Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sobre o meu primeiro dia, no IX Congresso Iberoamericano de Superdotación, , Talento Y Creatividad, em Buenos Aires






Passo, aqui, para lhes contar sobre o meu primeiro dia no IX Congresso Iberoamericano de Superdotación, , Talento Y Creatividad, em Buenos Aires. O Congresso está bem intessante ! É muito legal ouvir outras especialistas, de outros países, tb com língua latina (Espanha, Chile, Uruguai, Argentina, Peru, Equador, Colombia, México, Chile entre outros ...) falar sobre este mesmo tema (e suas variantes, óbvios) de uma forma tão única. Por incrível que pareça, pessoal, os nossos problemas são exatamente os mesmos, em todos estes países que eu citei !




Com uma agravante de que, na Argentina, não há que se falar em aceleração de série ! Conversei com uma mãe que participou de uma palestra, e ela fez uma apresentação de power pont maravilhosa. Eu me apresentei a ela, contei da minha profissão, do meu blog, do meu grupo no facebbok. Na Argentina, não tem nenhum grupo assim, na internete. Mas, ela faz parte de uma associação, chamada Fundación para la evolución del talento y la creatividad: www.fetc.com.ar. (em breve, trarei um artigo com o relato dela, para um revista...). Esta mãe prometeu que iria me enviar o power point bárbaro que ela fez, sobre a história do filho dela (comovente) para que possamos compartilhar ! Eu dei o cartão do meu Blog a ela e a convidei para participar, daqui do grupo !





Fiquei abismada, quando la me contou que, na Argentina, são raríssimos os casos de aceleração de série. Prá falar a verdade, nenhuma das 27 palestras fala sobre etse tema, ao contrário do que rolou, no Congresso do Conbrasd, em Julho, em que o tema foi falado (inclusive por mim.. he he). A mãe gostou muito de saber que, aqui no Brasil, estamos entrando, na Justiça, para fazer valer o direito de nossos filhos e que este direito tem sido respeitado e acatado pelo nosso Judiciário !




Mas, mesmo atrasados em relação ä aceleração de série e äs leis, eu gostei muito do trabalho desta equipe Argentina, composta pelas Dras.Maria Del Carmem Maggio e Dra. Maria P. Carracedo. As duas foram muito simpáticas comigo, se interessaram pela nosso trabalho com a SD, no Brasil e disse que o Brasil, realmente, está avançado em relação á Argentina, em termos de superdotação.





Assisti a uma maravilhosa palestra com a especialista espanhola, Dra. Yolanda Benita Mate. Adorei esta especialista ! Muito articulada ; com uma fala tranquila e coerente. Mostrou que domina bem o assunto.




Assisti a uma palestra com uma proposta interessante, mas, inviável, por ora no Brasil. A especialista uruguaia Karen Bendelman falou sobre a utilzação favorável, para as crianças superdotadas em informática e criatividade, em Palestra que teve o tema : "Jugando com el futuro : dessarolando talentos atraves da creacion de videojuegos". Muito interessante esta proposta de ajudar as crianças SD a criarem seus próprios jogos de computador, mas toda a pesquisa apresentada foi realizada nos EUA.. he he..





O Brasil foi representado pelo João Bezerra da Silva Junior, daqui de SP, que falou sobre a importância das competências e saberes docentes para Educação Inclusiva dos Alunos Com indicadores de AH/SD. Na palestra, ele abordou sobre a necessidade dos professores acolherem este tipo de alunado, não tendo vergonha de não saberem responder ás suas perguntas, tendo paciência de saber lidar com alunos questionadores, sabendo identificar e trabalhar com as habilidades destes alunos. Na visão e experiência profissional dele, enquanto coordenador de escola (pública ou municipal ?), ele nos mostrou que é possível, sim, fazer a diferença com os alunos que têm altas habilidades, em qualquer escola. Basta querer ! Ah.. João.. quisera todos os professores o tivessem como coordenador, não é mesmo ? kkkk





Também do Brasil, tivemos a Professora da UFF do Rio, Dra. Maria Vitoria Campos Mamede Maia, que trouxe para o público a questão de que, no Brasil, temos leis para proteger os alunos com AH, porém, elas não são cumpridas. Pior.. são ignoradas por quem deveria melhor conhecê-las : o governo !





Conheci, também, um trabalho muito interessante desenvolvido por uma fundação colombiana, chamada Buinaim Associación Colombiana pro Ensenanza de La Ciencia. Uma instituição particular, que não é ligada ao governo da Colômbia e que faz orientação para as escolas e professores de identificação dos alunos, como trabalhar com eles e como capacitar os professores para saberem identificar e estimular estes alunos. Muito interessante, mesmo, o trabalho deles !





Assisti, também, duas palestras sobre os talentos matemáticos. Uma ministrada por uma mexicana e outra por uma chilena. 




Assisti a outras palestras tão interessantes quanto estas.. Enfim.. o dia foi repleto daquilo que eu mais gosto de ouvir, ler e estudar.. kkk




E, como ninguém é de ferro.. vou descansar, porque, amanhã tem mais !!!


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