quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Crianças superdotadas também precisam de atendimento especializado em sala de aula. Aprenda a identificá-las e como agir com elas




Foto: criança lendo

O aluno superdotado pode se encaixar em qualquer perfil, desde o mais bagunceiro até o mais tímido

Trabalhar com alunos com altas habilidades requer, antes de tudo, derrubar dois mitos. Primeiro: esses estudantes, também chamados de superdotados, não são gênios com capacidades raras em tudo - só apresentam mais facilidade do que a maioria em determinadas áreas. Segundo: o fato de eles terem raciocínio rápido não diminui o trabalho do professor. Ao contrário, eles precisam de mais estímulo para manter o interesse pela escola e desenvolver seu talento - se não, podem até se evadir.



A
Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que pelo menos 5% da população tem algum tipo de alta habilidade. No Brasil, até o ano passado, haviam sido identificados 2,5 mil jovens e crianças assim. Para dar um atendimento mais qualificado a esse público, o Ministério da Educação (MEC) criou em 2005 Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação em todos os estados. Apesar de ainda pouco estruturados, esses órgãos que têm o papel de auxiliar as escolas quando elas reconhecem alunos com esse perfil em suas salas de aula.

No Distrito Federal, tal serviço existe desde 1976 - razão pela qual a identificação de jovens com altas habilidades, embora ainda pequena, seja a maior do país. "Aprendi na prática que a superdotação é democrática e pode ocorrer em qualquer aluno, em qualquer local ou classe social e até naquele com alguma limitação física ou psíquica", afirma a atual coordenadora do projeto no Distrito Federal, Olzeni Leite Costa Ribeiro.



Assim como os estudantes diagnosticados com algum tipo de deficiência, os que têm altas habilidades precisam de uma flexibilização da aula para que suas necessidades particulares sejam atendidas, o que os coloca como parte do grupo que tem de ser incluído na rede regular de ensino. "O que devemos oferecer a eles são desafios", resume a presidente do Conselho Brasileiro de Superdotação, Susana Graciela Pérez Barrera Pérez.






1. Como diagnosticar um superdotado?Descrição: http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_1.gifDescrição: http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_4.gifDescrição: http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_2.gifDescrição: http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_3.gif




Mesmo nos casos em que não há a certeza de que o estudante tem altas habilidades, o estímulo do professor é bem-vindo. Foi o que pensou Sandra Nogueira quando percebeu o talento de Guilherme Oliveira de Souza, seu aluno da 7ª série da EE Odylo de Brito Ramos, em Teresina. Ela passava pelas fileiras quando notou um desenho muito bom no caderno. "Vi que ele tinha feito um em cada página. Era o conteúdo das aulas na frente e um desenho no verso."



Ela conversou com o garoto, tido como desinteressado pela maioria dos professores, e percebeu sua paixão por imagens. Nas semanas seguintes, apresentou materiais especiais, como pastel a óleo, bico de pena, nanquim e papel apropriado para desenho. "Ele aprendeu vários estilos", conta. Em História da Arte, Guilherme também se destaca. Quando Sandra pede um exemplo de pintura da fase que está sendo estudada, todos colam figuras recortadas - Guilherme reproduz. Em Ciências, ele ajudou a todos ao desenhar em uma parede uma grande flor decomposta, com todas as suas partes.


Recentemente, quando o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades do Piauí esteve na escola e pediu aos educadores que ficassem atentos à possibilidade de alguns alunos terem altas habilidades, a professora indicou o garoto (que havia chegado até a 7ª série sem ser descoberto). "Agora, os colegas comentam que ele tem estado mais presente também nas outras disciplinas", afirma ela.


Denise Fleith, professora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (Unb), tem pós-doutorado em altas habilidades no Reino Unido e é formadora de novos especialistas no Brasil. Ela também defende a criação de salas de recurso e acredita que o professor da classe regular pode contribuir com o enriquecimento do currículo. "Ele pode e deve apresentar ao aluno caminhos para o desenvolvimento de seu potencial, desde materiais para pesquisa até contatos de estudiosos dos assuntos."


Como identificar a superdotação ?


- Aprende fácil e rapidamente.

-É original, imaginativo, criativo, não convencional.

-Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.

-Pensa de forma incomum para resolver problemas.

-É persistente, independente, autodirecionado (faz coisa sem que seja mandado).

-Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.

-Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.

-Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.

-Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.

-É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.

-Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).

-Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).

-Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.

