Extraído do site : https://www.ufmg.br/online/arquivos/040117.shtml
Professores que identifiquem sinais de
superdotação e altas habilidades em seus alunos podem entrar em contato com o LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS DIFERENÇAS
INDIVIDUAIS (LADI), do DEPARTAMENTO
DE PSICOLOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS (FAFICH), para
agendar sessões gratuitas de avaliação e diagnóstico.
Entre os sinais de superdotação, destacam-se
alfabetização precoce, vocabulário rico e extenso, habilidade em cálculos muito
acima da média, diferença significativa de desempenho escolar entre a criança e
seus pares e extrema curiosidade.
Para agendar a avaliação, que ocorre durante
quatro ou cinco encontros (um por semana), é necessária a autorização dos
responsáveis pelo aluno. Todo o processo
é gratuito e pode ser solicitado pelos telefones (31) 3409-6285 e (31)
9269-5204 ou pelo e-mail altashabilidadesufmg@gmail.com. As sessões são
realizadas no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), localizado na Fafich.
Estudo longitudinal de inteligência e
personalidade coordenado pela professora Carmen Flores-Mendoza, o Ladi se dedica à pesquisa e
à prática da avaliação cognitiva e do desenvolvimento. Há 13 anos, seus
pesquisadores começaram um estudo de longo prazo para avaliar a evolução da
inteligência e da personalidade em crianças que estudavam no Centro Pedagógico.
A segunda fase da pesquisa será realizada neste
ano e em 2016, com o objetivo de reavaliar os mesmos jovens. Para tanto, o Laboratório está
tentando localizar os ex-alunos do CP voluntários da pesquisa para
realizar nova rodada de testes.
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