Extraído do site : http://www.rieoei.org/deloslectores/3459Orru.pdf
Autora : SÍLVIA
ESTER ORRÚ
Doutora em
educação. Docente do Programa de Pós-graduação da UNIPAC
Estas
são as características que mais evidenciam o indivíduo com a Síndrome de
Asperger:
• Aparecimento dos sintomas - “Dificilmente reconhecida antes dos 3 anos de idade,
em geral o diagnóstico ocorre por volta dos 5 ou 6 anos e muitas vezes com suspeita de
superdotação. (SCHWARTZMAN,
1992)
• Habilidades motoras - Desenvolvimento motor normal, mas com algumas inabilidades psicomotoras, dando um
aspecto de desajeitado (GILLBERG,
1993; KLIN, 2003)
• Processos perceptuais - Percepção sempre
dirigida ao todo/excelente memória associada. (ASPERGER, 1944; DSM IV, 1995)
• Contato visual - Superficial, mas sempre presente.
(ASPERGER, 1944; KLIN, 2003; SCHWARTZMAN, 1992)
• Desenvolvimento social – “Comunica-se
socialmente de forma espontânea, mas decora” as regras do jogo social
(KLIN, 2003; SCHWARTZMAN, 1992)
• Padrões de jogos/interesses - Explora objetos
adequadamente desde o início do desenvolvimento. Possui interesses
específicos, restritos e não usuais. (ASPERGER, 1944; DSM IV, 1995)
• Fala/linguagem - Geralmente não há atraso
no aparecimento da fala, que costuma ser pedante e pouco usual à idade. Há
fala estruturada gramaticalmente, mas com alterações pragmáticas (MARTIN;
MACDONALD, 2003; PASTORELLO, 1996)
• Desenvolvimento da leitura e da escrita - Desenvolvimento espontâneo e em idade precoce (hiperlexia)
em grande parte dos casos. (SCHWARTZMAN,
1992)” (LOPES-HERRERA, S.A., 2005, p. 24)
.
O traço mais marcante da Síndrome de Asperger faz com que esse indivíduo
seja tão fascinante. É a área
de interesse restrito que tem de forma idiossincrática. Tais interesses são
mais frequentes e relacionados a áreas intelectuais bem específicas. (BAUER,
1995).
De acordo com Schwartzman (1992), os indivíduos com
Síndrome de Asperger também costumam apresentar interesses peculiares o que
dificulta seu campo de interação social. Interesses de conversas referentes
à astrologia, à matemática, às artes entre outras. Sobre os assuntos que têm
prazer leem e decoram todas as informações possíveis, deixando seus ouvintes
abismados com tanto conhecimento.
Ainda sobre a linguagem, muitas crianças com Síndrome de
Asperger aprendem a ler espontaneamente e precocemente. A esta característica
damos o nome de hiperlexia. Ela é definida como a habilidade de leitura
emergente no período pré-escolar precoce e está associada à compreensão da
leitura e a habilidades gerais de processos semânticos (associação de
significados). Entretanto, a estratégia fonológica e de memorização
desenvolvidas não garantem uma compreensão textual plena, com significado.
(MARTOS-PEREZ et alii, 2003) .
Segundo Schwartzman (1992), o aparecimento da
linguagem em idade normal associada à hiperlexia ilude os pais a crerem que
seus filhos possuem Altas Habilidades, procurando serviços para tal diagnóstico.
Porém, as demais características se comparadas aos critérios diagnósticos para
Síndrome de Asperger e Altas habilidades se mostram distintas.
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