Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O PENSAMENTO DIVERGENTE DOS SUPERDOTADOS



  
Características de Adultos com Altas Habilidades





Aqui a tradução de um artigo de Deirdre V. Lovecky, publicado em 1986, e disponível  em : http://www.sengifted.org/articles_adults/Lovecky_CanYouHearTheFlowersSing.shtml 



"Comparativamente, tem havido pouco foco na literatura sobre as características e as necessidades sociais e emocionais de adultos superdotados. Usando dados observacionais, a autora tenta delinear alguns dos efeitos negativos e positivos dos traços presentes em adultos superdotados. Cinco traços (divergência, excitabilidade, sensibilidade, perceptividade e enteléquia *(N.d.T.: melhor tradução que eu achei para 'entelechy))



DIVERGÊNCIA : A preferência por respostas criativas, originais e não-usuais é uma característica de pensadores divergentes.
O lado positivo deste traço inclui pessoas que muitas vezes miram alto, são comprometidas com a tarefa que executam e são muito independentes. Muitos cientistas teóricos, escritores, artistas, compositores e filósofos são pensadores divergentes. Einstein, Freud e os impressionistas Franceses são exemplos de adultos superdotados bem-sucedidos ao usar sua capacidade de pensamento divergente.




No lado negativo, pensadores divergentes encontram dificuldades em situações nas quais um consenso do grupo é importante. Eles são, na maioria das vezes, dedicados as suas próprias idéias e acham difícil apoiar idéias que eles consideram tolas. As recompensas usuais podem não motivar pensadores divergentes. Na verdade, eles podem ignorar um sistema de recompensas imposto por outros e trabalhar sozinhos. Em situações sociais, pensadores divergentes podem ficar sem lugar. Regras sociais comuns, como não criticar outros publicamente, ou não discordar de um, cuja maioria considera influente, podem ser descartadas. O dilema do pensador divergente é de manter sua própria identidade frente à pressão de se conformar. Um pensador extremamente divergente é geralmente uma minoria de um.
Se ninguém mais escuta as flores cantando *(N.d.T: esta é uma alegoria usada pela autora no decorrer do texto, para expressar a diferença do raciocínio dos que possuem altas habilidades.) o pensador divergente pode experienciar alienação e, eventualmente, depressão existencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário