Preparei uma
relação de links e artigos que abordam sobre a Síndrome de Asperger em
meninas, por conta de ser mais incomum encontrarmos a síndrome em meninas e
porque os sintomas em meninas são bem
mais sutis e podem ser sub
diagnosticados:
Para quem
quiser saber mais sobre a Síndrome de Asperger em meninas :
1- LISTA DE TRAÇOS ASPERGER EM MENINAS
http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2013/08/lista-de-tracos-de-asperger-nas.html
2 - MENINAS COM ASPERGERS
http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2013/08/meninas-com-aspergers.html
As meninas
com Aspergers experimentar os mesmos sintomas que os meninos?
A referência
para uma avaliação diagnóstica dos meninos em relação às meninas é de 10 meninos para cada menina.
No entanto, a
evidência epidemiológica indica que a proporção
é de 4/1. Essa é a mesma proporção como ocorre com autismo. Até agora não
houve nenhum estudo que, especificamente, investigue qualquer variação na
expressão de características entre meninos e meninas com Asperger, mas os meninos tendem a ter uma maior expressão de
déficits sociais com um perfil muito desigual de habilidades sociais e de
uma propensão ao comportamento disruptivo ou agressivo, especialmente quando
frustrado ou estressado. Estas características são mais propensos a ser notado
por mães pais e educadores.
Em contraste,
as meninas tendem a ser relativamente
mais capazes no traquejo social e têm um perfil de habilidades sociais. Meninas com Aspergers parecem mais capazes
de acompanhar as ações sociais por imitação retardada. Elas observam as
outras crianças e imitam, mas suas ações não são tão bem programadas e
espontâneas. Há algumas evidências preliminares para substanciar esta
distinção a partir de um estudo das
diferenças sexuais no Autismo.
Meninas com Asperger são mais propensas a serem
consideradas imaturas, em vez de estranhas. Seus interesses especiais podem não ser tão evidentes e intensos como
ocorre com os meninos. Assim, eles podem ser descritos como o jovem
"invisível" (ou seja, socialmente isolados), preocupado com seu mundo
imaginário, mas não uma influência
perturbadora na sala de aula. Embora as meninas sejam menos propensas a
serem diagnosticadas, elas são mais propensas a sofrer em silêncio.
Uma questão
importante para as meninas na adolescência a base para mudança habitual de
amizade. Em vez de jogo, articular com brinquedos e jogos usando a imaginação,
a amizade adolescente é baseada em conversa que é predominantemente sobre experiências,
relacionamentos e sentimentos. A
adolescente com Asperger pode querer continuar com jogos, parque infantil da
escola primária e começar a reduzir seu contato com os amigos anteriores.
Eles já não compartilham os mesmos interesses. Há também o
novo problema a lidar com os avanços amorosos. Aqui a conversa é aceitável, mas
conceitos de romance e amor, assim como a intimidade física são confusas ou
censurável. Na tentativa de ser incluído em atividades sociais, algumas meninas Asperger têm descrito como
adotando uma "máscara".
Para os
outros na escola, elas parecem
continuamente expressar um sorriso, mas por trás da máscara - elas estão
enfrentando ansiedade, medo e auto dúvida. Elas estão desesperadas para serem incluídas e para agradar aos outros, mas
não pode expressar seus sentimentos internos em público. Essas meninas têm um melhor prognóstico a longo
prazo do que meninos.
Elas parecem
ser mais capazes de aprender a conviver
e camuflar as suas dificuldades em uma idade precoce.
3 – HÁ DIFERENÇAS ENTRE MENINOS E MENINAS COM
TEA?
O autismo é
um transtorno predominante masculino, ou seja, as chances de se desenvolver em meninos é muito maior do que em meninas.
Por isso, pesquisadores têm se preocupado quanto às diferenças de comportamento
observadas entre os sexos.
