não no espectro. A chave é a intensidade e a qualidade destes interesses especiais, que são exclusivos, que tudo consome e, experiente em detalhe, crianças com ASD podem se envolver em questionamento repetitivo bem além da idade que aqueles que não estão no espectro faria normalmente. Elas podem exibir pobres habilidades empáticas e uma falta de interesse social. Elas também podem parecer desinteressados em sala de aula e apresentar comportamentos imaturos, impulsivos e incomuns. Uma incapacidade de "seguir em frente", mesmo com questões básicas, pode ser comum - por exemplo, não ser tranquila para jogar fora velhos brinquedos ou roupas. Este comportamento "desordenado" pode delinear suas dificuldades com a mudança. Embora esses tipos de comportamento podem ser comuns a ambos os sexos, as formas em que eles apresentam podem ser diferentes para meninos e meninas. Parece que as meninas no espectro autista podem ser menos perceptíveis do que os meninos, porque elas são menos perturbadoreas e têm uma capacidade para imitar comportamentos (Attwood, 2012.). No entanto, falta-lhes a compreensão social e qualquer conhecimento profundo da língua. Isto torna-se cada vez mais evidente a nível do ensino secundário, quando há crianças há mais jovens para associar, quando grupos de pares são mais misturados e qualquer "proteção" pode ser dissolvida. Além disso, múltiplos estímulos (como multidões em corredores ou gritos de campos de jogos) e alterações em rotinas que ocorrem no ensino secundário pode aumentar a ansiedade indivíduo muito. Adolescência, envolvendo mudanças incontroláveis, como a menstruação e o crescimento dos seios e pêlos do corpo, pode afetar profundamente meninas com ASD, aumentando a ansiedade devido à falta de controle sobre o que está acontecendo.

Problemas de saúde mental para meninas : A anorexia nervosa tem sido chamada de "mulher de Asperger", porque cerca de um quinto de meninas que se apresentam com anorexia têm características que são peculiares ao espectro autista; em torno de 20 a 30 por cento dos pacientes anoréxicos são perfeccionistas e demonstram modos rígidos de pensamento e comportamento, que são traços autistas comuns. Anorexia oferece meninas com ASD o que eles consideram ser um resultado positivo, porque a falta de nutrição impede a menstruação e desenvolvimento físico. Não é até a puberdade que as dificuldades sociais das meninas se tornam mais evidentes, sobretudo no que entram na escola secundária, quando eles podem tornar-se objecto de bullying ou podem ser geralmente marginalizadas e percebidas como estranhas. Ao contrário dos meninos, elas tornam-se retiradas (isoladas), deprimida e calmas, em vez de agressivas. Ansiedades profundas pode ser demonstrada em comportamentos alterados, notas mais baixas na escola, padrões de sono pobres, mau humor / depressão e comportamento obsessivo. Investigação a partir de 2011 constatou que muitas mulheres que foram posteriormente diagnosticadas como sendo no espectro autista, inicialmente foram diagnosticadas com tendo dificuldades, transtornos de personalidade, transtorno obsessivo-compulsivo ou transtornos alimentares (Rebite e Matson, 2011). Este diagnóstico diferencial pode estar relacionado à falta de consciência de como ASD presente nas meninas.

A necessidade de mudança : Mais pesquisa é essencial para identificar características de ASD, especialmente a síndrome de Asperger, em meninas e para treinar o pessoal de saúde e de ensino sobre apresentações em meninas. As ferramentas de diagnóstico devem ser adaptadas para incorporar as diferenças de gênero e assegurar que as pontuações atribuídas a comportamentos incluem a gama de sintomas em meninas. Observação de meninas no ambiente social da escola, prestando muita atenção às amizades, é vital para o diagnóstico. Vendo como gerenciar meninas durante tempo livre também está dizendo, desde aqueles com Asperger têm dificuldade em identificar a forma de preencher o tempo e não gozam da liberdade, mas está perdido e ansioso. Quanto mais cedo o diagnóstico precoce é feito, a intervenção mais cedo pode ser implementada. Dentro de uma escola, isso pode significar: uso de calendários visuais ou outros recursos visuais para reforçar a comunicação e aumentar a previsibilidade e ênfase no jogo visual e sensorial. Para crianças mais jovens entrada terapia ocupacional para resolver quaisquer problemas sensoriais e aumentar a capacidade de coordenação e músculo-esqueléticas programas para melhorar o conhecimento de expressões faciais e compreender os sinais físicos de sentimentos e anexar nomes para essas emoções programas sociais, que envolvem exercícios e jogos de linguagem, realizadas por pequenos grupos de crianças com ASD buddying entre crianças individuais com ASD e mais velhos crianças voluntárias na escola, que podem oferecer apoio social e aconselhamento sobre as interações sociais breaks e almoço estruturantes para meninas com ASD. Aaumento da sensibilização dos professores para que eles não fazem testes de repente presentes para crianças com ASD (e, portanto, as outras crianças). As aulas devem ser altamente estruturadas e professores devem ajudar as pessoas com ASD, durante o tempo livre,  posicionando com cuidado os lugares de crianças com ASD na classe, longe das crianças distraem aviso de estímulos sensoriais que estão a ser introduzidos na classe. Manter estreita ligação com os pais para entender se a escola causa grande ansiedade e do que está sendo feito em casa (por exemplo, com questões de amizades) e discutir comportamentos na escola, ajudando os pais a apoiar as competências linguísticas, utilizando jogos fornecidos pela escola ou da fala e terapeutas. Toda a investigação sugere que um diagnóstico precoce de ASD, seguido de intervenções apropriadas, irá otimizar a vida da pessoa chances de aumentar a independência, a compreensão e a acumulação de linguagem e habilidades sociais.

