"Bom
mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com
classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve. E a
vida é muito curta para ser insignificante."
(Charles Chaplin)
QUARTA-FEIRA, 27 DE JUNHO DE 2012
Extrema facilidade para aprender coisas novas, curiosidade intensa,
raciocínio rápido, habilidades surpreendentes. Estas
são apenas algumas das características da superdotação, que faz parte da
personalidade de 1% da população brasileira, ou 380 mil crianças em idade
escolar. O assunto é polêmico, pois
confunde pais e professores, que não sabem identificar nem lidar com a situação.
Por causa disso, muitas vezes essas crianças
podem desenvolver problemas de relacionamento e de auto-estima. Saiba
como descobrir se seu filho é superdotado e o que fazer para que ele seja
devidamente valorizado e estimulado.
Características: Diferentemente do que se imagina, superdotação não é sinônimo de genialidade ou capacidade de tirar nota máxima em tudo. As pessoas que possuem esse dom apresentam habilidades visivelmente diferenciadas da maioria das pessoas da sua idade, e isso vai além de um bom desempenho nos estudos. Tais potencialidades podem ser conferidas nos mais diversos campos, como música, arte, linguagem falada ou escrita, raciocínio abstrato e memória, por exemplo.
E os sinais mais
freqüentes disso podem ser detectados pelo alto grau de motivação e
curiosidade, grande interesse por um determinado assunto, elevado empenho
pessoal e criatividade no desempenho de uma tarefa. E essa
capacidade de desenvolvimento é que torna um indivíduo notável em alguma atividade escolhida por ele.
Diante de uma criança ou um adolescente com todas essas características, os pais se perguntam: será que meu filho é superdotado ? Para descobrir a resposta, é necessária muita observação. “A identificação não deve ser feita com base apenas no rendimento escolar, em testes de QI ou relatos de algum tipo de comportamento ocorrido em uma fase específica da vida. É preciso também contar com a opinião de várias fontes, como professores, colegas de escola ou de trabalho, amigos da vizinhança. Mas a opinião de psicólogos e psicopedagogos também precisa ser considerada”, observa a educadora e psicóloga da educação Marsyl Mettrau.
Genialidade versus superdotação :
Mesmo assim, ainda existem muitas dúvidas quanto à diferença entre superdotação, genialidade e hiperatividade. Gênios, segundo a professora Marsyl, são pessoas cujos níveis de produção, criação e invenção alteram uma idéia, concepção ou julgamento vigente e aceito em sua época. Por serem inovadores, muitas vezes eles não são compreendidos durante suas vidas, pois suas idéias e invenções estão muito à frente de seu tempo. Já o comportamento enérgico dos superdotados leva a crer que eles também sofram de hiperatividade, mas esta é uma idéia equivocada. “Às vezes, eles apresentam um quadro de desatenção devido ao seu pensamento divergente, e não necessariamente por dificuldade de concentração. É bastante comum as crianças superdotadas se mostrarem desatentas porque estão entediadas”, ressalta Marsyl.
Isso ocorre porque o pensamento delas está muito à frente dos coleguinhas e, com isso, elas não se sentem estimuladas nem atraídas pelos mesmos assuntos que eles. A precocidade, que muitos apontam como um sinal de superdotação, também não tem nada a ver com a história. Algumas crianças começam a mostrar talentos muito cedo, porém esse comportamento pode passar ou se reduzir com o passar das etapas de desenvolvimento. Isso não significa, entretanto, que a criança mais tarde venha a revelar algum traço de genialidade no futuro.
A importância do estímulo
Para algumas crianças superdotadas, o ambiente
escolar costuma ser um verdadeiro estorvo. Como se destacam entre os colegas,
elas costumam ser ridicularizadas e incompreendidas. Isso é natural, por causa
de diferenças de interesses, capacidade de compreensão ou maturidade
intelectual. Essa situação ainda tem um lado bastante negativo: para tentar se
encaixar na média e evitar o sentimento de frustração, muitos superdotados
acabam por se anular. E quanto maior for o grau de superdotação, mais
complicada se torna a relação do indivíduo com outras pessoas de sua faixa
etária. Dentro desse contexto, a presença e a participação dos
pais e professores é de grande importância. Aos
educadores, cabe a missão de encontrar formas de entreter os alunos e fazê-lo
desenvolver ao máximo suas habilidades, pois eles sentem falta de atividades
desafiadoras. Quanto mais criativo, complexo e profundo for o currículo
escolar, melhor.
Em casa, o superdotado deve ser sempre estimulado e tratado com
naturalidade. Se os pais ignoram a
superdotação, a criança sai prejudicada e ainda pode desenvolver problemas
sociais e emocionais, como supersensibilidade, sentimento de inadequação e
perfeccionismo. “A completa aceitação por parte dos pais nem
sempre acontece. A criança deve ser premiada ou corrigida quando necessário,
mas também amada e respeitada por suas características”, sublinha Marsyl.
Os riscos da inadequação
Crianças superdotadas crescem e, obviamente,
levam suas habilidades para a idade adulta. Porém, nem sempre fazem sucesso no
mercado de trabalho. “Mesmo sendo competentes, os superdotados nem sempre
são os mais apreciados e aceitos no grupo social. Em alguns casos,
eles também não conseguem viver em harmonia com a chefia ou os colegas de
trabalho. Costumam tecer comentários verdadeiros, porém considerados
impróprios. Também discordam e apresentam discordâncias, tanto nos
aspectos formais quanto legais e, às vezes, de forma veemente e insistente”,
aponta a psicóloga.
Mesmo com essas
características, os superdotados costumam ter um bom desempenho em suas
funções. Segundo Marsyl, são bons líderes e envolvem seus
companheiros em seus pontos de vista, tal como faziam em suas brincadeiras de
criança. São, também, muito empreendedores e envolvidos quando estão
motivados, o que resulta em colaboração e participação intensas. Esse lado
positivo, diz ela, precisa ser estimulado desde a infância. “Trata-se de uma
questão de inclusão, de aceitação e entendimento das diferenças individuais.
Crianças ou adultos, os superdotados podem apresentar comportamentos
diferenciados que se mantêm, muitas vezes, ao longo da vida. Quando amados e respeitados, eles se sentem seguros
para lidar com o mundo à sua volta”, finalize.
ELES TEM DOM ATÉ DE SOBRA... A MAIOR PARTE DAS INVENÇÕES QUE TODOS NÓS DESFRUTAMOS NO DIA A DIA FORAM FEITAS POR ELES... TELEVISÃO, RÁDIO, AVIÃO, AUTOMÓVEL, COMPUTADOR, BICICLETA, MOTOCICLETA, ENERGIA NUCLEAR, ETC., ETC., ETC...
ResponderExcluir