Um estudo
publicado em setembro de 2015, no jornal científico Molecular Autism, mostrou
que as crianças do sexo feminino podem
apresentar comportamentos repetitivos e restritos menos severos. Ainda de
acordo com a pesquisa, o que explicaria tais discrepâncias seriam as diferenças
cerebrais entre os sexos, como os padrões de massa cinzenta presentes no córtex
motor, na área motora suplementar, no cerebelo, no giro fusiforme e na amígdala.
Tais regiões auxiliam o órgão a planejar e executar diversas funções motoras e
também interferem no funcionamento da "área social", o que explicaria
o fato de meninas e meninos se
comportarem de maneira diferente. Fonte Revista Saber&Ler.
4 – É o autismo diferente para meninas?
https://senmagazine.co.uk/…/s…/is-autism-different-for-girls
São os pais e
os profissionais que faltam os sinais de autismo em meninas? Kate Reynolds olha
porque fêmea autismo é muitas vezes
diagnosticada tardiamente e mal compreendida. Os distúrbios mais comuns do
espectro autista (ASD) visto por serviços de saúde e educação são transtorno
autista, também chamado de infância ou autismo clássico, e síndrome de Asperger
*. O transtorno autista é caracterizada por atraso e sinais de imparidade
interação social, comunicação e imaginação discurso.
A pesquisa de
Lorna Wing encontraram uma proporção de dois para um macho para fêmea
prevalência de transtorno autista e quinze para um para a síndrome de Asperger,
sugerindo que as meninas eram menos propensos às formas mais sutis de ASD (Asa,
1981). Certamente, os machos são mais susceptíveis a condições orgânicas (onde
existe doença mensurável), tais como o autismo, que é uma condição neurológica
desenvolvimento. Além disso, as meninas parecem ter alguma proteção contra as
variantes genéticas que são pensados para causar autismo.
No entanto,
torna-se claro que as meninas simplesmente pode ser sub-representadas nas
figuras Asperger porque a história da investigação sobre ASD, desde o seu início
com Kanner e trabalho de Asperger em meados dos anos 1940, é baseado em machos.
As ferramentas de diagnóstico - usando entrevistas, tarefas e categorização de
comportamentos que resultam em pontuações quantitativos para a análise
específicas - foram desenvolvidos de acordo com fenótipos masculinos (Gould e
Ashton-Smith, 2011). As formas em que se manifesta a síndrome de Asperger em
meninas não foram adequadamente investigadas e somente nos últimos cinco a dez
anos, a atenção foi focada em mulheres.
Sinais de autismo em meninas
O diagnóstico
de ASD é baseado na tríade de deficiências, identificado por Wing e Gould, em
1979. Com a síndrome de Asperger, as meninas podem apresentar de forma
diferente para meninos em cada uma dessas áreas de deficiência.
A interação social:
(Holtman et
al, 2007) meninos com ASD tendem a não aparecer motivado para ser socialmente
interativa, mas as meninas no espectro fazer. No entanto, as meninas têm uma história de fracasso em alcançar e manter amizades.
As amizades de meninas com Asperger gravitam em torno de meninas mais velhas,
que tendem a mãe delas e atuam como uma forma de "proteção" social,
meninas podem ser socialmente imaturas e ter uma preferência para brincar com
as crianças muito mais jovens que
não são desafiadoras e permitiriam a criança com ASD dominem o jogo,
dando-lhes a previsibilidade e controle de crianças com autismo. As meninas com
autismo podem "adotar" um par menos capaz, talvez alguém com uma
dificuldade de aprendizagem, que se pode ser marginalizadas para que eles estão
abertos a ser dominado pela criança com ASD. Meninas com Asperger podem ser
desnecessariamente dependentes de sua mãe (ou outro prestador de cuidados
primários), a quem eles consideram como seu melhor amigo e confidente em um
mundo social que eles acham desafiador e assustador.
Comunicação social:
Meninos se
envolvem em comportamentos disruptivos, enquanto as meninas podem ser persistentemente "insistentes" para
ganhar o que eles querem ou controlar a sua situação.