Até esta data, as formas em que as meninas apresentam com Asperger não foram minuciosamente examinados ou utilizados como base para ferramentas de diagnóstico, que continuam a ser dominada pelos homens. O Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre o autismo está recomendando que há um professor especialista para o autismo em todas as escolas e que tenha experiência e formação adequada. Isto segue uma pesquisa que constatou que 80 por cento dos inquiridos pensava que os professores não receberam formação suficiente para apoiar as crianças com autismo. Qualquer tipo de formação deve, naturalmente, incluir as questões de gênero. Afinal de contas, os professores estão em uma posição única para ser capaz de identificar os sinais de ASD nas meninas e implementar estratégias para ajudá-las a desenvolver seu pleno potencial.

Mais informação : Kate Reynolds é uma marca registrada geral, enfermeira, conselheira e formadora de profissionais de saúde com experiência NHS 18 anos. Ela é a mãe de uma criança autista e autora de planeamento do partido para crianças e adolescentes no espectro do autismo. Kate bloga em: www.autismagonyaunt.com * O termo "Síndrome de Asperger" é usado também para referir-se a um maior funcionamento autismo (HFA) para os fins deste artigo, uma vez que a única diferença é que na apresentação HFA envolve atraso na fala clínica na infância. Referências e leitura mais adicional Attwood, T. (2012) O Padrão de Desenvolvimento de Habilidades e meninas com Síndrome de Asperger. Papel arquivados em: www.tonyattwood.com.au Gould, J. e Ashton-Smith, J. (maio de 2011) Faltou diagnóstico ou diagnóstico errado? Meninas e mulheres no espectro do autismo, o autismo Boa Prática, Vol. 12 No. 1 p 34-41. Holtman, M., Bolte, S. e Poustka, F. (2007) desordens do espectro autista: Sex diferença em autistas Comportamentos Domínios e coexistindo Psicopatologia, Desenvolvimento e Neurologia Infantil, 49 p 361-366. Rivet, TT e Matson, JL (2011) Revisão das diferenças de gênero no Núcleo sintomatologia em desordens do espectro autista, a pesquisa em desordens do espectro autista. 5 (3) 957-976. Asa, L. (1981) as proporções de sexo no autismo infantil e doenças relacionadas. Psychiatry Research 5 (2):

5 - SÍNDROME DE ASPERGER EM MENINAS

Muitas pessoas estão familiarizadas com os sintomas da síndrome de Asperger (SA) em meninos, mas esta condição pode ser muito mais difícil de identificar em meninas. Comportamentos incomuns, interesses intensos e disfunção sensorial pode tudo ser mais sutil em meninas, levando muitos pais e educadores a negligenciar esta síndrome como um diagnóstico possível. No entanto, existem milhares de meninas com diagnóstico de Síndrome de Asperger a cada ano. Com a terapia e apoio emocional, muitas meninas com Asperger vivem uma vida feliz e bem sucedida.

Os sintomas da síndrome de Asperger em meninas

De acordo com pesquisas e informações sobre a Síndrome de Asperger, os sintomas podem ser muito diferentes em meninas do que nos meninos. Entender esses sintomas podem ajudar a reconhecer uma criança que precisa de ajuda.

Sintomas sociais 

Uma menina com Asperger poderá apresentar os seguintes sintomas sociais:

Parece excessivamente tímida ou evita interagir com os outros ou fazer o primeiro movimento social;

Parece desconfortável durante a conversa e pode lutar com contato visual;

Normalmente, tem apenas um amigo na escola;

Pode desempenhar adequadamente com brinquedos e se envolver em brincadeiras ou pode focar em organização de objetos ou brinquedos;

Muitas vezes, mostra empatia e compaixão, mas pode ser confundida com sinais não-verbais sociais;

Pode ter dificuldade com os colegas devido a escolhas da roupa e penteado.