-Aprende facilmente novas línguas.

-Trabalhador independente.

-Tem bom julgamento, é lógico.

-É flexível e aberto.

-Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.

-Mostra sacadas e percepções incomuns.

-Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.

-Apresenta excelente senso de humor.

-Resiste à rotina e à repetição.

-Expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa.

-É sensível à verdade e à honra

Como trabalhar com superdotado ?


A professora Lucyana de Araújo Domingues de Andrade tem três superdotadas entre seus 35 alunos da Escola Classe 106 Norte, em Brasília. Beatriz foi identificada com altas habilidades em artes na 1ª série. Laura Helena teve a superdotação em conhecimentos gerais reconhecida quando estava na 2ª. E, este ano, Lucyana percebeu que Daniele tem interesse e capacidade acima da média em todas as disciplinas. Como o Distrito Federal conta com salas de recursos disponíveis na rede pública, as meninas têm acesso duas vezes por semana a atividades de estímulo no contraturno, o que não significa que deem mais sossego à professora.



"São ótimas alunas e, por isso mesmo, me dão mais trabalho do que os colegas", diz. Segundo ela, Beatriz chama a atenção quando faz atividades artísticas e as outras duas perguntam o tempo todo, lembram de detalhes de conteúdo antigo e são muito rápidas na execução de trabalhos. "Terminam em poucos minutos exercícios que entretêm a turma por duas horas", diz. Para mantê-las instigadas, Lucyana chega a dar quatro atividades a mais.



Em Matemática, por exemplo, ela usa folhetos de supermercado para trabalhar as quatro operações. Quando as meninas terminam, pede que aprofundem as questões, pensem como ficaria a conta se houvesse uma promoção ou quais produtos um cliente teria de deixar de comprar se tivesse menos dinheiro do que o valor final. Em Português, todos leram a fábula A Cigarra e a Formiga, de La Fontaine. Em seguida, escreveram os possíveis diálogos dos personagens - e as meninas com altas habilidades foram além. "Perguntei se hoje a cigarra poderia ganhar dinheiro cantando. E elas fizeram uma história a mais."



Lucyana também promove a integração ao pedir que as alunas auxiliem os que têm menor nível de conhecimento. "Às vezes, por explicar com a mesma linguagem infantil, elas conseguem bons resultados ou, pelo menos, percebem que cada um tem uma maneira de aprender", diz. Fora tudo isso, a sala dispõe de um varal de livros, para ser lidos nos intervalos ou quando alguém acaba a atividade antes que os outros. "A maioria pega os exemplares mais ilustrados para folhear. Elas não: leem livros que seriam para crianças mais velhas", conta.



Todos os superdotados são similares ?




Especialistas ressaltam que nem sempre esses alunos são os mais comportados e explicam que as altas habilidades são divididas em seis grandes blocos:



-Capacidade Intelectual Geral: crianças e jovens assim têm grande rapidez no pensamento, compreensão e memória elevadas, alta capacidade de desenvolver o pensamento abstrato, muita curiosidade intelectual e um excepcional poder de observação.





-Aptidão Acadêmica Específica : nesse caso, a diferença está em : concentração e motivação por uma ou mais disciplinas, capacidade de produção acadêmica, alta pontuação em testes e desempenho excepcional na escola.

-Pensamento Criativo: aqui se destacam originalidade de pensamento, imaginação, capacidade de resolver problemas ou perceber tópicos de forma diferente e inovadora.





-Capacidade de Liderança : alunos com sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, capacidade de resolver situações sociais complexas, poder de persuasão e de influência no grupo.



-Talento Especial para Artes: alto desempenho em artes plásticas, musicais, dramáticas, literárias ou cênicas, facilidade para expressar ideias visualmente, sensibilidade ao ritmo musical.




-Capacidade Psicomotora
: a marca desses estudantes é o desempenho superior em esportes e atividades físicas, velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora fina e grossa.

Onde buscar ajuda ?

O superdotado pode ter qualquer perfil, do mais bagunceiro ao braço direito da professora, passando pelo tímido. O que o torna diferente é a habilidade acima da média em uma área específica do conhecimento. Isso pode ter razões genéticas ou ter sido moldado pelo ambiente em que o aluno vive. Raramente, os superdotados têm múltiplas habilidades. Portanto, uma boa pista para encontrá-los é reparar no desempenho e no interesse muito maiores por um determinado assunto.