Meninas com
ASD tendem a agir passivamente e ignorar demandas diárias. Enquanto os meninos
se tornam perturbadores, em resposta as
meninas parecem mais capazes de se concentrar do que os rapazes, que se
distrair com mais facilidade.
As meninas tendem a aprender comportamentos sociais
através da observação e cópia, que pode
disfarçar seus déficits sociais.
Meninas podem
achar a idéia de hierarquia social difícil, para que eles possam responder de
forma inadequada para as pessoas em posição de autoridade, como professores. Crianças
com ASD de ambos os sexos precisa aprender as regras de "conversa
fiada", que eles muitas vezes encontram incompreensível como um
passatempo.
Dificuldades das meninas tendem a ser mascarados
por seus comportamentos passivos e capacidade de imitar sem entendimento.
Interesses
especiais de meninas com ASD podem se concentrar em assuntos estereotipadas
"femininos".
Imaginário social: os pais podem perceber
sua filha como sendo não-especificamente "estranho", mas sem ser
capaz de identificar a causa. O jogo
imaginativo existe, mas é intenso
na natureza, muitas vezes focados em
interesses femininos estereotipados, como
bonecas, make-up, animais e celebridades - que é por isso que meninas com ASD pode não parecer muito diferente
para as meninas não no espectro. A chave é a intensidade e a qualidade
destes interesses especiais, que são exclusivos, que tudo consome e, experiente
em detalhe, crianças com ASD podem se envolver em questionamento repetitivo bem
além da idade que aqueles que não estão no espectro faria normalmente. Elas podem exibir pobres habilidades
empáticas e uma falta de interesse social. Elas também podem parecer
desinteressados em sala de aula e apresentar comportamentos imaturos,
impulsivos e incomuns. Uma incapacidade de "seguir em frente", mesmo
com questões básicas, pode ser comum - por exemplo, não ser tranquila para
jogar fora velhos brinquedos ou roupas. Este
comportamento "desordenado" pode delinear suas dificuldades com a
mudança. Embora esses tipos de comportamento podem ser comuns a ambos os
sexos, as formas em que eles apresentam podem ser diferentes para meninos e
meninas. Parece que as meninas no
espectro autista podem ser menos perceptíveis do que os meninos, porque elas
são menos perturbadoreas e têm uma capacidade para imitar comportamentos (Attwood,
2012.). No entanto, falta-lhes a
compreensão social e qualquer conhecimento profundo da língua. Isto torna-se cada vez mais evidente a nível do
ensino secundário, quando há crianças há mais jovens para associar, quando
grupos de pares são mais misturados e qualquer "proteção" pode ser
dissolvida. Além disso, múltiplos estímulos (como multidões em corredores ou
gritos de campos de jogos) e alterações
em rotinas que ocorrem no ensino secundário pode aumentar a ansiedade indivíduo muito. Adolescência, envolvendo
mudanças incontroláveis, como a menstruação e o crescimento dos seios e pêlos
do corpo, pode afetar profundamente meninas com ASD, aumentando a ansiedade devido à falta de controle sobre o que está
acontecendo.
Problemas de saúde mental para meninas : A anorexia
nervosa tem sido chamada de "mulher de Asperger", porque cerca de um quinto de meninas que se
apresentam com anorexia têm características que são peculiares ao espectro
autista; em torno de 20 a 30 por cento dos pacientes anoréxicos são
perfeccionistas e demonstram modos
rígidos de pensamento e comportamento, que são traços autistas comuns.
Anorexia oferece meninas com ASD o que eles consideram ser um resultado
positivo, porque a falta de nutrição impede a menstruação e desenvolvimento
físico. Não é até a puberdade que as dificuldades sociais das meninas se tornam
mais evidentes, sobretudo no que entram na escola secundária, quando eles podem
tornar-se objecto de bullying ou
podem ser geralmente marginalizadas e percebidas como estranhas. Ao contrário dos meninos, elas tornam-se
retiradas (isoladas), deprimida e calmas, em vez de agressivas. Ansiedades
profundas pode ser demonstrada em comportamentos alterados, notas mais baixas na escola, padrões de sono pobres, mau humor / depressão
e comportamento obsessivo. Investigação a partir de 2011 constatou que
muitas mulheres que foram posteriormente diagnosticadas como sendo no espectro
autista, inicialmente foram diagnosticadas com tendo dificuldades, transtornos
de personalidade, transtorno obsessivo-compulsivo ou transtornos alimentares
(Rebite e Matson, 2011). Este diagnóstico diferencial pode estar relacionado à
falta de consciência de como ASD presente nas meninas.
