Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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segunda-feira, 4 de abril de 2016

ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PARA CRIANÇAS SUPERDOTADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Informações extraídas do site do MEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, da Cartilha SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTADAÇÃO, Brasília, 2.006 :


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PARTE III

Currículo:EIXOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA 

3.2 METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Estratégias de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotado envolvem, muitas vezes, diferençar ou modificar o currículo regular de modo a adequar o processo de aprendizagem às necessidades e características desse aprendiz. Diferentes estratégias podem ser empregadas nas classes comuns para diferenciação e modificação do currículo regular, contribuindo, inclusive, para estimular potencialidades de toda a turma. A seguir, são apresentados alguns exemplos de estratégias metodológicas e pedagógicas. Elas se aplicam tanto à educação infantil quanto ao ensino fundamental.

• A aprendizagem deve ser centrada no aluno. Leve em consideração os interesses e habilidades dos alunos.

• Implemente atividades de enriquecimento em sala de aula, como, por exemplo, dramatizações, produção de histórias etc.
• Investigue os interesses, os estilos de aprendizagem1 e de expressão dos seus alunos ou observe-os de forma a identificar seus interesses, pontos fortes e talentos.

• Analise e modifique o currículo existente de forma a identificar e eliminar redundâncias e incrementar unidades que sejam desafiadoras para os alunos.

• Retire ou reduza do currículo a ser desenvolvido conteúdo que os alunos já dominam ou que pode ser adquirido em um ritmo compatível com suas habilidades. O uso dessa estratégia educacional elimina conteúdo curricular repetitivo, cria um ambiente de aprendizagem desafiador, reduz sentimentos de apatia e desinteresse dos alunos superdotados com relação às atividades desenvolvidas em sala de aula, e possibilita a esses alunos utilizar o tempo economizado para se dedicar às atividades de seu interesse. É importante que seja feita uma avaliação criteriosa do nível de conhecimento do aluno acerca do conteúdo antes de se implementar essa estratégia.

• Desenvolva atividades com diferentes produtos finais, de modo que as necessidades individuais possam ser atendidas.

• Permita que os alunos comuniquem conhecimento ou experiências prévias.
• Use várias estratégias de ensino (atividades em grupo, dramatização, brincadeiras etc) de forma a assegurar o envolvimento do aluno em sala de aula.

• Convide pessoas da comunidade ou especialistas para falar para os alunos de forma a despertar o interesse dos mesmos sobre o conteúdo estudado e promover o desenvolvimento de habilidades.

• Envolva os alunos em atividades de solução de problemas que os levem a transferir os objetivos de aprendizagem a situações em que a criatividade e outras habilidades superiores de pensamento (por exemplo, análise, avaliação, síntese) sejam empregadas.

• Estimule os alunos a encontrar respostas para suas próprias questões por meio de projetos individuais (ex.: registro de atividades e descobertas em álbuns, cartazes, filmagens, gravações, desenhos, colagens) e atividades de exploração.

• Envolva os pais no processo de aprendizagem de seus filhos (tutoria, acompanhamento no dever de casa).

• Dê ao aluno oportunidade de escolha, levando em consideração seus interesses e habilidades.

• Dê oportunidades ao aluno de obter conhecimento pessoal acerca de suas habilidades, interesses e estilos de aprendizagem, oferecendo experiências de aprendizagem variadas.

• Relacione os objetivos do conteúdo às experiências dos alunos.

• Ofereça aos alunos informações que sejam importantes, interessantes, contextualizadas, significativas e conectadas entre si, levando em consideração os interesses e habilidades das crianças.

• Oriente o aluno a buscar informações adicionais sobre tópicos de seu interesse, sugerindo fontes de informações diversificadas (livros, indivíduos, revistas, internet etc).

• Estimule o aluno a avaliar seu desempenho em uma atividade ou tarefa.

• Valorize produtos e idéias criativas.

• Situe os alunos nos grupos com os quais melhor possa trabalhar. Dê oportunidade aos alunos de desenvolverem atividades com outros de mesmo nível de habilidade.

• Ofereça ao aluno oportunidade de visitar e observar locais variados (ex.: parques, jardim zoológico, jardim botânico, teatros, comércio, galerias de arte, museus, lojinha de animais domésticos, feira, praça etc).


• Evite rotular o aluno de superdotado. Trate as diferenças individuais como um fato natural. Lembre-se de que nem sempre o aluno superdotado terá um desempenho excelente em todas as áreas ou atividades.

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