Os sintomas de Comunicação

A forma como uma menina como se comunica também podem ser diferentes de seus pares:

Podem ter um vocabulário excepcional;

Tende a imitar em vez de fornecer respostas naturais;

Pode conversar em roteiro previsível ";

Parece lutar com aspectos não-verbais de comunicação, tais como a linguagem corporal e ou tom de voz;

Pode usar inflexão estranha;

Parece ter dificuldade em lidar com inesperados respostas verbais.

Sintomas Comportamentais

Os sintomas comportamentais de Asperger em meninas podeM ser muito diferente da dos meninos, devido às diferenças inerentes no processamento emocional:

Menos propenso a atuar fisicamente ou de forma agressiva;

Intenso foco sobre um determinado assunto, muitas vezes envolvendo animais ou da literatura clássica;

Aparece ansioso quando há mudanças na rotina;

Práticas rituais que parecem não ter nenhuma função;

Pode brincar com bonecas ou brinquedos muito além da idade normal para estes itens;

Parece ter atrações ou aversões a estímulos sensoriais, tais como texturas, alimentos, sons ou padrões visuais;

Pode se envolver em comportamento auto-estimulador limitado, como agitar as mãos, balançando, girando, ou mudando de pé para pé.

Os sintomas físicos

SA também se manifesta na forma de:

Pode ter dificuldade com coordenação motora fina ou grossa;

Pode tornar-se facilmente perdidos, mesmo em ambientes familiares;

Tem uma postura ímpar;

Resiste jogos físicos ou esportes.

Pode não ser diagnosticada.

Um dos aspectos mais desafiantes de ser uma menina com Síndrome de Asperger, carinhosamente chamado de "Aspergirl", pode ser receber um diagnóstico. Sem os comportamentos comumente associados com SA, a condição pode permanecer sem diagnóstico, mas isso não significa que é indetectável. As meninas com Síndrome de Asperger têm as mesmas dificuldades com o processamento sensorial e dificuldades sociais como meninos. Além disso, as meninas têm foco intenso sobre um determinado assunto de interesse.

A dificuldade em obter o diagnóstico correto é que os sintomas da SA envolvem diferenças de processamento que se manifestam de forma diferente nas meninas. O processamento emocional é inerentemente diferente em meninos e meninas. Os meninos com SA tendem a apresentar agressividade e frustração, chamando a atenção para um possível problema. As meninas, por outro lado, são menos propensas a manifestar estes comportamentos. Neurotípicos e adultos, muitas vezes tendem a tratar as mulheres de forma diferente. Na sequência de uma lista de verificação para Asperger não pode sempre trazer a condição à tona porque a mulher não pode demonstrar a diferença interna, ela não se manifesta comportamentalmente.

Embora haja uma grande quantidade de informações sobre os rapazes com SA, pode ser mais desafiador para encontrar recursos que irão ajudar os pais e professores a entender como a condição apresenta-se em meninas. Os seguintes blogs, sites e livros podem fornecer mais informações:

Livros :

Asperger e meninas, por Tony Atwood, et. É um bom recurso para os pais de meninas com AS.

Aspergirls: Empowering mulheres com Síndrome de Asperger por Rudy Simone é escrito por uma mulher com AS e oferece insights sobre o lado feminino desta desordem.

Siga seus instintos de pais.

Finalmente, se você é um pai que está preocupado com o desenvolvimento da criança, por qualquer motivo, é importante seguir seus instintos. Para as meninas, como para os meninos, o tratamento precoce e terapia para SA pode melhorar habilidades sociais, comportamento, e, finalmente, felicidade no futuro.



6 - Sugestão de livro: ASPERGER NO FEMININO O diagnóstico da Síndrome de Asperger nem sempre é o mais fácil quando se trata de meninas, pois eventualmente por detrás de uma menina tímida e recatada está uma garota Asperger absolutamente incompreendida. Este livro foi escrito por um conjunto de especialistas nesta área e relata algumas experiências na 1.ª pessoa que ajudam o leitor a compreender um pouco melhor esta síndrome.

7 – Traços de Asperger nas meninas/mulheres
https://www.facebook.com/notes/grupo-asperger-brasil/lista-de-tra%C3%A7os-de-asperger-nas-meninasmulheres/314918195268911 Lista de

8 – Changing the Face of Autism: Autism in females
https://www.youtube.com/watch?time_continue=710&v=VzWorS8CdBM
This video was put together by Aspertypical, to give a voice to women on the spectrum and raise awareness of their unique profile.

9 –My Aspergers Story | Autism Awareness Day 2016 | Rhiannon Salmons


Nenhum comentário:

Postar um comentário