A necessidade de mudança : Mais
pesquisa é essencial para identificar características de ASD, especialmente a
síndrome de Asperger, em meninas e para treinar o pessoal de saúde e de ensino
sobre apresentações em meninas. As ferramentas de diagnóstico devem ser adaptadas
para incorporar as diferenças de gênero e assegurar que as pontuações
atribuídas a comportamentos incluem a gama de sintomas em meninas. Observação de meninas no ambiente social da
escola, prestando muita atenção às amizades, é vital para o diagnóstico.
Vendo como gerenciar meninas durante tempo livre também está dizendo, desde
aqueles com Asperger têm dificuldade em identificar a forma de preencher o
tempo e não gozam da liberdade, mas está perdido e ansioso. Quanto mais cedo o diagnóstico precoce é
feito, a intervenção mais cedo pode ser implementada. Dentro de uma escola,
isso pode significar: uso de calendários visuais ou outros recursos visuais
para reforçar a comunicação e aumentar a previsibilidade e ênfase no jogo
visual e sensorial. Para crianças mais jovens entrada terapia ocupacional para
resolver quaisquer problemas sensoriais e aumentar a capacidade de coordenação
e músculo-esqueléticas programas para melhorar o conhecimento de expressões
faciais e compreender os sinais físicos de sentimentos e anexar nomes para
essas emoções programas sociais, que envolvem exercícios e jogos de linguagem,
realizadas por pequenos grupos de crianças com ASD buddying entre crianças
individuais com ASD e mais velhos crianças voluntárias na escola, que podem
oferecer apoio social e aconselhamento sobre as interações sociais breaks e almoço
estruturantes para meninas com ASD. Aaumento da sensibilização dos professores
para que eles não fazem testes de repente presentes para crianças com ASD (e,
portanto, as outras crianças). As aulas devem ser altamente estruturadas e
professores devem ajudar as pessoas com ASD, durante o tempo livre, posicionando com cuidado os lugares de
crianças com ASD na classe, longe das
crianças distraem aviso de estímulos sensoriais que estão a ser introduzidos na
classe. Manter estreita ligação com os pais para entender se a escola causa
grande ansiedade e do que está sendo feito em casa (por exemplo, com questões
de amizades) e discutir comportamentos na escola, ajudando os pais a apoiar as
competências linguísticas, utilizando jogos fornecidos pela escola ou da fala e
terapeutas. Toda a investigação sugere
que um diagnóstico precoce de ASD, seguido de intervenções apropriadas, irá
otimizar a vida da pessoa chances de aumentar a independência, a compreensão e a
acumulação de linguagem e habilidades sociais.
Até esta
data, as formas em que as meninas apresentam com Asperger não foram
minuciosamente examinados ou utilizados como base para ferramentas de
diagnóstico, que continuam a ser dominada pelos homens. O Grupo Parlamentar de
Todos os Partidos sobre o autismo está recomendando que há um professor especialista
para o autismo em todas as escolas e que tenha experiência e formação adequada.
Isto segue uma pesquisa que constatou que 80 por cento dos inquiridos pensava
que os professores não receberam formação suficiente para apoiar as crianças
com autismo. Qualquer tipo de formação deve, naturalmente, incluir as questões
de gênero. Afinal de contas, os professores estão em uma posição única para ser
capaz de identificar os sinais de ASD nas meninas e implementar estratégias
para ajudá-las a desenvolver seu pleno potencial.