O professor deve desconfiar de estudantes com vocabulário avançado, perfeccionistas, contestadores, sensíveis a temas mais abordados por adultos e que não gostem de rotina. O Ministério da Educação montou um formulário com 24 frases que ajudam a identificar estudantes assim. Se você reconhece um de seus alunos como possível superdotado, procure o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação na Secretaria de Educação de seu estado.



Os núcleos têm a obrigação de indicar uma psicopedagoga para avaliar se a criança ou o jovem têm mesmo uma alta habilidade - e encaminhá-lo ao programa oficial de estímulo, com atividades extraclasse e orientações para o professor e a família. Instituições não governamentais também apoiam professores e familiares que procuram ajuda para desenvolver talentos. Alguns exemplos são o Instituto Rogério Sternberg (www.irs.org.br), no Rio de Janeiro, e o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da Universidade Federal do Paraná (www.prograd.ufpr.br/napne.html).



Mau comportamento pode ser um sinal ?


O histórico escolar de Louis Pasteur, Albert Einstein, Walt Disney e Isaac Newton costuma chocar quem espera um comportamento exemplar. O francês responsável pelas primeiras vacinas era mau aluno, especialmente em Química. O alemão que elaborou a Teoria da Relatividade fugia das aulas de Matemática. O americano que criou um império do entretenimento foi reprovado em Arte. E, durante a infância, o cientista inglês que primeiro percebeu a gravidade teve de ser educado pela mãe porque foi expulso da escola. Hoje, ninguém duvida de que os quatro eram superdotados, o que ajuda a entender que nem sempre alunos assim são os mais interessados e bem comportados em sala de aula.



O estudante com altas habilidades costuma ter um interesse tão grande por uma das disciplinas que acaba negligenciando as demais. A facilidade de expressar-se, por exemplo, pode ser usada para desafiar o professor e os colegas. Mesmo os mais aplicados dificultam a aula ao monopolizar a atenção. Muitos não querem trabalhar em grupo por não entender o ritmo "mais lento" dos colegas. A descoberta das altas habilidades é o primeiro passo para melhorar esses comportamentos. Primeiro, porque muda o olhar do professor. E também porque o próprio jovem passa a aceitar melhor as diferenças.



4 comentários:

  1. Existem exemplos de SUPERDOTADOS que realmente supreendem o mundo inteiro na ARQUITETURA, exibindo belezas atraentes nos seus projetos, que muitas vezes, ATRAEM TURISTAS: OSCAR NIEMEYER, LE CORBUSIER, FRANK LLOYD WRIGHT, ALVAR AALTO, etc.

    ResponderExcluir
  2. Como adição ás observacoes, gostaria de citar caracteristicas da minha filha: em idade anterior ao andar e falar (mais ou menos 8 meses) tinha sentimento de empatia (explico: quando ela assistia ao dvd cocorico na cena em que o porquinho caia do berço, ela sempre chorava naquela mesma cena,), com um ano e meio, costumava eu (o pai) ficar com a filha no colo realizando as atividades do programa coelho sabido maternal, quando certo dia ela - que ainda nao sabia falar - sinalizou que queria pegar o mouse, como pensei que que queria por na boca ou brincar nao deixei, ela continuou insistindo, ate que permiti que pegasse no mouse, quando me surpreendeu e entao soube que ela era especial, comecou a usar o programa clicava nas atividades que eu pedia para ela, fechava janelas dos programas, e iniciava as atividades solicitadas, tudo isso sem nunca antes ter pego num mouse, aprendeu somente me observando. Apos estes fatos vieram muitos outros curiosos, mas isto é outra historia... hoje ela esta com seis anos, foi declarada como superdotada. Resumindo, criancas com altas habilidades podem desde a mais tenra idade dar indicios das suas habilidades. Parabens pela iniciativa do blog, parabens doutora por voce e pelas suas criancas, e pelas criancas deste Brasil

    ResponderExcluir
  3. Gilson : Que graça a sua filha !

    Ela já foi avaliada ?

    Como a escola em que ela estuda, lida com estas habilidades dela ?

    De onde você é ?

    ResponderExcluir
  4. Oi

    Boa tarde
    vamos ver se vc consegue me ajudar.
    O meu filho nasceu em 29 / 07 / 11
    quando eu sou obrigada por lei a colocar ele na escola?
    E em que série ele ingressa?
    Sou de SP
    Obrigada
    aguardo sua resposta

    ResponderExcluir