O artigo “Creative Education for Gifted Children”,
das autoras: Fernanda Hellen Ribeiro Piske, Tania Stoltz e Jarci Machado,
publicado recentemente em uma importante revista Americana Creative Education (Qualis A) que trata com excelência sobre a
temática Criatividade: Creative Education,
pode ser acessado no link:
Este
artigo aponta a criatividade como um atributo essencial para o desenvolvimento
do potencial criador, no entanto, nem
sempre é desenvolvido corretamente no contexto escolar, especialmente
quando se trata de educação os alunos superdotados, porque essas crianças precisam de um serviço especializado para atender as suas necessidades especiais que, na maioria das vezes, não é ofertado
adequadamente. Neste
sentido, este estudo tem
como objetivo contribuir para
que os
profissionais da educação reflitam
e tomem consciência da importância da criatividade na educação.
O método utlizado neste estudo, foi baseado em
estudos nacionais
e internacionais voltados
para a
área de altas habilidades / superdotação e criatividade no contexto escolar.
A
conclusão que as autoras apresentam é que o
desenvolvimento da criatividade depende
de uma boa formação de professores na preparação de atividades que despertem a curiosidade e interesse de cada superdotado, permitindo que
ao aluno um pensamanto criativo, independente, investigativo e crítico, além disso, os professores devem proporcionar
novas oportunidades de reflexão sobre o processo de ensino
e aprendizagem.
Resumo em inglês:
Creativity is an essential attribute for the
development of creative potential, however, it is not always developed properly
in the school context, especially when it is about gifted students education,
because these children need a specialized service to attend their special
needs. In this sense, this study aims to contribute in order that education
professionals reflect and become aware of the importance of creativity in
education. The method of this research was based from national and
international studies focused on the area of High Abilities / Giftedness and
creativity in the school context. The conclusion is that the development of
creativity depends on a good teacher education in preparing activities that
arouse curiosity and interest of each gifted, enabling the student creative and
independent, investigative and critical thinking, furthermore, teachers should
provide new opportunities of reflection on the process of teaching and
learning.
Nenhum comentário:
Postar um comentário