Mais
informação : Kate Reynolds é uma marca registrada geral, enfermeira, conselheira
e formadora de profissionais de saúde com experiência NHS 18 anos. Ela é a mãe
de uma criança autista e autora de planeamento do partido para crianças e adolescentes
no espectro do autismo. Kate bloga em: www.autismagonyaunt.com * O termo
"Síndrome de Asperger" é usado também para referir-se a um maior
funcionamento autismo (HFA) para os fins deste artigo, uma vez que a única
diferença é que na apresentação HFA envolve atraso na fala clínica na infância.
Referências e leitura mais adicional Attwood, T. (2012) O Padrão de
Desenvolvimento de Habilidades e meninas com Síndrome de Asperger. Papel
arquivados em: www.tonyattwood.com.au Gould, J. e
Ashton-Smith, J. (maio de 2011) Faltou diagnóstico ou diagnóstico errado?
Meninas e mulheres no espectro do autismo, o autismo Boa Prática, Vol. 12 No. 1
p 34-41. Holtman, M., Bolte, S. e Poustka, F. (2007) desordens do espectro
autista: Sex diferença em autistas Comportamentos Domínios e coexistindo
Psicopatologia, Desenvolvimento e Neurologia Infantil, 49 p 361-366. Rivet, TT
e Matson, JL (2011) Revisão das diferenças de gênero no Núcleo sintomatologia
em desordens do espectro autista, a pesquisa em desordens do espectro autista.
5 (3) 957-976. Asa, L. (1981) as proporções de sexo no autismo infantil e
doenças relacionadas. Psychiatry Research 5 (2):
5 - SÍNDROME DE ASPERGER EM MENINAS
Muitas
pessoas estão familiarizadas com os sintomas da síndrome de Asperger (SA) em meninos,
mas esta condição pode ser muito mais
difícil de identificar em meninas. Comportamentos
incomuns, interesses intensos e disfunção sensorial pode tudo ser mais sutil em
meninas, levando muitos pais e educadores a negligenciar esta síndrome como um
diagnóstico possível. No entanto, existem milhares de meninas com
diagnóstico de Síndrome de Asperger a cada ano. Com a terapia e apoio
emocional, muitas meninas com Asperger vivem uma vida feliz e bem sucedida.
Os sintomas
da síndrome de Asperger em meninas
De acordo com
pesquisas e informações sobre a Síndrome de Asperger, os sintomas podem ser
muito diferentes em meninas do que nos meninos. Entender esses sintomas podem
ajudar a reconhecer uma criança que precisa de ajuda.
Sintomas
sociais
Uma menina
com Asperger poderá apresentar os seguintes sintomas sociais:
Parece
excessivamente tímida ou evita interagir com os outros ou fazer o primeiro
movimento social;
Parece
desconfortável durante a conversa e pode lutar com contato visual;
Normalmente,
tem apenas um amigo na escola;
Pode
desempenhar adequadamente com brinquedos e se envolver em brincadeiras ou pode
focar em organização de objetos ou brinquedos;
Muitas vezes,
mostra empatia e compaixão, mas pode ser confundida com sinais não-verbais sociais;
Pode ter
dificuldade com os colegas devido a escolhas da roupa e penteado.
Os sintomas
de Comunicação
A forma como
uma menina como se comunica também podem ser diferentes de seus pares:
Podem ter um
vocabulário excepcional;
Tende a
imitar em vez de fornecer respostas naturais;
Pode
conversar em roteiro previsível ";
Parece lutar
com aspectos não-verbais de comunicação, tais como a linguagem corporal e ou
tom de voz;
Pode usar
inflexão estranha;
Parece ter
dificuldade em lidar com inesperados respostas verbais.
Sintomas
Comportamentais
Os sintomas
comportamentais de Asperger em meninas podeM ser muito diferente da dos
meninos, devido às diferenças inerentes no processamento emocional:
Menos
propenso a atuar fisicamente ou de forma agressiva;
Intenso foco
sobre um determinado assunto, muitas vezes envolvendo animais ou da literatura
clássica;
Aparece
ansioso quando há mudanças na rotina;
Práticas
rituais que parecem não ter nenhuma função;
Pode brincar
com bonecas ou brinquedos muito além da idade normal para estes itens;
Parece ter
atrações ou aversões a estímulos sensoriais, tais como texturas, alimentos,
sons ou padrões visuais;
Pode se
envolver em comportamento auto-estimulador limitado, como agitar as mãos,
balançando, girando, ou mudando de pé para pé.
Os sintomas físicos
SA também se
manifesta na forma de:
Pode ter
dificuldade com coordenação motora fina ou grossa;
Pode
tornar-se facilmente perdidos, mesmo em ambientes familiares;
Tem uma
postura ímpar;
Resiste jogos
físicos ou esportes.
Pode não ser
diagnosticada.
Um dos
aspectos mais desafiantes de ser uma menina com Síndrome de Asperger,
carinhosamente chamado de "Aspergirl", pode ser receber um
diagnóstico. Sem os comportamentos comumente associados com SA, a condição pode
permanecer sem diagnóstico, mas isso não significa que é indetectável. As
meninas com Síndrome de Asperger têm as mesmas dificuldades com o processamento
sensorial e dificuldades sociais como meninos. Além disso, as meninas têm foco
intenso sobre um determinado assunto de interesse.
A dificuldade
em obter o diagnóstico correto é que os sintomas da SA envolvem diferenças de
processamento que se manifestam de forma diferente nas meninas. O processamento
emocional é inerentemente diferente em meninos e meninas. Os meninos com SA
tendem a apresentar agressividade e frustração, chamando a atenção para um
possível problema. As meninas, por outro lado, são menos propensas a manifestar
estes comportamentos. Neurotípicos e adultos, muitas vezes tendem a tratar as
mulheres de forma diferente. Na sequência de uma lista de verificação para
Asperger não pode sempre trazer a condição à tona porque a mulher não pode
demonstrar a diferença interna, ela não se manifesta comportamentalmente.
Embora haja
uma grande quantidade de informações sobre os rapazes com SA, pode ser mais
desafiador para encontrar recursos que irão ajudar os pais e professores a
entender como a condição apresenta-se em meninas. Os seguintes blogs, sites e
livros podem fornecer mais informações:
Livros :
Asperger e meninas, por Tony Atwood, et. É um bom recurso para
os pais de meninas com AS.
Aspergirls: Empowering mulheres com Síndrome de Asperger por
Rudy Simone é escrito por uma mulher com AS e oferece insights sobre o lado
feminino desta desordem.
Siga seus
instintos de pais.
Finalmente,
se você é um pai que está preocupado com o desenvolvimento da criança, por
qualquer motivo, é importante seguir seus instintos. Para as meninas, como para os meninos, o tratamento precoce e terapia
para SA pode melhorar habilidades sociais, comportamento, e, finalmente,
felicidade no futuro.
Fonte deste
artigo: http://autism.lovetoknow.com/Aspergers_in_Girls
6 - Sugestão
de livro: ASPERGER NO FEMININO O
diagnóstico da Síndrome de Asperger nem sempre é o mais fácil quando se trata
de meninas, pois eventualmente por detrás de uma menina tímida e recatada está
uma garota Asperger absolutamente incompreendida. Este livro foi escrito por um
conjunto de especialistas nesta área e relata algumas experiências na 1.ª
pessoa que ajudam o leitor a compreender um pouco melhor esta síndrome.
7 – Traços de Asperger nas meninas/mulheres
https://www.facebook.com/notes/grupo-asperger-brasil/lista-de-tra%C3%A7os-de-asperger-nas-meninasmulheres/314918195268911 Lista de
8 – Changing the Face of Autism: Autism in
females
https://www.youtube.com/watch?time_continue=710&v=VzWorS8CdBM
This video
was put together by Aspertypical, to give a voice to women on the spectrum and
raise awareness of their unique profile.
Nenhum comentário:
Postar um comentário